- É projeto porque reúne propostas de
ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É político por considerar a escola como
um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos,
que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos
que ela vai seguir.
- É pedagógico, no
sentido de se definir as ações educativas e as características necessárias
as escolas de se cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.
(Veiga,1995). Define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários
ao processo de ensino e aprendizagem.
Analisar o PPP implica em considerar a gestão democrática para a sua construção e discutir o PPP significa discutir, concomitantemente, a organização do trabalho escolar.
O Projeto Político‐Pedagógico das instituições educativas que ofertam a educação básica devem considerar, a capacidade de aprender permanente, desenvolvendo a autonomia dos estudantes e a articulação teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual às atividades práticas ou experimentais e tendo a problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo.
Fazer o PPP implica em planejamento de todas as atividades no âmbito escolar, execução das ações previstas, avaliação do processo e retomada. Isto somente é possível se instituída a prática do registro e da reflexão sobre ele. A Lei 9.394/1996, no inciso I do Art.12, estabelece que, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica.
Considerada a legislação vigente e orientada, a escola, representada pelos diferentes segmentos que constituem sua comunidade, diagnostica a realidade administrativo‐pedagógica, social, estrutural e educacional e, a partir dos dados resultantes do diagnóstico, traça objetivos, propõe metas, planeja ações para que, ao longo de um período letivo, alcance sucesso na aprendizagem do aluno.
O projeto pedagógico expressa o compromisso da escola com uma educação de qualidade e representa o desafio da escola, ao construir sua autonomia.
Na relação pedagógica, um dos fatores mais importantes é a relação professor – aluno. Nessa relação não há espaço para o preconceito, a exclusão e a discriminação. O Professor então precisa entender o significado da palavra: diversidade.
Na sociedade contemporânea brasileira existe um grande número de alunos das camadas menos favorecidas, que são desacreditados na escola. A eles comumente são oferecidos programas de recuperação e reforço que, na prática, só serve a adiar a eliminação desse aluno da escola. A evasão escolar causada pela repetência está ligada: ao fracasso escolar.
Atualmente, o trabalho do professor não é solitário, a experiência do aluno deve ser valorizada e partilhada. O professor deve estimular o trabalho em equipe e sempre mediar a aprendizagem. Tal postura sugere um trabalho escolar que valoriza o: trabalho coletivo.
O processo de planejamento participativo da escola vem ganhando importância na literatura acadêmica entre pesquisadores que defendem a descentralização do sistema educacional como um caminho para a democratização da gestão da educação e a melhoria da qualidade do ensino.
A construção do planejamento participativo deve levar em conta que a escola possui vínculos institucionais com um determinado sistema escolar, ou seja, sua autonomia deve ser entendida de forma relacional, inserida em um contexto de interdependências. A participação ativa da comunidade escolar, se constituindo como um coletivo que pensa a escola, favorece a construção de um planejamento no qual estejam presentes diferentes pontos de vista sobre a realidade escolar, possibilitando a interação entre famílias, professores, estudantes, funcionários e especialistas. O diálogo e o debate democrático são fundamentais para a produção de critérios coletivos na orientação do processo de planejamento participativo, pois significados comuns são estabelecidos corroborando para a identificação destes na escola.
O caráter politico e pedagógico do PPP leva a considerar que a função social da educação e da escola em uma sociedade cada vez mais excludente é observar que é na ação pedagógica da escola que se torna possível a efetivação de práticas sociais emancipatórias. Por isso é necessário a organicidade entre o PPP e os anseios da comunidade escolar.
Para termos enfim a finalidade da escola como formadora de um sujeito crítico, criativo e participativo. Dessa maneira a base nacional comum na educação básica constitui-se de conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas de exercício da cidadania; e nos movimentos sociais.
Integram a base nacional comum as seguintes matérias: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Ensino Religioso, Arte e conhecimento do mundo físico, natural, da realidade social e política, especialmente do Brasil, incluindo-se o estudo da História e das Culturas Afro-brasileira e Indígena.
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve se constituir na referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa da escola.
A elaboração do PPP requer, para ser expressão viva de um projeto coletivo, a participação de todos aqueles que compõem a comunidade escolar.
Ao construir o projeto político pedagógico, planejamos o que temos a intenção de fazer.
Deve ser definido e construído coletivamente. Todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político. Deve ser um processo de reflexão e discussão permanente.
Na verdade, o projeto político é a expressão da cultura da escola com sua (re)criação e desenvolvimento, pois expressa a cultura da escola, impregnada de crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração.
