Historicamente,o conceito de currículo,no contexto
escolar,passou por transformações que ampliaram a sua área de ação,considerada
meramente técnica e burocrática,para uma visão que abrange as dimensões
sociais,plíticas,culturais e epistemológicas. Em relação ao conceito de
currículo,a partir dessas transformações,observamos que é constituído a partir
dos princípios pedagógicos da identidade,da diversidade e da autonomia.
– Para que uma
atividade seja considerada geradora de aprendizagem, Perrenoud (2000) afirma
que é necessário que desafie o sujeito,
ao mesmo tempo em que ele tenha necessidade de aceitar esse desafio.
– O teste é um dos
instrumentos que, muitas vezes, o professor utiliza em diferentes momentos com
o intuito de verificar a aprendizagem do aluno. Hoffmann (2007), em seus
estudos sobre a avaliação, afirma que é um procedimento investigativo, cuja
finalidade essencial na educação é a sua utilização como fundamento para a ação
educativa do professor.
– No Brasil, política
e pedagogicamente, cada criança tem o direito fundamental de estar alfabetizada
até os oito anos de idade, e isso exige que professores e gestores
educacionais, nas diferentes esferas do poder e a própria sociedade civil,
assumam o compromisso e a responsabilidade de forma a garantir que esse
direito, concretamente, aconteça para todas as crianças de forma igualitária.
Outros direitos devem também ser respeitados, quais sejam:
Vivências pedagógicas que respeitem a criança
como sujeito social em formação.
O
direito à vivência de experiências criativas, imaginativas e sensoriais que
mobilizem as diversas manifestações esportivas, artísticas e culturais.
– Freire (1985)
analisa e faz reflexões sobre a importância do ato de ler, afirmando que: Este implica sempre na percepção crítica,
interpretação e reescrita do que foi lido.
– Para Morais (2012),
a teoria da psicogênese provocou reflexões e debates sobre a alfabetização.
Sobre o assunto, o autor tece algumas considerações, dentre elas:
Com a teoria da
psicogênese, veio o entendimento de que o processo de letramento começa fora da
escola e bem antes do ano de alfabetização da criança.
– “Reter o aprendido
significa incorporá-lo, integrá-lo ao nosso sentir, pensar e agir ao nosso dia
a dia, fazer com que faça parte da nossa vida.” (PILETTI, 2013). Segundo o autor,
alguns fatores podem favorecer a retenção do que foi aprendido, dentre eles o
grau de domínio da aprendizagem depende da organização da matéria, que precisa
formar um todo coerente, organizado e com significado para o aluno.
– As Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1998) estabelecem orientações
às escolas dos sistemas de ensino quanto à organização, à articulação, ao
desenvolvimento e à avaliação de suas propostas pedagógicas.
As propostas pedagógicas
e os regimentos escolares devem acolher, com autonomia e senso de justiça, o
princípio da identidade pessoal e coletiva de professores, alunos e outros
profissionais da escola, como definidor de formas de consciência democrática.
– O planejamento
auxilia o professor nas atividades que serão realizadas na sala de aula,
prevendo situações de aprendizagem. Ao mesmo tempo, segundo Zabala (2010), o
planejamento precisa ser: Entendido como um marco flexível para orientar
o ensino, permitindo a introdução de modificações e adaptações.
– Muniz (2010)
mostra, em sua obra, como o jogo pode ser mediador para o estudo da Matemática
quando percebido a partir da possibilidade de capacidade de raciocínio e de
trânsito entre as diferentes dimensões do conhecimento da Matemática. Sobre as
conclusões do autor em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo: É
preciso considerar que a intervenção do adulto no jogo espontâneo da criança,
com o objetivo de facilitar a aprendizagem da Matemática, pode vir a
comprometer a qualidade dessa experiência lúdica em relação ao ensino da
Matemática.
– Com base no
abordado por Lima (2003) sobre a relação entre a modernidade e o projeto
educativo impulsionado por ela,
A) A modernidade designou algumas tarefas à escola, dentre
elas, a socialização do sujeito.
B) O sujeito não pode mais ser considerado apenas em sua
dimensão cognitiva.
C) A reconstrução do sentido das práticas pedagógicas passa
pela tentativa de estabelecimento de um vínculo novo entre a escola e as
exigências da sociedade.
D) O indivíduo produzido pela educação escolar é um sujeito
culto, bom trabalhador e com personalidade adequadamente formada.
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