domingo, 1 de maio de 2016

Conhecimentos Pedagógicos


Há uma distinção estabelecida entre vários níveis de currículo, cada qual com suas especificidades. Sobre o currículo formal,  são diretrizes normativas prescritas.

Sobre o erro, Hoffmann (2012) considera “a análise da postura do educador diante dos erros observados nas tarefas mais sérias do que estudos sobre elaboração de instrumentos de avaliação.” Nesse fragmento, a autora expressa que a forma como se observa o erro do aluno é mais relevante do que o estudo de métodos para a construção de exercícios. Em uma visão construtivista do erro é   importante estudar as dificuldades dos alunos na realização das tarefas, pensando em como esses compreendem o que foi proposto.  

A tendência pedagógica liberal que possui a finalidade de subordinar a educação à demanda social de recursos humanos, ou seja, possui como filosofia o desenvolvimento econômico através da qualificação de mão de obra, conceitua-se como:  tecnicista

Na teoria de Piaget, características como preponderância do pensamento lógico, objetivo, menos egocêntrico, reversível, com capacidade de compreensão da noção de conservação e, entretanto, condicionado ainda a observação para atingir a compreensão, pertencem à etapa do desenvolvimento cognitivo denominada  operatório-concreta.


A atuação docente é um diferencial fundamental para propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa. Uma das atitudes que o docente deve tomar e que contribuem para esse fim é  identificar quais subsunçores são relevantes para a nova aprendizagem.  

O pensamento filosófico referente à relação educação e sociedade expressa três tendências básicas. Uma dessas tendências possui uma visão crítica da educação e a entende como elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. Entretanto, não traça um modo de agir para a educação intervir na sociedade. Essa referida tendência filosófico-política compreende a educação como a  reprodução .

Nos últimos anos, uma modalidade de bullying relativamente nova que ganha espaço nas discussões sobre o tema é o cyberbullying. Essa modalidade possibilita mais facilmente a realização das agressões de forma  anônima e indireta.

No projeto político-pedagógico, o marco referencial consiste  no posicionamento político da escola, em que ela expressa o que almeja ser na sua ação educativa.

De acordo com a Lei nº 9.394/1996 (LDB), Capítulo II referente à educação básica  o ensino fundamental gratuito possui duração de nove anos iniciando-se aos seis anos.

De acordo com Libâneo (2008), “há vários sentidos de competência e o mais conhecido está ligado a uma visão economicista segundo a qual a busca da produtividade econômica requer pessoas competentes, isto é, pessoas tecnicamente eficientes”. Entretanto, o autor afirma ainda, que o sentido de competência no processo de elaboração da proposta curricular e do planejamento docente é outro. Sobre a abordagem de competência no planejamento e prática escolar   esta se refere à relação significativa e operativa do aluno com o conteúdo.

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