A Educação Especial é uma das quatro modalidades da educação
no Brasil.
A Educação Especial
também é dever do Estado.
Numa visão ampla se
caracteriza como aluno com necessidades educativas especiais:
alunos com deficiência visual;
alunos com Síndrome de
Down;
alunos com autismo;
alunos superdotados.
O Artigo 58 da Lei n° 9394/95 (Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional - LDB) afirma que: “Entende-se por educação especial, para os
efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida
preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de
necessidades especiais. §1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio
especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela
de educação especial”.
O artigo afirma que terá nas classes comuns professores
intérpretes das linguagens e códigos;
Os fonoaudiólogos são partes importantes no apoio aos alunos
com necessidade educacional especial;
O aluno com
necessidade educacional especial tem o direito de ter um professor que esteja
preparado para procedimentos hospitalares;
A sala de recurso é
parte importante no apoio a educação dos alunos com necessidade educacional
especial.
O Artigo 59 da Lei n° 9394/95 (Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional - LDB) afirma que Os sistemas de ensino assegurarão aos
educandos com necessidades especiais, todos os benefícios abaixo citados, currículos, métodos, técnicas, recursos
educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
terminalidade
específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a
conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração
para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
professores com
especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado,
bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses
educandos nas classes comuns;
educação especial para
o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive
condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no
trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem
como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística,
intelectual ou psicomotora;
Na educação primitiva as crianças aprendiam: pela imitação;
Na época medieval, a língua adotada pelas escolas era: o latim;
Mentores de ideias que influenciaram a educação realista, Galileu Galilei; Nicolau Copérnico; Isaac Newton; René Descartes.
A educação no período do Renascimento tem grande interesse
pelas educações: romana e grega.
Os saberes
desenvolvidos na Educação do Egito antigo foram:
Geometria
Matemática
Astronomia
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