Educação
infantil - Creche
Sobre uma premissa que deve ser levada em consideração no
Projeto Pedagógico da Creche, o vínculo do adulto com a criança é um aspecto
fundamental e, por este motivo, as professoras devem conversar com as crianças
pequenas mantendo-se no mesmo nível do olhar, em diferentes situações,
inclusive nos momentos de cuidados diários.
- A organização e o funcionamento interno da Creche devem
respeitar os Direitos Fundamentais das Crianças. Por este motivo, o docente da
Creche tem a função de educar e cuidar da criança de forma indissociável. Sobre
os direitos das crianças que devem ser respeitados na Creche, o direito à
higiene, à saúde e a uma alimentação saudável. O direito a se preparar para as etapas futuras
do processo de escolarização.
- Segundo as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), documento
publicado em 2010, os dois eixos norteadores das práticas pedagógicas que
compõem a proposta curricular da Educação Infantil são interações e brincadeiras.
- A rotina e as práticas pedagógicas devem ser planejadas
como forma de assegurar a qualidade do atendimento e da permanência da criança
nas instituições de Educação Infantil. As Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil, publicadas em 2010, têm o intuito de orientar as
práticas pedagógicas de creches e pré-escolas elencando os três princípios
básicos que norteiam este planejamento que devem ser: éticos,políticos e
estéticos.
- Em relação aos
direitos da criança no que diz respeito à saúde e higiene, os Indicadores de
Qualidade na Educação Infantil apontam que “as práticas cotidianas precisam
assegurar a prevenção de acidentes, os cuidados com a higiene e uma alimentação
saudável, condições para um bom desenvolvimento infantil” (BRASIL, 2009, p.
46). Sobre os cuidados com a criança na creche,as instituições de Educação
Infantil devem ofertar uma alimentação saudável em seu cotidiano, atentando-se
para os casos de necessidade de dietas especiais. O documento elenca alguns
indicadores de qualidade da saúde, como limpeza, salubridade, conforto,
segurança e responsabilidade pela alimentação saudável das crianças.
- Sobre o conceito de rotina na Creche, as rotinas podem ser
entendidas como dispositivos espaço-temporais e, quando elaboradas por todos
envolvidos na sua realização, possibilitam a construção das categorias de tempo
e espaço.
Brougère (2011, p.23)
ao contribuir com uma leitura socioantropológica sobre o brincar, considera a
existência de uma cultura lúdica. Sobre a contribuição das brincadeiras para a
construção de uma cultura lúdica, a cultura lúdica tem relação com a cultura
geral e com as experiências acumuladas pela criança. A criança constrói sua cultura lúdica
brincando e tem no jogo o seu lugar de emergência e de enriquecimento. A cultura lúdica é composta por regras
próprias que possibilitam a brincadeira e permite produzir uma realidade outra
daquela vivida cotidianamente.
-Sobre brincadeiras e
músicas na creche, primeiro ciclo da Educação Infantil,
As práticas
pedagógicas da Educação Infantil devem garantir experiências que contemplem a
imersão das crianças nas diferentes linguagens e o domínio de várias formas de
expressão: verbal, musical, gestual, plástica e dramática.
O(a) professor(a) da
creche deve realizar brincadeiras com música, pois assim seria uma forma de
oportunizar experiências coletivas entre as crianças, assim como possibilitar a
diversidade de experiências culturais.
-A rotina expressa a concepção de infância que
permeia a proposta pedagógica. Garantir o direito das crianças de zero a três
anos a ter uma infância rica em experiências, pressupõe que as professoras
assegurem alguns aspectos. Sobre as rotinas e práticas educativas na creche, as
professoras organizam o tempo e as atividades de modo a permitir que as
crianças brinquem todos os dias, na maior parte do tempo, tanto nas áreas
externas quanto internas.
As professoras observam como os bebês e as
crianças pequenas se comunicam pelo olhar, pelo corpo, pelo choro e
verbalizações, a fim de compreender seus interesses e, a partir disto, planejar
a rotina e as práticas educativas de modo mais articulado com as possibilidades
do grupo.
“Um bom planejamento das atividades de cuidado
favorece a formação de competências para um auto cuidado e o aprendizado de
regras sociais pelas crianças, que podem assim ampliar as possibilidades de
controle sobre suas condições de saúde (OLIVEIRA, 2007, p.185). Situações de formação de importantes hábitos
pelas crianças é o banho refrescante com
a presença de brinquedos.
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