sexta-feira, 13 de maio de 2016

Conhecimentos Pedagógicos


A Educação Especial é uma das quatro modalidades da educação no Brasil.

A Educação Especial também é dever do Estado.

Numa visão ampla  se caracteriza como aluno com necessidades educativas especiais:

alunos com deficiência visual;
 alunos com Síndrome de Down;
 alunos com autismo;
 alunos superdotados.

O Artigo 58 da Lei n° 9394/95 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB) afirma que: “Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. §1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de educação especial”.

O artigo afirma que terá nas classes comuns professores intérpretes das linguagens e códigos;  

Os fonoaudiólogos são partes importantes no apoio aos alunos com necessidade educacional especial;

O aluno com necessidade educacional especial tem o direito de ter um professor que esteja preparado para procedimentos hospitalares;

A sala de recurso é parte importante no apoio a educação dos alunos com necessidade educacional especial.

O Artigo 59 da Lei n° 9394/95 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB) afirma que Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais, todos os benefícios abaixo citados,  currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
 professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
 educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;

Na educação primitiva as crianças aprendiam:  pela imitação;

Na época medieval, a língua adotada pelas escolas era:  o latim;

Mentores de ideias que influenciaram a educação realista,  Galileu Galilei; Nicolau Copérnico;  Isaac Newton;  René Descartes.

A educação no período do Renascimento tem grande interesse pelas educações:   romana e grega.  

 Os saberes desenvolvidos na Educação do Egito antigo foram:

 Geometria
 Matemática
 Astronomia


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