quarta-feira, 18 de maio de 2016

Metodologia e Prática da Matemática



Pelos resultados das avaliações escolares nacionais,a aquisição do conhecimento matemático vem se tornando cada vez uma aquisição improdutiva,mostrando que são poucos que conseguem apropriar-se do saber matemático como um conhecimento vivo.

Sobre a importância do jogo na matemática,podemos concluir que: extrai das atividades materiais suficientes para gerar conhecimento, e fazer com que os estudantes pensem com certa motivação.

O erro quase sempre foi tratado como um fracasso e por causa disso conduzido a alguma espécie de punição. O erro na escola tem recebido um tratamento cruel,sentencioso e, na maioria das vezes,acaba sendo colocado como peça coadjuvante do cotidiano do contexto pedagógico. O professor deve compreender que ao chegar a um resultado considerado ''errado'',o aluno está representando o seu entendimento da construção de um determinado conceito adquirido por ele e pode estar atrelado a dificuldade de interpretação do texto.

O erro oferece pistas sobre a construção do conhecimento. Os conteúdos descritos nos PCN´s,não devem ser entendidos como uma lista,neles existe a necessidade de se entender a palavra conteúdos sob perspectivas mais amplas.  Além da dimensão conceitual procura-se a identificar e trabalhar a dimensão procedimental e atitudinal e, para tanto,existem uma maior valorização da compreensão das ideias matemáticas e da forma como elas serão utilizadas,do que na própria sistematização dessas ideias,que muitas vezes encontram-se sem maiores significados. Dentre os objetivos do ensino da Matemática para o ensino fundamental,a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais,se inclui o de: interagir com seus pares de forma cooperativa,trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos.

Para que serve o conhecimento matemático?  Para utilizá-los com muito mais eficiência e empregá-los em situações necessárias no cotidiano,para acessar manuais úteis para crescer na sua profissão,seja ela qual for,para melhorar a qualidade de vida.

Sobre a seleção e organização dos conteúdos matemáticos,podemos afirmar que devemos fazer a articulação entre os diferentes blocos de conteúdos,dar maior ênfase aos conteúdos considerados mais relevantes,incorporar elementos específicos de cada realidade.

A estatística passou a partir de 1997 com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a fazer parte do ensino fundamental.  Esta temática como um dos princípios norteadores,reconhecer a importância das diferentes formas de representar as informações matemáticas e a sua relação significativa com a realidade do aluno.

A educação matemática não é vista como uma linguagem capaz de traduzir a realidade e estabelecer suas diferentes mudanças e implicações. A matemática tem sido concebida e tratada como conhecimento congelado,criando barreiras entre o educando e o objeto de estudo por não possuir a dinâmica do mundo na qual o mesmo está inserido.




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