terça-feira, 26 de janeiro de 2021

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

 

Segundo Hoffmann, a avaliação mediadora propõe:  Um modelo baseado no diálogo e aproximação do professor com os seus alunos de forma que as práticas de ensino sejam repensadas e modificadas de acordo com a realidade sociocultural destes.  Que o erro é considerado como parte do processo na construção do conhecimento e não como algo passível de punição.  Que o professor é capaz de criar situações desafiadoras que tornem capaz a reflexão e a ação, tornando a aprendizagem mais significativa e em relação aos fatores que podem estar presentes em um resultado insatisfatório na prática avaliativa, segundo Luckesi, insuficiência de atenção às necessidades dos alunos.  Os alunos demonstrarem um maior grau de dificuldade do que se imagina.  Falta de entusiasmo e de liderança por parte do professor.

Para  Antunes, é fundamental que a passagem desse educando pela escola seja contemplada por progressos. O autor traz aspectos a serem considerados, quais sejam:  Atividade motora, atividade cognitiva e equilíbrio emocional.

De acordo com Vasconcellos, o professor deve, ter uma relação amigável com seus alunos para que o momento da avaliação seja tranquilo.  Propiciar uma metodologia que leve a uma participação ativa dos alunos.  Buscar um entendimento na sua relação com o aluno, para que este sinta-se à vontade para questionar, interrogar e contribuir para o assunto estudado. Incentivar e garantir a prática do debate entre alunos e professor, combatendo os preconceitos e as gozações, estabelecendo um clima de respeito.  E um projeto será melhor quanto mais estiver articulado à realidade dos educandos. Essência significativa da área do saber e da  realidade social mais geral.

Segundo Veiga, a concepção do projeto político-pedagógico como organização do trabalho de toda a escola está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita, quais sejam liberdade, solidariedade, igualdade, pluralismo, qualidade, transparência e participação.

De acordo com Demo, educação tem a ver com qualidade formal e política. Não promovem a igualdade e não acompanham as tecnologias pois são vistas como gasto e não como investimento e não olham para frente.

A tendência pedagógica em que o método de ensino realiza-se na vivência grupal, na forma de autogestão, em que os alunos buscarão encontrar as bases mais satisfatórias de sua própria “instituição”, graças às suas próprias iniciativas e sem qualquer forma de poder, chama-se tendência progressista libertária.

De acordo com Perrenoud, instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos, oferecer atividades opcionais de formação e favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno fazem parte da competência de referência  envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho.

 




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