Para
Paulo Freire (1997), respeitar a autonomia do educando significa reconhecer os
educandos enquanto sujeitos.
Fullan e Hargreaves
(2000) acreditam que existem duas categorias de escolas: as escolas travadas e
as escolas em movimento. Partindo dessa concepção, nas escolas travadas os
professores costumam trabalhar sozinhos e raramente pedem ajuda. Nas escolas em
movimento, os professores dificilmente trabalham sozinhos e procuram ajuda
sempre que necessário.
Considerando o exposto
por Padilha (2004), sobre Currículo e Poder, sempre
existe uma ideologia oculta sob um aparente rótulo de neutralidade científica.
De acordo com a atual
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96),
Há dois Níveis de
Ensino: a Educação Básica, que compreende Educação Infantil, Ensino Fundamental
e Ensino Médio, e a Educação Superior.
Zabala (1998) afirma
que o professor se torna competente na medida em que conhece seu ofício,
reflete sobre a sua prática e identifica as variáveis que a constituem. Nesse
sentido, as intenções do professor
perante a turma. as relações que a turma
estabelece com o conhecimento. o
processo de planejamento e de elaboração do plano de trabalho.
E de acordo com Fazenda (2008), a Interdisciplinaridade
considera uma atitude de ousadia diante
da questão do conhecimento.
Para Madalena Freire
(1997), planejar indica um compromisso do docente com a aprendizagem dos
alunos. Nesse sentido, o professor deve
considerar, em seu planejamento, o conteúdo da disciplina, a dinâmica do grupo
de alunos com os quais trabalha e o conteúdo dos sujeitos, de forma que a
aprendizagem se torne, de fato, significativa.
Paulo Freire (1997)
aponta aspectos fundamentais para a prática docente. De acordo com esse autor, Não há docência sem discência. Ensinar é uma
especificidade humana. Ensinar exige
convicção de que a mudança é possível.
Sobre os conceitos de
ensino e aprendizagem, Weisz (2004) afirma: Todo
ensino deveria levar a uma aprendizagem, muito embora várias aprendizagens
aconteçam apesar do ensino.
Para Zabala (1998), os
conteúdos conceituais e procedimentais abrangem, respectivamente: a) o conjunto
de ações ordenadas, dirigidas a um objetivo; o conjunto de fatos, objetos e
símbolos com características comuns.
o conjunto de fatos,
objetos e símbolos com características comuns; o conjunto de ações ordenadas,
dirigidas a um objetivo.
Para Hernández (1998), os processos educativos devem ser
organizados a partir de dois eixos: como se supõe que os alunos aprendem e a
vinculação que esse processo de aprendizagem e a experiência da escola têm em
sua vida.
De acordo com Moretto
(2001), os docentes devem considerar a prova como um momento privilegiado de estudos, tanto para o aluno
quanto para o professor.
Ao afirmar que é
preciso respeitar os saberes dos educandos, Paulo Freire (1997) postula que: A
partir dos saberes iniciais dos alunos, o professor deve elaborar situações
para que eles avancem.
Para Perrenoud (2001),
o professor enfrenta dilemas em seu cotidiano, pois o ato de ensinar é uma
atividade complexa. No entanto, algumas ações podem ajudar o docente a superar
esses dilemas. Reconhecer em sua prática
o que regularmente gera mal-entendidos ou disfunções. Deixar claro com o grupo de alunos suas
expectativas de aprendizagem. Oportunizar a reflexão discente sobre o
sentido dos saberes e dos trabalhos escolares.
Paulo Freire (1997) Pensar certo é fazer certo. O exercício do bom senso se faz no corpo da
curiosidade. A educação do bom senso vai
superando o que há de instintivo na avaliação que fazemos dos fatos em que nos
envolvemos.
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