Assim, o projeto orienta a pratica de produzir uma realidade. Para isso, é preciso primeiro conhecer essa realidade. Em seguida reflete-se sobre ela, para só depois planejar as ações para a construção da realidade desejada.
É imprescindível que, nessas ações, estejam contempladas as metodologias mais adequadas para atender às necessidades sociais e individuais dos educandos. Construir o projeto político-pedagógico significa enfrentar o desafio da transformação global da escola, tanto na dimensão pedagógica administrativa, como na sua dimensão política.
Planejar e construir um PPP, é ter compromisso, qualidade, escola, comunidade, caminho e opiniões.
São princípios norteadores do PPP, entre outros igualdade de condições e liberdade ou autonomia.
Elaborado de acordo com a concepção de educação emancipatória pressupõe avaliação voltada para o sucesso escolar e autonomia construída.
O PPP é um instrumento que deve ser implementado na perspectiva de uma educação para a cidadania. E não deve negar o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político-pedagógico sempre confronta o instituído com o instituinte.
Como espaço de ação humana exige: compreensão da formação como espaço multifacetado, que tem ponto de partida e de chegada.
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve se constituir na referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa da escola.
Toda escola tem um projeto político-pedagógico implícito ou explícito, independentemente da concepção de educação que adote.
A construção do projeto político-pedagógico, para ser democrática, deve primar pela participação de todos os envolvidos, mas em nenhum momento deve eliminar a responsabilidade específica de cada segmento da escola. O conselho escolar deve auxiliar na construção da participação e da confiança dos demais membros da comunidade escolar; os professores devem propiciar a troca de seus saberes com os que não têm grande afinidade e os funcionários podem contribuir, explicitando os problemas, anseios e desafios que percebem no desenvolvimento das atividades de apoio.
De acordo com os princípios orientadores dos PCN, o conjunto de decisões críticas a serem adotadas no projeto político-pedagógico privilegiará o coletivo e não segmentos da instituição. A participação deve expressar a contribuição dos vários setores e grupos no próprio envolvimento do processo, por meio de mecanismos de participação traçados no planejamento. Isso torna a comunidade comprometida com os propósitos a serem perseguidos. O Projeto Político-Pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola. (VEIGA, 2007, p. 13.)
O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais e coletivos da população majoritária definido coletivamente. A construção do projeto político-pedagógico caracteriza-se por ser um processo democrático de decisões, em que é instaurado um modo de organização do trabalho que supere os conflitos, elimine as relações competitivas e autoritárias e rompa com a rotina burocrática e impessoal. A avaliação é um ato dinâmico que qualifica e oferece subsídios ao projeto político-pedagógico e orienta as ações dos educadores e educandos. Ela tem um compromisso amplo, não somente quanto a eficiência e a eficácia, mas também com os resultados da própria organização do trabalho pedagógico. A descrição e a problematização da realidade, sua compreensão crítica e a proposição coletiva de alternativas de ação são três momentos do processo de avaliação do planejamento. O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras viáveis no campo da ação comprometida com os atores envolvidos.
O planejamento envolve ações sistemáticas que atendam às necessidades detectadas sobre uma dada realidade, sem perder de vista os objetivos a fim de alcançar bons resultados. O planejamento compreende um processo de organização e de estruturação de ações intencionais para atingir os objetivos estabelecidos sobre a realidade.
A organização do ambiente educativo requer a participação de pessoas que possuam visões diferenciadas sobre a atuação educacional, uma vez que a divergência de ideias estimula a produção de conhecimento por meio de pesquisas.
A construção do projeto político-pedagógico compreende a análise dos elementos que constituem o trabalho pedagógico de dada realidade. Os princípios norteadores do projeto político-pedagógico incluem a qualidade e a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. O processo de formação continuada dos docentes é um tema que deve constar do projeto político-pedagógico.
O desenvolvimento do projeto implica a existência de um direcionamento e forte atuação da gestão escolar para descrever um documento orientador das práticas a serem desenvolvidas na escola.
Os projetos políticos-pedagógicos de uma escola devem expressar uma proposta curricular flexível e em permanente (re)construção, com o estabelecimento de relações mais solidárias no seu cotidiano.
O projeto político-pedagógico institucional pode se constituir em processo democrático de decisões ao preocupar-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias.
Se desejar contribuir fique à vontade
Caixa: 1498 013 00009263-4
Santander: 3076 01067197-1
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