sexta-feira, 15 de abril de 2016

A pré-história - história



A História é uma ciência que estuda o passado das sociedades humanas,buscando resgatar e compreender suas realizações econômicas,sociais,políticas e culturais. O estudo do passado humano permite-nos conhecer as motivações e os efeitos das transformações pelas quais passou a humanidade e fornece elementos que ajudam a explicar as sociedades atuais.
A palavra história nasceu na Grécia Antiga e significava ''investigação''. Foi o grego Heródoto,considerado o ''pai da História'',que pela primeira vez,empregou esta palavra com o sentido de investigação do passado.

Em 1976 na África caçadores de fósseis localizaram um crânio humano que pode ser o mais completo e antigo do mundo,segundo alguns paleontólogos.
A descoberta aconteceu no lago Turkana, no Quênia,e seu estudo tem atraído a atenção de vários especialistas. O fóssil caracteriza-se por ter um volume estimado em 900 cm3,enquanto o Australophitecus possuía perto de 500 cm3. O fóssil foi datado em 1,5 milhão de anos.



                                                       A Pré-história

Pré-história tem sido a denominação utilizada para o período compreendido entre a origem do homem sobre a Terra(há cerca de 2 milhões de anos) e o aparecimento da escrita(por volta do ano 4000 a.C.). Nesse período,o homem evoluiu de sua forma mais primitiva - o Australopithecus - até a espécie da qual descende o gênero humano - o Homo erectus -,passando por espécies intermediárias - o Homo habilis,o homem de Neanderthal e o homem de Cro-Magnon -,chegando ao Homo sapiens.




                                     A Pré-história tem sido dividida em três fases:


* o Paleolítico,caracterizado pelo uso de utensílios elaborados a partir da pedra lascada. Nesse momento,o ser humano era nômade,subsistindo a partir da coleta,da caça e da pesca. Constituía comunidades onde predominava a propriedade coletiva dos meios de produção.
Foi durante o Paleolítico que o homem chegou a América. No território que seria chamado posteriormente de Brasil,o homem viveu de forma primitiva,com características do período pré-histórico,até o século XV,quando da chegada dos conquistadores europeus. O modo de vida primitivo do índio brasileiro facilitou a conquista da região pelos portugueses. A chegada ao Brasil em 1500,no início da Idade Moderna,uniu o desenvolvimento histórico brasileiro ao europeu;

*o Neolítico,marcado pelo processo de sedentarização da espécie humana. A partir do domínio sobre técnicas agrícolas e da criação de animais,formaram-se os primeiros núcleos urbanos e deu-se a organização das tribos,que correspondem a formações sociais mais complexas;

*a Idade dos Metais,momento em que o ser humano,aperfeiçoando técnicas de metalurgia,conseguiu elaborar instrumentos de trabalho e armas. Com isso,alguns grupos passaram a deter a hegemonia sobre outros e as sociedades dividiram-se em classes sociais.
A desagregação das comunidades primitivas,características do período Neolítico,seguiu-se a formação dos Estados antigos e das sociedades estratificadas. Desenvolveram-se dois tipos de comunidades: aquelas caracterizadas pela servidão coletiva a que estava submetida sua população,encontradas especialmente no Oriente,e aquelas cuja marca fundamental era a presença da propriedade privada e da escravidão,cujos maiores exemplos foram Grécia e Roma.

No Oriente,destacaram-se as civilizações egípcia e mesopotâmica,nas quais predominou a supremacia do Estado,típico das formações de servidão coletiva,também chamadas de modo de produção asiático.




Bibliografia:

História Integrada- 5 ano
da pré-história a Idade Média
Claúdio Vicentino
Editora:Scipione,1995
São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário