sexta-feira, 1 de abril de 2016

                                     Geografia


                                        Resultado de imagem para cerrado


 - O propósito de integrar a Amazônia ao conjunto da economia nacional já estava na agenda do governo federal na década de 1940, mas foi apenas na década de 1950 que as políticas de planejamento começaram a atuar de fato na região.  A área de atuação da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA) recebeu o nome de Amazônia Brasileira, uma região de planejamento.  A construção de estradas que possibilitassem o intercâmbio de mercadorias e pessoas entre as diversas regiões brasileiras era considerada uma tarefa prioritária para o governo Federal.  O planejamento e a execução da Rodovia Belém-Brasília, por meio da qual o sistema viário brasileiro alcançou a Amazônia pela primeira vez, contou com a colaboração da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA).  Em 1966, a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA) foi substituída por outro órgão, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), cuja área de atuação recebeu o nome de Amazônia Legal.

   
-Domínio do Cerrado:  Os domínios morfoclimáticos ou domínios morfoclimatobotânicos são áreas diferenciadas que apresentam relativa homogeneidade, considerando-se alguns aspectos naturais como estrutura geológica, relevo, clima, vegetação, hidrografia e solos. Apresenta extensos planaltos, chapadas sedimentares e depressões; clima tropical alternadamente úmido e seco; e solos ácidos que necessitam de correção para a agricultura em expansão.


                                                    




                                                      Divisão política do Brasil.

1. Os Estados são as unidades de maior hierarquia na organização político-administrativa do país; a localidade que abriga a sede do governo é chamada de Capital.
2. Os municípios são as menores unidades polí- ticas autônomas na federação brasileira. Na maioria dos casos apresentam áreas rurais e urbanas.  
3. A República, proclamada em nosso país em 1889, é uma forma de governo na qual representantes eleitos pelo povo governam por tempo determinado.
4. O presidencialismo é um regime político chefiado por um presidente da República, que acumula as funções de chefe de Estado e de chefe de Governo .


- A Região Nordeste pode ser divida em quatro sub-regiões. Cada uma delas apresenta características naturais e econômicas particulares.
O sertão é tradicionalmente ocupado por pequenas propriedades, dedicadas ao cultivo de subsistência e ao abastecimento alimentar dos engenhos e cidades. Nessa sub-região o padrão técnico rudimentar que caracteriza a maior parte dos estabelecimentos agrícolas resulta em baixa produtividade e em expressiva pobreza rural.
  A Zona da mata foi durante a maior parte de sua história uma sub-região praticamente marginal no contexto da economia nordestina. A pecuária extensiva, prolongamento da criação de gado, e o extrativismo, em especial das palmeiras de babaçu e carnaúba, eram as atividades de maior destaque.
O Meio-Norte foi transformado(a) pela implantação de grandes propriedades produtoras de cana- -de-açúcar, ainda nos primeiros tempos de colonização.
O Agreste dominado(a) pelo clima semi-árido, conheceu um primeiro movimento de valorização ainda durante a colonização, quando se transformou em espaço de pecuária extensiva. Depois, grandes latifúndios, de propriedade dos coronéis, passaram a dominar a paisagem. Em meados do século XIX, o cultivo de algodão tornou-se uma atividade econômica de importância significativa nessa área.  

Resultado de imagem para cerrado
                  

     
- As formas de relevo são muito desiguais e estão em constante evolução, desde a sua origem. São o resultado de ações lentas e prolongadas ou de movimentos súbitos produzidos tanto por agentes internos como externos.
  Escarpas são chamadas impropriamente de serras, tais como a Serra do Mar e a Serra Geral, no Brasil.
 Depressão Relativa  são superfícies formadas por processos de erosão, apresentando altitudes mais baixas do que o relevo circundante.
 Montanhas são formadas pela ação de forças tectônicas. Podem ser divididas em jovens e velhas.
 Depressão Absoluta são áreas nos continentes situadas abaixo do nível do mar, como o Mar Morto, situado na Ásia, a 395 metros abaixo do nível do mar.
  Planaltos são superfícies onde predomina um intenso processo de erosão. Podem apresentar formas aplainadas ou então morros, serras ou elevações íngremes de topo plano.
 Planícies são formadas em áreas onde predomina o processo de sedimentação, que ocorre constantemente por movimentos das águas do mar, de rios etc. A maior parte se situa em baixas altitudes, mas podem existir em altitudes maiores.  


-Getúlio Vargas foi o  responsável pelo surgimento de uma economia do tipo urbano-industrial no país, ficou conhecido pelo nome de substituição de importações. Ele foi assim denominado para que os mais diversos setores industriais fossem instalados no Brasil, passando a produzir internamente mercadorias que antes eram importadas. O processo de substituição de importação em nosso país se iniciou, de fato, na década de 1930, quando chegou ao poder com uma plataforma política claramente desenvolvimentista, ou seja, que privilegiava a criação de um ambiente propício à modernização do país pela via da industrialização.      
-O Parque Nacional do Iguaçu é o maior e mais importante parque da Bacia do Prata e foi o primeiro parque no Brasil a receber um Plano de Manejo, por abrigar um importante patrimô- nio  genético de espécies animais e vegetais, algumas ameaçadas de extinção. Tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.  


