Em relação ao modelo
bidimensional de desenvolvimento motor proposto por Gallahue, enfatiza a função
intencional da tarefa de movimento e as fases de desenvolvimento motor
expressas em função da sua complexidade.
Existem várias teorias
que oferecem subsídios para podermos entender como ocorre a aprendizagem dos
movimentos. Todas apresentam pontos consensuais e discordantes, sendo,
portanto, passíveis de críticas. São apresentadas duas críticas a uma dessas
teorias.
Se o movimento é iniciado errado, o erro
persistirá, pois não há mecanismo para regulação do erro, ou seja, não há
feedback durante o movimento.
À medida que o
ambiente varia, o movimento deve ser reajustado. Se o programa de movimento é
previamente concebido, como ser modificado durante sua realização? As críticas
apresentadas fazem referência à Teoria de circuito aberto.
A Teoria da Aprendizagem
Social fornece subsídios para o uso da demonstração como instrumento na
aprendizagem de uma habilidade motora. Nesta teoria, a caracterização dos
processos psicológicos de comparação é denominada modelação, sendo a observação
o componente básico dos referidos processos. Em relação ao assunto abordado, os componentes norteadores do processo de
aprendizagem por observação. Atenção, retenção, produção e motivação.
Ao praticarmos
exercícios físicos, nosso organismo passa por ajustes compatíveis com a demanda
energética exigida, de modo a permitir a adaptação. Em relação aos ajustes
endócrinos frente ao exercício físico,
O eixo
hipotalâmico-adeno-hipofisário-tireóideo tem sua atividade aumentada durante o
exercício, principalmente nos de alta intensidade.
Em adultos, a
atividade secretória da zona reticular do córtex adrenal não é aumentada em
função da prática de exercício físico.
No decorrer do
exercício, a secreção aumentada dos hormônios contrarreguladores da insulina
tem como uma das ações estimular a lipase sensível a hormônios.
Um dos principais
desafios ao praticante de exercícios é fazê-lo em ambientes com temperatura
elevada. Entretanto, à medida que treinamos nesta condição ambiental, várias
adaptações vão se consolidando com o objetivo de assimilarmos mais
adequadamente o estresse térmico. Abaixo são apresentados efeitos que a aclimatação
ao calor promove no organismo do praticante de exercício físico.
Diminuição da perda de
cloreto de sódio pelo suor.
Volume plasmático
aumentado.
Menor fluxo sanguíneo
cutâneo.
Durante o exercício
físico, o desempenho é influenciado por uma série de fatores, entre eles o
suprimento energético disponível. Considerando as modalidades olímpicas, entre a atividade desenvolvida e um fator
limitante do desempenho.
Corrida de 100m – depleção dos estoques de
creatina fosfato.
Durante uma aula de
Educação Física, o professor deixa os alunos escolherem uma atividade para
terminar o horário. Assim, dois alunos tiram par ou ímpar, separam duas equipes
e começam o jogo escolhido: voleibol. Tendo como referência a classificação dos
jogos proposta por Roger Caillois, os
jogos presentes no contexto apresentado são, respectivamente, classificados
como: Alea – Agôn.
O jogo, enquanto
conteúdo a ser trabalhado nas aulas de Educação Física escolar, permite uma
série de ajustes nas regras. Entretanto, mesmo com a flexibilização nas regras,
algumas funções são inerentes às próprias regras. Acerca das regras de um jogo,
entendidas de uma maneira geral,
Até certo ponto, as
regras contribuem para a organização do ambiente onde o jogo será desenvolvido.
Uma das funções das
regras é garantir que todos os participantes usem dos mesmos meios para que o
objetivo do jogo seja alcançado.
Contribuir para a
reflexão sobre o desrespeito individual às regras e sua consequência para a
coletividade pode ser considerado uma contribuição das regras dentro de um
jogo.
A dança é um
importante instrumento educativo e, para que assim seja consolidado
I - Conhecer o
conceito, contexto e origem da dança.
II - Conhecer os
aspectos culturais atrelados à origem e à permanência das danças folclóricas.
III - Vivenciar os movimentos básicos das danças trabalhadas como conteúdo
específico.
IV - Identificar e compreender a influência da mídia, ciência
e indústria cultural no âmbito da dança.
V - Vivenciar processos coreográficos, sua elaboração e
produção.
Por não priorizar a
aprendizagem de movimentos padronizados, dotados de técnica refinada, a dança
no âmbito escolar permite a flexibilização e a improvisação. Dessa maneira, a improvisação na dança escolar viabiliza,
principalmente, o desenvolvimento da criatividade.
A avaliação na
Educação Física escolar vem ao longo do tempo assumindo diferentes papéis e
vinculandose direta ou indiretamente a interesses distintos. Acerca deste tema,
leia o fragmento de texto extraído de Chueiri (2008): “Outra concepção sobre a
avaliação escolar refere-se à classificação dos alunos e alunas em uma escala
que opera com pares excludentes, tais como: maduro/imaturo, capaz/incapaz,
forte/fraco, bom/mau, entre outros. Essa classificação possibilita a
delimitação dos lugares dos estudantes na escola, seus limites e possibilidades
de aprendizagem. Para Esteban (2004, p. 85), a avaliação classificatória não é
somente um elemento justificador da inclusão/exclusão, ela está constituída
pela lógica excludente dominante em nossa sociedade”. Com base no fragmento de
texto apresentado, Essa concepção de
avaliação está fortemente presente na educação física tecnicista.
Acerca da iniciação
esportiva na escola
A exacerbação da competição, principalmente desprovida
de ludicidade, pode gerar, em alguns alunos, níveis elevados de estresse,
marcado pela sensação de medo e insegurança.
O professor pode suspeitar de um quadro de saturação
esportiva quando perceber que os alunos estão desinteressados pelas atividades
que até então gostavam muito de participar.
Em relação à análise
das exigências para a execução de uma ação coordenada, a condicionante complexidade
diz respeito a tarefas em que exigências devem ser superadas
sucessivamente.
Objetivos gerais da Educação Física no Ensino Fundamental.
I - Solucionar
problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o
esforço em um nível compatível com as possibilidades, e considerando que o
aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de
perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado.
II - Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e
estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua
inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os
padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito.
III - Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade
em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência.
Além da variação dos
analisadores, partir do conhecido ao desconhecido, do simples ao complexo, da
participação geral à percepção específica e da capacidade geral são princípios
metodológicos que se aplicam mais diretamente ao treinamento da coordenação motora.
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