sábado, 3 de outubro de 2020

Pedagogia Para Concursos

 A globalização é visível no processo de entrelaçamento da economia mundial por meio de mercados comuns ou de blocos econômicos, na deflagração da abertura econômica e competição internacional e na cadeia de produção. Embora pareça contraditório, a globalização traz em seu bojo uma forte tendência de exclusão social, isto porque sua fundamentação é sustentada pela idéias capitalistas e neoliberais, o que pode provocar um fortalecimento dos mais poderosos.  O mundo atual apresenta um paradoxo entre as facilidades de acesso aos instrumentos de comunicação que viabilizam a interação e a socialização dos conhecimentos e a ignorância e pobreza, que assolam uma grande parte da humanidade.

Interdisciplinaridade é a interação e integração de conceitos, idéias e conteúdos das ciências, das terminologias, da metodologia de ensino e dos dados de organização dos conhecimentos.

Atualmente, encontram-se disponíveis várias plataformas virtuais de domínio público que podem ser utilizadas na EAD. A popularização do computador e da Internet tem contribuído bastante para a expansão de uma EAD de qualidade.

A EAD é uma forma de democratização da educação e, por isso, deve ser valorizada em sua singularidade, incentivando-se a pesquisa e os estudos específicos acerca dessa metodologia de ensino. Um dos papéis importantes do governo é proporcionar políticas públicas que possibilitem o acesso de um número cada vez maior de pessoas a essa metodologia de ensino.  Atualmente existem vários níveis de EAD no Brasil, inclusive na EJA e na educação profissional.

A educação a distância (EAD) é uma metodologia de ensino cada vez mais popularizada no Brasil. A grande extensão territorial do país tem sido um dos motivos mais fortes no convencimento dos educadores sobre a necessidade do fortalecimento da oferta de educação de qualidade nos vários níveis de ensino proporcionados pela EAD.

A EAD exige dos profissionais da educação uma nova postura diante das metodologias de ensino e do desenho pedagógico dos cursos. Atenção especial deve ser focada nos padrões de qualidade e por isso deve haver grande investimento na capacitação de professores nessa metodologia de ensino.


O conteúdo determina o método, pelo fato de ser a base informativa correta para atingir os objetivos.

Um plano de ensino deve incluir  referências, justificativas, conteúdos, objetivos específicos e gerais e metodologia.

No início da década de 60 do século passado surgiram diversos movimentos de educação popular no Brasil, preocupados com a promoção do povo a partir da conscientização política. A ênfase desses grupos ora era colocada na alfabetização, ora na educação de base, mas sempre no sentido de difusão e preservação da cultura. Desses movimentos, nasceu uma teoria educacional de alfabetização, original e inovadora, que posteriormente teve repercussão mundial. Com o golpe militar de 1964, essas atividades foram extintas por serem acusadas de subversivas. O educador brasileiro que se destacou nesses movimentos foi  Paulo Freire.

Os princípios básicos da andragogia incluem a efetivação do processo educativo por meio de situações e não por disciplinas, a construção do currículo em função da necessidade do estudante, a experiência do aprendiz como fonte de maior valor.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.o 9.394/1996, a educação de jovens e adultos (EJA) deve ser proporcionada a todos os que não tiveram acesso aos estudos em idade apropriada, oferecendo exames de conclusão do ensino fundamental aos maiores de quinze anos e do ensino médio aos maiores de dezoito anos.

O construtivismo pós-piagetiano começou a existir antes mesmo de Piaget morrer. As descobertas que ampliam os conceitos apresentados por esse autor e se configuram como pós piagetianas incluem a introdução do desejo como um dos elementos essenciais do ser humano.

A criança nasce sem nenhum moralismo, não é boa nem má. O contexto em que ela estabelece suas relações vai definindo sua competência de julgar. A construção da consciência moral é uma das principais preocupações de Piaget.

O homem é um ser racional. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que todo homem já nasce com a capacidade racional e que, independentemente de suas relações, ele torna-se, em algum momento, racional e essa afirmação acerca da racionalidade do homem tem suas raízes no pensamento iluminista, o qual é negado pelos pensadores adeptos do construtivismo, que acreditam que o homem é um ser com pré disponibilidades racionais, pois fazer uso da razão não é uma capacidade transmitida pelo DNA.

Caracterizar aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolveram durante a vida de um indivíduo, relacionando-as com as capacidades individuais de aprender, é uma idéia marcante do pensamento teórico de Vygotsky.

O controle da aprendizagem passa pelo controle das ações dos alunos. O trabalho docente deve considerar a ajuda aos alunos na realização das tarefas dosar as ações de ajuda e controle constitui uma boa medida para que a aprendizagem aconteça com sucesso. Normas claras e explícitas contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho.

A administração de disciplina é um aspecto de grande importância em sala de aula A autoridade máxima em sala de aula deve ser o professor, que, por meio de imposição, deve controlar todas as possíveis manifestações que possam colocar em risco a ordem do ambiente.  A autoridade do professor deve-se manifestar no domínio do conteúdo, nos métodos de ensino, no trato com a classe e nas diferenças individuais entre alunos.  A autoridade moral se manifesta no conjunto de qualidades do professor: dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e traços de caráter.

O trabalho docente se caracteriza por um constante vaivém entre as tarefas cognitivas colocadas pelo professor e o nível de preparo dos alunos para resolverem as tarefas para que haja uma boa interação entre professor e aluno, o professor deve apresentar os objetivos, os temas e as tarefas de forma clara e compreensível, esforçando-se em formular questões compreensíveis para os alunos.

