quinta-feira, 5 de maio de 2016

Conhecimentos Pedagógicos

  
 Para Paulo Freire (1997), respeitar a autonomia do educando significa reconhecer os educandos enquanto sujeitos.  

 Fullan e Hargreaves (2000) acreditam que existem duas categorias de escolas: as escolas travadas e as escolas em movimento. Partindo dessa concepção, nas escolas travadas os professores costumam trabalhar sozinhos e raramente pedem ajuda. Nas escolas em movimento, os professores dificilmente trabalham sozinhos e procuram ajuda sempre que necessário.   
 Considerando o exposto por Padilha (2004), sobre Currículo e Poder,   sempre existe uma ideologia oculta sob um aparente rótulo de neutralidade científica.

 De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96),
 Há dois Níveis de Ensino: a Educação Básica, que compreende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e a Educação Superior.   

 Zabala (1998) afirma que o professor se torna competente na medida em que conhece seu ofício, reflete sobre a sua prática e identifica as variáveis que a constituem. Nesse sentido,  as intenções do professor perante a turma.  as relações que a turma estabelece com o conhecimento.  o processo de planejamento e de elaboração do plano de trabalho.

E de  acordo com Fazenda (2008), a Interdisciplinaridade considera  uma atitude de ousadia diante da questão do conhecimento.   

 Para Madalena Freire (1997), planejar indica um compromisso do docente com a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, o  professor deve considerar, em seu planejamento, o conteúdo da disciplina, a dinâmica do grupo de alunos com os quais trabalha e o conteúdo dos sujeitos, de forma que a aprendizagem se torne, de fato, significativa.  

 Paulo Freire (1997) aponta aspectos fundamentais para a prática docente. De acordo com esse autor,  Não há docência sem discência. Ensinar é uma especificidade humana.  Ensinar exige convicção de que a mudança é possível.  

 Sobre os conceitos de ensino e aprendizagem, Weisz (2004) afirma:   Todo ensino deveria levar a uma aprendizagem, muito embora várias aprendizagens aconteçam apesar do ensino.

 Para Zabala (1998), os conteúdos conceituais e procedimentais abrangem, respectivamente: a) o conjunto de ações ordenadas, dirigidas a um objetivo; o conjunto de fatos, objetos e símbolos com características comuns.
 o conjunto de fatos, objetos e símbolos com características comuns; o conjunto de ações ordenadas, dirigidas a um objetivo.  

Para Hernández (1998), os processos educativos devem ser organizados a partir de dois eixos:   como se supõe que os alunos aprendem e a vinculação que esse processo de aprendizagem e a experiência da escola têm em sua vida.   

 De acordo com Moretto (2001), os docentes devem considerar a prova como um momento  privilegiado de estudos, tanto para o aluno quanto para o professor.  

 Ao afirmar que é preciso respeitar os saberes dos educandos, Paulo Freire (1997) postula que:   A partir dos saberes iniciais dos alunos, o professor deve elaborar situações para que eles avancem.

 Para Perrenoud (2001), o professor enfrenta dilemas em seu cotidiano, pois o ato de ensinar é uma atividade complexa. No entanto, algumas ações podem ajudar o docente a superar esses dilemas.  Reconhecer em sua prática o que regularmente gera mal-entendidos ou disfunções.  Deixar claro com o grupo de alunos suas expectativas de aprendizagem.  Oportunizar a reflexão discente sobre o sentido dos saberes e dos trabalhos escolares.


Paulo Freire (1997)   Pensar certo é fazer certo.  O exercício do bom senso se faz no corpo da curiosidade.  A educação do bom senso vai superando o que há de instintivo na avaliação que fazemos dos fatos em que nos envolvemos.

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