O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) traz a ideia de organizar o mobiliário dentro da sala de aula na educação infantil, assim como introduzir materiais específicos para a montagem de ambientes novos, ligado aos projetos em curso, podendo também transcender essa aprendizagem e o espaço da sala, em área externa e de outros espaços da instituição e fora dela. Dentre esses espaços fora do ambiente escolar que o RCNEI sugere, o que podemos trabalhar com as crianças, contribuindo para enriquecer e potencializar as aprendizagens.
O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) foi criado de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre quais aspectos. Objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
E fala sobre a organização do ambiente escolar, e sobre adotar atitudes e procedimentos de cuidado com a segurança, conforto e proteção da criança na instituição. Tanto a creche quanto a pré-escola precisam considerar alguns cuidados essenciais para tais cuidados com a ventilação, insolação, segurança, conforto, estética e higiene do ambiente, objetos, utensílios e brinquedos.
Auxílio e orientação quanto à alimentação que o educador pode oferecer às crianças, se dá por meio de cardápios balanceados, cuidados com o preparo de lanches e outras refeições, dentro dos projetos pedagógicos que envolvam o conhecimento sobre os alimentos, as preparações culinárias cotidianas ou que façam parte de festividades. E essas práticas permitem que as crianças aprendam sobre a função social da alimentação e as práticas culturais.
A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura. Na perspectiva atual, a criança é vista como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra. A criança é um ser humano único, completo e, ao mesmo tempo, em crescimento e em desenvolvimento.
O brincar tem um espaço importante na formação da criança. A recreação é restauração, reanimação e renovação. Devido esta importância do brincar há o espaço da brinquedoteca, que é um lugar criado com o objetivo de proporcionar condições favoráveis, para que a criança brinque. É um lugar onde tudo estimula a ludicidade. Dentre o espaço da brinquedoteca, não pode faltar para tal estimulação brinquedo.
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