- A integração entre indústria e pesquisa nos campos da agronomia, química, biologia e engenharia provocou uma revolução ao introduzir tecnologias de ponta na agropecuária.  
1. Um exemplo de integração entre indústria e tecnologia é a biotecnologia.
2. A biotecnologia utiliza a engenharia genética e mobiliza também conhecimentos das áreas de microbiologia, bioquímica, química e informática.
3. Movida por interesses produtivos, a intervenção humana nos ciclos vegetativo e animal tem sido praticada durante séculos com a finalidade de melhorar as espécies por meio da realização de cruzamentos e da seleção dirigida.
4. As principais modificações genéticas pretendem tornar os produtos tolerantes a herbicidas e resistentes a insetos.   

- Em 2000, o tamanho médio das 100 maiores cidades do mundo era cerca de dez vezes maior do que em 1900. Apesar desse aumento espantoso, mais da metade da população urbana mundial vive em cidades com menos de 500 mil habitantes. No outro extremo, 9% da população mundial habita cidades com mais de 10 milhões de habitantes, de grande diversidade cultural e economia dinâmica, crescimento e inovação classificadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) como:   Megacidades.  


- O Estado de Santa Catarina localiza-se na Região Sul, juntamente com os Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.  
. Juntamente com o Brasil, está inserido totalmente no Hemisfério Ocidental.
. A Oeste no relevo catarinense ocorre a predominância de planaltos e chapadas da Bacia do Paraná; na faixa que vai de Canoinhas a Criciúma ocorre a depressão periférica da borda leste da Bacia do Paraná e no Leste predomina o planalto e serras do Atlântico.   
. O clima de Santa Catarina está diretamente associado à posição geográfica (latitude) e às médias altitudes comuns no Estado.


 - A estrutura geológica de um lugar se caracteriza pela natureza das rochas e pela forma como estão dispostas. Tanto os fatores internos como os externos que agiram no relevo no decorrer das eras geológicas influenciam essa estrutura e determinam as formas irregulares da superfície terrestre.
 1. De modo geral, podemos dividir a estrutura geológica dos continentes em crátons, dobramentos e vastas superfícies recobertas de sedimentos.
2. Os crátons constituem blocos de rochas muito antigas formadas nos éons Arqueano e Proterozoico. São divididos em escudos cristalinos e plataformas.   
3. As plataformas são superfícies cratônicas recobertas por camadas de sedimentos, como a Plataforma Sul-Americana.
4. Os dobramentos são formados por rochas menos resistentes afetadas por intensos movimentos tectônicos.   


 -Os mapas são representações geométricas e planas de toda a superfície da Terra ou de parte dela. Cartograficamente existem diversos tipos de representação do espaço terrestre.
 1. O mapa é uma representação seletiva e convencional do terreno e, portanto, mais simplificada do que uma fotografia área.  2. As técnicas cartográficas evoluíram e se desenvolveram com a necessidade prática de conhecer e dominar os territórios. Por isso mesmo, o ofício de cartógrafo se difundiu nos exércitos. Oficiais militares especializaram-se nessa função, aproximando a Geografia e o poder.   3. Os mapas são uma fonte de poder, tanto civil quanto militar.  


                                   Resultado de imagem para cerrado



-Os continentes se aquecem e se resfriam mais rapidamente do que os oceanos, produzindo na atmosfera diferenças de pressão. Isso ocorre porque é necessário muito mais energia para aquecer a água do que o solo.
 1. O ar em ascensão contribui para a maior parte da condensação do vapor de água, formando as nuvens.
2. Quando o ar quente e úmido entra em contato com uma superfície fria, o vapor de água se condensa, formando uma nuvem próxima à superfície chamada de neblina ou nevoeiro.
3. A quantidade de vapor de água contido no ar em um determinado momento e lugar denomina-se umidade absoluta.
4. O orvalho, que é a condensação em superfície do vapor de água, ocorre devido ao resfriamento noturno.   


                                      Resultado de imagem para cerrado



                                                  Os tipos  de clima  

- Equatorial Úmido maior índice pluviométrico, grande parte da Amazônia, temperaturas elevadas e chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano.
  Tropical semi-árido nordeste brasileiro e Norte de Minas Gerais, poucas chuvas e temperaturas altas.
 Tropical de altitude terras altas do Sudeste, invernos rigorosos sob influência da massa polar atlântica (mpa), verões brandos.
Tropical  predomina na maior parte do país, temperaturas altas, estação seca no inverno e chuvosa no verão.
Subtropical úmido região Sul e parte meridional de São Paulo e Mato Grosso, latitudes mais altas, estações mais definidas.


-A Geotectônica subdivide-se em um número de ramos, à medida que pesquisa determinados problemas geológicos, próprios de cada especialidade. A palavra geotectônica compõe-se de duas outras palavras de origem grega: geo, que significa “Terra”, e tektonike, que significa “formação”, “construção”.
Geotécnica Histórica é a história dos movimentos tectônicos da crosta terrestre.
Geologia Estrutural investiga a atitude, a geometria e a anatomia dos corpos rochosos.
Geotectônica  Regional  pesquisa a distribuição regional e a história estrutural de zonas deformadas.
Geotectônica Teórica elabora teorias para explicação dos fenômenos geotectônicos.
Geodinâmica  é a dinâmica dos movimentos crustais.
Tectônica  investiga a morfologia e a associação espacial das estruturas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário