Há uma distinção estabelecida entre vários níveis de
currículo, cada qual com suas especificidades. Sobre o currículo formal, são diretrizes normativas prescritas.
Sobre o erro, Hoffmann (2012) considera “a análise da postura
do educador diante dos erros observados nas tarefas mais sérias do que estudos
sobre elaboração de instrumentos de avaliação.” Nesse fragmento, a autora
expressa que a forma como se observa o erro do aluno é mais relevante do que o
estudo de métodos para a construção de exercícios. Em uma visão construtivista
do erro é importante estudar as dificuldades dos alunos
na realização das tarefas, pensando em como esses compreendem o que foi
proposto.
A tendência pedagógica liberal que possui a finalidade de
subordinar a educação à demanda social de recursos humanos, ou seja, possui
como filosofia o desenvolvimento econômico através da qualificação de mão de
obra, conceitua-se como: tecnicista
Na teoria de Piaget, características como preponderância do
pensamento lógico, objetivo, menos egocêntrico, reversível, com capacidade de
compreensão da noção de conservação e, entretanto, condicionado ainda a
observação para atingir a compreensão, pertencem à etapa do desenvolvimento
cognitivo denominada operatório-concreta.
A atuação docente é um diferencial fundamental para propiciar
ao aluno uma aprendizagem significativa. Uma das atitudes que o docente deve
tomar e que contribuem para esse fim é identificar quais subsunçores são relevantes
para a nova aprendizagem.
O pensamento filosófico referente à relação educação e
sociedade expressa três tendências básicas. Uma dessas tendências possui uma
visão crítica da educação e a entende como elemento da própria sociedade,
determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos.
Entretanto, não traça um modo de agir para a educação intervir na sociedade.
Essa referida tendência filosófico-política compreende a educação como a reprodução .
Nos últimos anos, uma modalidade de bullying relativamente
nova que ganha espaço nas discussões sobre o tema é o cyberbullying. Essa modalidade
possibilita mais facilmente a realização das agressões de forma anônima e indireta.
No projeto político-pedagógico, o marco referencial consiste no posicionamento político da escola, em que
ela expressa o que almeja ser na sua ação educativa.
De acordo com a Lei nº 9.394/1996 (LDB), Capítulo II
referente à educação básica o ensino
fundamental gratuito possui duração de nove anos iniciando-se aos seis anos.
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