quinta-feira, 12 de maio de 2016

Conhecimentos Pedagógicos


A pedagogia ocupa-se das tarefas da formação humana em contextos espaciais e temporais. Na análise das teorias críticas, as perspectivas dominantes, ao se concentrarem em critérios de eficiência e racionalidade burocrática,   deixam de levar em consideração o caráter histórico, ético e político das ações humanas e sociais.

A reflexão sobre os pressupostos filosóficos, políticos e sociais da educação deveria ser a contribuição principal para possibilitar ao indivíduo   tomar consciência dos problemas de nossa época e, assim, assumir um compromisso diante dos mesmos.

Nascem crianças dotadas para estudar, nascem crianças dotadas para trabalhos manuais (...). Trinta anos após o nascimento, muitos trabalham com as mãos apenas, outros cuidam do lar, alguns ascendem a postos de comando... Suas vidas são diferentes, suas maneiras de viver são mais diferentes ainda, então são inevitáveis as disparidades  e  dizer que  o meio socioeconômico e cultural contribui fundamentalmente para o fracasso escolar e para o desenvolvimento global do ser humano.  

Conhecer, na dimensão humana não é o ato através do qual um sujeito transformado em objeto recebe, dócil e passivamente, os conteúdos que o outro lhe dá ou impõe. O conhecimento, pelo contrário, exige uma presença curiosa do sujeito face ao mundo. Assim, a prática educativa deve   ter como ponto de partida as expectativas, as experiências e conhecimentos trazidos pelos sujeitos em seu processo de aprendizagem.  

Utilizar um único material pedagógico e/ou livro didático nem sempre garante a aprendizagem dos estudantes. Isto porque a construção do conhecimento não pode ser vista como um processo linear, pois cada estudante tem sua história e suas experiências.  A  lógica utilizada por um estudante para processar determinado conhecimento, nem sempre é igual ao de outro, assim como, possivelmente, eles obtiveram acesso a um tanto de conhecimentos diferentes entre eles.   

Normalmente, quando nos referimos ao desenvolvimento de uma pessoa, o que buscamos compreender é até onde ela já chegou, em termos de um percurso que, supomos, será percorrido por ela.
Segundo Vygotsky, para compreender adequadamente o desenvolvimento humano devemos  considerar não apenas o nível de desenvolvimento real, mas também seu nível de desenvolvimento potencial.   

Metas e objetivos não delineiam pontos de chegada absolutos, mas pontos de passagem, rumos para continuidade do processo de aprendizagem... Assim, a definição de objetivos deve ocorrer para   uma determinada realidade escolar, respeitada a sua história, os valores sociais e culturais da comunidade onde está inserida, assim como as possibilidades e limites de cada cenário educativo.  

Busca estabelecer a contradição, o desequilíbrio, o conflito cognitivo, gerar a reflexão. Pesquisa a origem dos conceitos para localizar o problema então colocado (...) O questionamento que o aluno faz é justamente aquele capaz de provocar o interesse para o avanço do conhecimento... As características da metodologia de ensino descrita acima dizem respeito à   problematização.  

Só se aprende ciência, praticando a ciência; só se pratica a ciência, praticando a pesquisa e só se pratica a pesquisa, trabalhando o conhecimento a partir das fontes apropriadas a cada tipo de objeto. Na prática educativa, o ensino pela pesquisa permite   o desenvolvimento de uma metodologia que leva o estudante à aprendizagem reflexiva e à vinculação constante entre teoria e prática.   

Em relação à coleta de dados na pesquisa documental, as principais técnicas utilizadas são: a entrevista coletiva nos locais de moradia ou de trabalho e a entrevista individual aplicada de modo aprofundado (...). Ao lado dessas técnicas, também são utilizados questionários (...). No que diz respeito à informação já existente, diversas técnicas documentais permitem resgatar e analisar os conteúdos de arquivos ou jornais. Nessas pesquisas, as ações investigativas envolvem, fundamentalmente:  produção e circulação de informação, elucidação e tomada de decisões

O plano de aula deve prever sempre a   existência de pensamentos divergentes dos ensinados pelo educador.
 Na elaboração de um projeto sócio educacional é preciso fundamentalmente
 estabelecer o tema e/ou assunto a ser desenvolvido.
 definir os objetivos.
 determinar o público alvo.
 definir uma metodologia de trabalho.  


Em um planejamento participativo é preciso tomar alguns cuidados como   não marginalizar nenhum membro do grupo.  

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