Em seus Arts. 9º e 10º e em seu Parágrafo Único, o Código de
Ética Profissional do Psicólogo trata da quebra do sigilo profissional. No Art.
10, diz: nas situações em que se configure conflito entre as exigências
decorrentes do disposto no Art. 9º e as afirmações dos princípios fundamentais
deste Código, excetuando‐se os casos previstos em lei, o psicólogo poderá
decidir pela quebra de sigilo, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo.
Sobre a Análise Experimental do Comportamento,
tem‐se definições e conceitos.
De acordo com o exposto,
1. O comportamento respondente é o que
chamamos usualmente de “não voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas
por estímulos antecedentes do ambiente.
2. Reforço é toda consequência que,
mediante uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência da resposta.
3.O comportamento operante inclui
todos os movimentos de um organismo dos quais se pode dizer que, em algum
momento, têm efeito sobre ou fazem o mundo ao redor.
4. Esquiva é o processo no qual os
estímulos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de
tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que
previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estímulo.
Segundo José Bleger, “a entrevista é um
instrumento fundamental do método clínico e é, portanto, uma técnica de
investigação científica em psicologia. Como técnica tem seus próprios
procedimentos ou regras empíricas com os quais não só se amplia e verifica,
como também, ao mesmo tempo, se aplica o conhecimento
científico”. (Bleger,
1991, p. 9.) Segundo Bleger, são características da entrevista psicológica:
Busca o estudo e a utilização do comportamento
total do indivíduo em todo o curso da relação estabelecida com o técnico,
durante o tempo que essa relação durar.
O aspecto fundamental é que ela consiste em
uma relação humana na qual um dos integrantes deve procurar saber o que está
acontecendo e deve atuar segundo esse conhecimento.
É uma
relação, com características particulares, que se estabelece entre duas ou mais
pessoas. O específico ou particular dessa relação reside em que um dos
integrantes é um técnico da psicologia que deve atuar nesse papel, e o outro –
ou os outros – necessitam de sua intervenção técnica.
Skinner escreve que “órgãos ou instituições
organizados, tais como governos, religiões e sistemas econômicos e, em grau menor,
educadores e psicoterapeutas, exercem um controle poderoso e muitas vezes
molesto. Tal controle é exercido de maneiras que reforçam de forma muito eficaz
aqueles que o exercem e, infelizmente, isto via de regra significa maneiras que
são ou imediatamente adversativas para aqueles que sejam controlados ou os
exploram a longo prazo. Os que são assim controlados passam a agir. Escapam ao
controlador – pondo‐se fora de seu alcance, se for uma pessoa; desertando de um
governo; apostasiando de uma religião; demitindo‐se ou mandriando – ou então
atacam a fim de enfraquecer ou destruir o poder controlador, como numa
revolução, numa reforma, numa greve ou num protesto estudantil. Em outras
palavras, eles se opõem ao controle com contra controle.
Sobre conceitos e suas definições construídos
por Melanie Klein,
1. Na Inveja a voracidade visa à posse de toda
bondade que possa ser extraída do objeto, sem qualquer consideração das
consequências; isso pode resultar na destruição do objeto e na danificação de
sua bondade, mas a destruição é incidental à aquisição desapiedada.
2.O Ciúme baseia‐se no amor e visa à
posse do objeto amado e à remoção do rival. Pertence a uma relação triangular
e, portanto, a um período da vida em que os objetos são claramente reconhecidos
e diferenciados uns dos outros.
3. A Fantasia deriva diretamente de instintos na fronteira entre o
somático e a atividade psíquica, (...) são experimentadas tanto quanto
somáticas como fenômenos mentais. Sua formação é função do ego.
4. Na Reparação o amor é colocado mais nitidamente
em conflito com o ódio e age tanto no controle da destrutividade (...). O
desejo e a capacidade de restauração do objeto bom, interno e externo são a
base da capacidade do ego manter o amor e as relações através de conflitos e
dificuldades
“Os homens aprendem uns com os outros sem
serem ensinados. Um homem pode ter aprendido uma vez a usar uma enxada vendo
como usá‐la, mas nem por isso o lavrador foi um professor. Apenas quando a
maior eficiência do aprendiz se tornou importante para o lavrador é que ele se
tornou um professor e mudou seu próprio comportamento para facilitar a
aprendizagem movendo‐se mais devagar ou exagerando seus movimentos de modo que
pudessem ser mais facilmente imitados, repetindo alguma parte de uma ação até
que fosse eficientemente copiada, reforçando bons movimentos com a enxada com
sinais de aprovação, arranjando raízes de forma que pudessem ser facilmente
cavadas.”
A citação refere‐se ao processo educacional e se
fundamenta na psicologia experimental.
Sobre a contribuição da psicologia na
educação, Marisa Lopes da Rocha escreve: “Nessa perspectiva, o cotidiano ganha
relevo no modo como é tecido por professores, alunos, administrados e
especialistas, entre eles os psicólogos, que, imersos em condições, desejos,
apreensões e circunstâncias, vão fazendo arranjos e abrindo territórios de
composição de outros possíveis para a formação. É importante ressaltar que nos
constituímos nas relações não de maneira passiva, mas sim interferindo nas
situações nas quais circunscrevemos lugares de atores dos processos como
psicólogos, professores, alunos. É entre as leis, tradições, conflitos e atos
que os caminhos da Educação vão sendo traçados estando implicados com posições
e ações que demandam atenção e análise quando o desafio é a
transformação.”
(Rocha,
2011, p. 199.)
A perspectiva a que se refere a autora é o
Micropolítico.
De Melanie Klein, no processo de constituição
da personalidade tem‐se que: “o desejo de controlar o objeto, a gratificação
sádica de superá‐lo e humilhá‐lo, de ter vantagem sobre ele, o trinfo sobre ele podem romper o círculo bom da
reparação. O triunfo representa de fato
a face, voltada para o objeto, da ilusão de onipotência”.
Sobre conceitos e suas definições no processo
de desenvolvimento e aprendizagem infantil, de acordo com Piaget,
1. O equilíbrio é a compensação proveniente
das atividades do sujeito em repostas às perturbações exteriores.
2. A linguagem fornece de uma só vez a capacidade de
reconstituir o passado, portanto, de evocá‐lo na ausência de objetos sobre os
quais se referiram as condutas anteriores.
3. O animismo é a tendência a conceber as coisas como vivas e
dotadas de intenção. No início, será vivo todo objeto que exerça uma atividade.
4. A intuição é a interiorização das
percepções e dos movimentos sob a forma de imagens representativas e de
“experiências mentais” que prolongam, assim, os esquemas senso‐motores sem
coordenação propriamente racional .
Sobre o trabalho do Psicólogo, Pichon Rivière
escreve: “O psicólogo social aborda questões fundamentais e, ao
investigar em profundidade tanto indivíduos quanto grupos, deve evitar tanto
condutas de fuga quanto se deixar influenciar pelas opiniões correntes em seu
meio imediato. Por outro lado, deve saber que está incluído, comprometido, no
próprio terreno de suas investigações e que, ao operar, produz de qualquer
maneira um impacto determinado.” (2005, p. 122.)
Pichon‐Rivière, criador da técnica de trabalho
com grupos denominada grupos operativos,
aponta como suas finalidades e propósitos.
O propósito geral é o esclarecimento, em
termos das ansiedades básicas, da aprendizagem, da comunicação, do esquema
referencial, da semântica, das decisões.
Os papéis tendem a ser fixos no começo, até
que se configure a situação de lideranças funcionais, ou seja, lideranças
operativas que se fazem mais eficazes em cada “aqui e agora” da tarefa.
O coordenador, com sua técnica, favorece o
vínculo entre o grupo e o campo de sua tarefa, numa situação triangular. O
vínculo transferencial deve ser sempre compreendido neste último contexto.
Enrique Pichon- Riviere (1907-1977),foi um psiquiatra e psicanalista argentino de origem suíça,que contribuiu muito com o questionamento que levantou sobre a psiquiatria e a questão dos grupos em hospitais psiquiátricos,cria a técnica dos grupos operativos;
Um dos conceitos fundamentais é o de Ecro - Esquema Conceitual Referencial e Operativo;
Pichon afirma que cada um de nós possui um Ecro individual;
Ele é constituído pelos nossos valores,crenças,medos e fantasias.
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