Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer. Planejar, nesse sentido, é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto.
O planejamento da educação escolar pode ser concebido como processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, envolvendo a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, num exercício contínuo de ação reflexão-ação. Planejar, então, é processo, contínuo e dinâmico, de tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento.
Planejamento é uma técnica e com certeza pode ser usada com vários interesses e objetivos; tanto pode ser apropriada para mascarar uma realidade como para impor soluções que por vezes não representam o interesse de todos, mas certamente de alguns grupos de pessoas. De acordo com essa visão de planejamento, a ação de planejar precisa ser realizada por aqueles que efetivamente executarão a ação.
A elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, muitas vezes, vem a ser um desafio, na medida em que a avaliação e a renovação das práticas educacionais tornam-se uma exigência durante sua construção. Esta renovação é complexa porque perpassa todos os aspectos da prática social e pedagógica na escola. Para que esta transformação seja possível, um dos elementos fundamentais é a disposição dos envolvidos no processo com a vontade política de mudar.
Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola possa de fato ser um processo participativo, é preciso exercitar a capacidade de tomar decisões coletivamente.
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