segunda-feira, 4 de abril de 2016

educação infantil-creche





                            Educação infantil -  Creche

Sobre uma premissa que deve ser levada em consideração no Projeto Pedagógico da Creche,   o vínculo do adulto com a criança é um aspecto fundamental e, por este motivo, as professoras devem conversar com as crianças pequenas mantendo-se no mesmo nível do olhar, em diferentes situações, inclusive nos momentos de cuidados diários.

- A organização e o funcionamento interno da Creche devem respeitar os Direitos Fundamentais das Crianças. Por este motivo, o docente da Creche tem a função de educar e cuidar da criança de forma indissociável. Sobre os direitos das crianças que devem ser respeitados na Creche, o direito à higiene, à saúde e a uma alimentação saudável.  O direito a se preparar para as etapas futuras do processo de escolarização.

 - Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), documento publicado em 2010, os dois eixos norteadores das práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil são  interações e brincadeiras.

- A rotina e as práticas pedagógicas devem ser planejadas como forma de assegurar a qualidade do atendimento e da permanência da criança nas instituições de Educação Infantil. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, publicadas em 2010, têm o intuito de orientar as práticas pedagógicas de creches e pré-escolas elencando os três princípios básicos que norteiam este planejamento que devem ser: éticos,políticos e estéticos.
  
 - Em relação aos direitos da criança no que diz respeito à saúde e higiene, os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil apontam que “as práticas cotidianas precisam assegurar a prevenção de acidentes, os cuidados com a higiene e uma alimentação saudável, condições para um bom desenvolvimento infantil” (BRASIL, 2009, p. 46). Sobre os cuidados com a criança na creche,as instituições de Educação Infantil devem ofertar uma alimentação saudável em seu cotidiano, atentando-se para os casos de necessidade de dietas especiais. O documento elenca alguns indicadores de qualidade da saúde, como limpeza, salubridade, conforto, segurança e responsabilidade pela alimentação saudável das crianças.  

- Sobre o conceito de rotina na Creche, as rotinas podem ser entendidas como dispositivos espaço-temporais e, quando elaboradas por todos envolvidos na sua realização, possibilitam a construção das categorias de tempo e espaço.
    


 Brougère (2011, p.23) ao contribuir com uma leitura socioantropológica sobre o brincar, considera a existência de uma cultura lúdica. Sobre a contribuição das brincadeiras para a construção de uma cultura lúdica, a cultura lúdica tem relação com a cultura geral e com as experiências acumuladas pela criança.  A criança constrói sua cultura lúdica brincando e tem no jogo o seu lugar de emergência e de enriquecimento.  A cultura lúdica é composta por regras próprias que possibilitam a brincadeira e permite produzir uma realidade outra daquela vivida cotidianamente.   

 -Sobre brincadeiras e músicas na creche, primeiro ciclo da Educação Infantil,
 As práticas pedagógicas da Educação Infantil devem garantir experiências que contemplem a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o domínio de várias formas de expressão: verbal, musical, gestual, plástica e dramática.
 O(a) professor(a) da creche deve realizar brincadeiras com música, pois assim seria uma forma de oportunizar experiências coletivas entre as crianças, assim como possibilitar a diversidade de experiências culturais.

  -A rotina expressa a concepção de infância que permeia a proposta pedagógica. Garantir o direito das crianças de zero a três anos a ter uma infância rica em experiências, pressupõe que as professoras assegurem alguns aspectos. Sobre as rotinas e práticas educativas na creche, as professoras organizam o tempo e as atividades de modo a permitir que as crianças brinquem todos os dias, na maior parte do tempo, tanto nas áreas externas quanto internas.
  As professoras observam como os bebês e as crianças pequenas se comunicam pelo olhar, pelo corpo, pelo choro e verbalizações, a fim de compreender seus interesses e, a partir disto, planejar a rotina e as práticas educativas de modo mais articulado com as possibilidades do grupo.
  

  “Um bom planejamento das atividades de cuidado favorece a formação de competências para um auto cuidado e o aprendizado de regras sociais pelas crianças, que podem assim ampliar as possibilidades de controle sobre suas condições de saúde (OLIVEIRA, 2007, p.185).  Situações de formação de importantes hábitos pelas crianças é  o banho refrescante com a presença de brinquedos.

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