sexta-feira, 13 de maio de 2016

Conhecimentos Pedagógicos


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB estabelece, em seu Artigo 27, que os conteúdos curriculares da educação básica deverão observar, dentre outras, a seguinte diretriz    consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.  

Por sua própria natureza, a Educação em Direitos Humanos - EDH pode contribuir poderosamente para renovar o processo educativo. Para tanto, no contexto escolar, espera-se que ocorra o estabelecimento de ações solidárias pelos docentes, discentes e técnicos administrativos, com atividades educativas que tenham a EDH como eixo norteador.  

 A Educação em Direitos Humanos consolida seu sentido pleno ao afirmar que   a dignidade da pessoa .  

 O ato de o educador pensar sobre a prática, organizar as ideias e tomar as decisões sobre a ação a ser realizada considera-se como  planejamento  

Para Paulo Freire, um saber necessário à prática educativa, entre outros discutidos e apresentados pelo autor, é o que fala do respeito devido  à autonomia do ser educando.

 Constituem o primeiro nível de concretização curricular e auxiliam na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor. Trata-se dos Parâmetros Curriculares Nacionais.   

 Para que a escola seja um espaço de formação e informação, em que a aprendizagem de conteúdos necessariamente favoreça a inserção do aluno no dia a dia das questões sociais marcantes e em um universo cultural maior, é correto afirmar que a formação escolar deve propiciar, entre outras condições  o desenvolvimento de capacidades.   

 À escola, na perspectiva de construção de cidadania, cabe o papel de  valorizar a cultura de sua própria comunidade.

 Para que se garanta uma educação de qualidade para todos, é preciso incluir, dentre outras necessidades, na educação de jovens e adultos no sistema penitenciário  a formação para o mundo do trabalho.

Para as pessoas que não tiveram uma primeira oportunidade, os momentos de aprendizagem na prisão podem, às vezes, constituir-se como  uma segunda chance.  

 De Maeyer (2006) afirma que a educação na prisão não é a educação de prisioneiros, mas a educação permanente, do desafio essencial da educação ao longo da vida. É a educação que será feita:    por todos aqueles que têm ligação com a prisão.  

A Educação em Direitos Humanos deve ser orientada para o respeito às diferenças e ao compromisso com  a transformação da realidade.

 A Resolução nº 2, de 19 de maio de 2010, em seu Art. 10, parágrafo único, estabelece que as atividades laborais, artístico culturais, de esporte e de lazer, como elementos formativos integrados à oferta de educação nos estabelecimentos penais, deverão ser realizadas em condições e horários compatíveis com   as atividades educacionais.   


Na escola, configura-se como um instrumento de trabalho que mostra o que vai ser feito, quando, de que maneira e por quem para se chegar aos resultados desejados o projeto político-pedagógico.

Na pedagogia tradicional o professor esta sendo visto como a autoridade máxima,um organizador dos conteúdos e estrategias de ensino e,portanto,o guia exclusivo do processo educativo.

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