A pedagogia ocupa-se das tarefas da formação humana em
contextos espaciais e temporais. Na análise das teorias críticas, as
perspectivas dominantes, ao se concentrarem em critérios de eficiência e
racionalidade burocrática, deixam de levar em consideração o caráter
histórico, ético e político das ações humanas e sociais.
A reflexão sobre os
pressupostos filosóficos, políticos e sociais da educação deveria ser a
contribuição principal para possibilitar ao indivíduo tomar
consciência dos problemas de nossa época e, assim, assumir um compromisso
diante dos mesmos.
Nascem crianças
dotadas para estudar, nascem crianças dotadas para trabalhos manuais (...).
Trinta anos após o nascimento, muitos trabalham com as mãos apenas, outros
cuidam do lar, alguns ascendem a postos de comando... Suas vidas são
diferentes, suas maneiras de viver são mais diferentes ainda, então são
inevitáveis as disparidades e dizer que o meio socioeconômico e cultural contribui
fundamentalmente para o fracasso escolar e para o desenvolvimento global do ser
humano.
Conhecer, na dimensão
humana não é o ato através do qual um sujeito transformado em objeto recebe,
dócil e passivamente, os conteúdos que o outro lhe dá ou impõe. O conhecimento,
pelo contrário, exige uma presença curiosa do sujeito face ao mundo. Assim, a
prática educativa deve ter como ponto de partida as expectativas, as
experiências e conhecimentos trazidos pelos sujeitos em seu processo de
aprendizagem.
Utilizar um único material pedagógico e/ou livro didático nem
sempre garante a aprendizagem dos estudantes. Isto porque a construção do
conhecimento não pode ser vista como um processo linear, pois cada estudante
tem sua história e suas experiências. A lógica utilizada por um estudante para
processar determinado conhecimento, nem sempre é igual ao de outro, assim como,
possivelmente, eles obtiveram acesso a um tanto de conhecimentos diferentes
entre eles.
Normalmente, quando
nos referimos ao desenvolvimento de uma pessoa, o que buscamos compreender é
até onde ela já chegou, em termos de um percurso que, supomos, será percorrido
por ela.
Segundo Vygotsky, para compreender adequadamente o
desenvolvimento humano devemos considerar não apenas o nível de
desenvolvimento real, mas também seu nível de desenvolvimento potencial.
Metas e objetivos não
delineiam pontos de chegada absolutos, mas pontos de passagem, rumos para
continuidade do processo de aprendizagem... Assim, a definição de objetivos
deve ocorrer para uma determinada realidade escolar, respeitada
a sua história, os valores sociais e culturais da comunidade onde está
inserida, assim como as possibilidades e limites de cada cenário educativo.
Busca estabelecer a
contradição, o desequilíbrio, o conflito cognitivo, gerar a reflexão. Pesquisa
a origem dos conceitos para localizar o problema então colocado (...) O
questionamento que o aluno faz é justamente aquele capaz de provocar o
interesse para o avanço do conhecimento... As características da metodologia de
ensino descrita acima dizem respeito à problematização.
Só se aprende ciência, praticando a ciência; só se pratica a
ciência, praticando a pesquisa e só se pratica a pesquisa, trabalhando o
conhecimento a partir das fontes apropriadas a cada tipo de objeto. Na prática
educativa, o ensino pela pesquisa permite o
desenvolvimento de uma metodologia que leva o estudante à aprendizagem
reflexiva e à vinculação constante entre teoria e prática.
Em relação à coleta de
dados na pesquisa documental, as principais técnicas utilizadas são: a
entrevista coletiva nos locais de moradia ou de trabalho e a entrevista
individual aplicada de modo aprofundado (...). Ao lado dessas técnicas, também
são utilizados questionários (...). No que diz respeito à informação já
existente, diversas técnicas documentais permitem resgatar e analisar os
conteúdos de arquivos ou jornais. Nessas pesquisas, as ações investigativas
envolvem, fundamentalmente: produção e
circulação de informação, elucidação e tomada de decisões
O plano de aula deve
prever sempre a existência de pensamentos divergentes dos
ensinados pelo educador.
Na elaboração de um
projeto sócio educacional é preciso fundamentalmente
estabelecer o tema
e/ou assunto a ser desenvolvido.
definir os objetivos.
determinar o público
alvo.
definir uma
metodologia de trabalho.
Em um planejamento
participativo é preciso tomar alguns cuidados como não
marginalizar nenhum membro do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário