quinta-feira, 21 de abril de 2016

Concepções de Currículo



Historicamente,o conceito de currículo,no contexto escolar,passou por transformações que ampliaram a sua área de ação,considerada meramente técnica e burocrática,para uma visão que abrange as dimensões sociais,plíticas,culturais e epistemológicas. Em relação ao conceito de currículo,a partir dessas transformações,observamos que é constituído a partir dos princípios pedagógicos da identidade,da diversidade e da autonomia.

 – Para que uma atividade seja considerada geradora de aprendizagem, Perrenoud (2000) afirma que  é necessário que desafie o sujeito, ao mesmo tempo em que ele tenha necessidade de aceitar esse desafio.   

 – O teste é um dos instrumentos que, muitas vezes, o professor utiliza em diferentes momentos com o intuito de verificar a aprendizagem do aluno. Hoffmann (2007), em seus estudos sobre a avaliação, afirma que é um procedimento investigativo, cuja finalidade essencial na educação é a sua utilização como fundamento para a ação educativa do professor.

 – No Brasil, política e pedagogicamente, cada criança tem o direito fundamental de estar alfabetizada até os oito anos de idade, e isso exige que professores e gestores educacionais, nas diferentes esferas do poder e a própria sociedade civil, assumam o compromisso e a responsabilidade de forma a garantir que esse direito, concretamente, aconteça para todas as crianças de forma igualitária. Outros direitos devem também ser respeitados, quais sejam:
 Vivências pedagógicas que respeitem a criança como sujeito social em formação.  
  O direito à vivência de experiências criativas, imaginativas e sensoriais que mobilizem as diversas manifestações esportivas, artísticas e culturais.  

 – Freire (1985) analisa e faz reflexões sobre a importância do ato de ler, afirmando que:  Este implica sempre na percepção crítica, interpretação e reescrita do que foi lido.  

 – Para Morais (2012), a teoria da psicogênese provocou reflexões e debates sobre a alfabetização. Sobre o assunto, o autor tece algumas considerações, dentre elas:  
 Com a teoria da psicogênese, veio o entendimento de que o processo de letramento começa fora da escola e bem antes do ano de alfabetização da criança.  

 – “Reter o aprendido significa incorporá-lo, integrá-lo ao nosso sentir, pensar e agir ao nosso dia a dia, fazer com que faça parte da nossa vida.” (PILETTI, 2013). Segundo o autor, alguns fatores podem favorecer a retenção do que foi aprendido, dentre eles o grau de domínio da aprendizagem depende da organização da matéria, que precisa formar um todo coerente, organizado e com significado para o aluno.    

 – As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1998) estabelecem orientações às escolas dos sistemas de ensino quanto à organização, à articulação, ao desenvolvimento e à avaliação de suas propostas pedagógicas.  
 As propostas pedagógicas e os regimentos escolares devem acolher, com autonomia e senso de justiça, o princípio da identidade pessoal e coletiva de professores, alunos e outros profissionais da escola, como definidor de formas de consciência democrática.  

 – O planejamento auxilia o professor nas atividades que serão realizadas na sala de aula, prevendo situações de aprendizagem. Ao mesmo tempo, segundo Zabala (2010), o planejamento precisa ser:   Entendido como um marco flexível para orientar o ensino, permitindo a introdução de modificações e adaptações.  

 – Muniz (2010) mostra, em sua obra, como o jogo pode ser mediador para o estudo da Matemática quando percebido a partir da possibilidade de capacidade de raciocínio e de trânsito entre as diferentes dimensões do conhecimento da Matemática. Sobre as conclusões do autor em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo: É preciso considerar que a intervenção do adulto no jogo espontâneo da criança, com o objetivo de facilitar a aprendizagem da Matemática, pode vir a comprometer a qualidade dessa experiência lúdica em relação ao ensino da Matemática.  

 – Com base no abordado por Lima (2003) sobre a relação entre a modernidade e o projeto educativo impulsionado por ela,   
A) A modernidade designou algumas tarefas à escola, dentre elas, a socialização do sujeito.
B) O sujeito não pode mais ser considerado apenas em sua dimensão cognitiva.
C) A reconstrução do sentido das práticas pedagógicas passa pela tentativa de estabelecimento de um vínculo novo entre a escola e as exigências da sociedade.
D) O indivíduo produzido pela educação escolar é um sujeito culto, bom trabalhador e com personalidade adequadamente formada.


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