sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Fundamentos Teóricos Metodológicos e Legais do Currículo

 

Fundamentos Teóricos Metodológicos e Legais do Currículo 


 Na organização do trabalho, é muito comum a tendência de se fazer uma divisão dos conteúdos em partes iguais pelo tempo; por exemplo: se há oito unidades a ser trabalhadas no ano, “é claro” que devemos dar duas por bimestre. Um dos sérios problemas da educação tradicional é que ela, muitas vezes, trata o aluno e o conhecimento mais ou menos num ritmo só, não percebendo a  necessidade de uma fase inicial de estruturação conceitual, representativa.

A questão do tempo pedagógico é desafiador, sobretudo pela pressão e cobrança existentes para o cumprimento do programa da disciplina. Todavia, o professor que deseja construir um trabalho mais crítico precisa levar em conta elementos fundamentais como  a interação com os alunos, o objeto do conhecimento e o envolvimento dos alunos nas atividades pedagógicas.

Conteúdo significativo não é obrigatoriamente aquele que é útil, que tenha uma aplicação palpável e imediata, mas aquele que corresponda a alguma necessidade do sujeito no seu processo de desenvolvimento e que também o ajude a compreender a realidade.

Para as teorias críticas do currículo, não só fora da escola encontramos as causas das dificuldades e insucessos dos alunos nos estudos. A escola também é responsável pela produção de fracassos, na medida em que seleciona conteúdos e/ou atividades que permitem a discriminação.

As crianças de origem africana precisam de um “ensino culturalmente relevante”, para que tenham sucesso na escola, pois, em geral, com a aprendizagem da linguagem escrita vem a desqualificação de sua cultura e a imposição da cultura branca. As tendências do currículo visto como política cultural enfatizam a ação coletiva fundada na  compreensão cultural, na experiência e nos caminhos para o conhecimento do mundo.

“Se a escola pretende estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que trate de questões que interferem na vida dos alunos e com os quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia”. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as problemáticas sociais devem ser  integradas em Temas Transversais.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, consta a fundamentação de que as crianças não entram na escola desinformadas e que possuem conhecimentos prévios sobre a linguagem. Assim, na aprendizagem da escrita são recomendadas atividades em que a criança  possa pensar sobre a linguagem, para poder compreendê-la.


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