Muitos professores contribuem para aumentar as desvantagens trazidas pelos alunos em decorrência de suas condições sociais de origem, tachando as crianças de burras ou convencendo seus pais de que elas não têm perfil para os estudos.

O estudo é uma atividade cognitiva que se realiza por meio de tarefas e ações cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos e  ensinar a pensar é uma das tarefas primordiais do professor, independentemente da área de atuação em que se concentre sua disciplina.

Na concepção democrático-participativa, ao se planejar um currículo,  é necessário considerar a garantia de uma base cultural comum e uma base de formação moral de práticas de cidadania. Deve-se constituir um espaço de síntese entre a cultura articulada e as experiências concretas dos alunos, sem perder de vista o espaço democrático na organização escolar.

Vários autores concordam que existem pelo menos três tipos de manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto.  O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.

Em educação, o conceito de currículo é um dos mais complexos. Talvez o caminho mais direto para sanar esse tipo de problema seja o de precisar as funções do currículo e seu papel nas atividades educativas.

Conforme a teoria desenvolvida por Phelipe Perreoud, habilidades são conjuntos de comportamentos referidos ao saber fazer. Competências são agrupamentos de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das habilidades adquiridas em situações diversas. Entre as competências, habilidades e atitudes dos profissionais da educação incluem-se a participação ativa em grupos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de liderança e compreendendo os processos evolutivos nas inovações organizacionais, pedagógicas e curriculares e o aprendizado da tomada de decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, elaborando planos e projetos de ação, sem deixar de pesquisar constantemente.

A gestão democrático-participativa prevê a articulação das relações humanas na interação de pessoas com diferentes cargos que compartilham objetivos comuns, tomando decisões de forma pública, participativa e solidária. Para assegurar tais práticas, as competências do pedagogo incluem a formação de uma boa equipe de trabalho.  construção de uma comunidade democrática de aprendizagem.  promoção de ações de desenvolvimento profissional.  envolvimento dos alunos e dos pais na solução de problemas e na proposição de decisões e  fortalecimento de formas de divulgação e de difusão das informações.

A pesquisa participante trabalha na perspectiva da práxis, o que a conduz a uma concepção de conhecimento aproximado, apropriado para a análise da complexidade da sociedade, e demonstra a limitação da objetividade a que, muitas vezes, o método científico é reduzido.

A pesquisa participante constitui-se como processo educativo. Isso ocorre por meio da interação dialética do processo de construção do conhecimento em que os conhecimentos já existentes no pólo pesquisado e no pesquisador são compartilhados.

 A combinação converte conhecimentos explícitos individuais em conhecimento explícito da organização.

O cognitivismo como teoria da aprendizagem de David Ausubel ancora-se, fundamentalmente, no princípio da aprendizagem significativa.

O ensino militar é regulado em lei específica, admitida a equivalência de acordo com as normas dos sistemas de ensino e as creches existentes antes da aprovação da LDB, em 1996, foi dado o prazo de 3 anos para que se integrassem aos respectivos sistemas de ensino.  Após o fim da denominada década da educação, somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço.

A gestão educacional fundamentada nos princípios e proposições da administração científica de Taylor e gerencial de Fayol materializou-se na administração tecnicista da educação.  Um dos mecanismos de aplicação da gestão democrática da educação, é a implantação de conselhos escolares, dos quais participam, obrigatoriamente, as comunidades escolar e local , gestão democrática do ensino público se expressa, na escola, também pelos progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira que devem ser assegurados pelos sistemas de ensino aos estabelecimentos que os integram.

De acordo com o modelo de comunicação organizacional tradicional, o comportamento pode ser medido, padronizado e classificado e a comunicação mantém uma relação direta com a eficiência organizacional e transferência de informação, cabe ao emissor definir o significado das mensagens e a comunicação é um processo assimétrico e linear.

No nível tático, que está diretamente relacionado às principais divisões e funções da organização, definem-se os objetivos da organização.  As atividades, os recursos e as formas de controle da organização são definidas no nível operacional, que apresenta os menores riscos em função de ser realizado em curto prazo.  Os níveis tático e operacional vinculam-se às atividades meio, já o nível estratégico, às atividades fim, principalmente.

Quanto à estrutura de sua intervenção, a participação pode ser executiva, hipótese em que se trabalha com o princípio da cogestão ou com entidades de utilidade pública.

Segundo o estilo democrático, a cooperação é a principal atitude do grupo e a tomada de decisão é compartilhada por toda a equipe. 

 A CF estabelece a obrigatoriedade de elaboração de um plano nacional de educação com o objetivo de integrar as ações do poder público com vistas à universalização do atendimento escolar.

A CF prevê a possibilidade de coexistência de instituições públicas e privadas de ensino, desde que observadas as condições estabelecidas em lei.

A atribuição de sentido a um processo avaliativo vai além da explicitação da sua finalidade. Pelo seu caráter reflexivo e político, deve também explicitar que a avaliação pode ser utilizada para excluir ou punir.  Adotar procedimentos metodológicos interrelacionados é uma forma de assegurar a consistência interna e externa do processo de avaliação e a ampliação da sua qualidade.  Um dos pressupostos da avaliação é a transparência na comunicação. Por isso, os envolvidos no processo avaliativo devem ter acesso aos seus resultados, para se evitar o esvaziamento das ações a serem implementadas posteriormente.

Em uma organização, o PPP delineia de forma coletiva a competência principal esperada pelo grupo de atores envolvidos naquele processo e, por ser elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia de aperfeiçoamento permanente da qualidade esperada em um processo educativo.

A concepção técnico-científica acentua a divisão técnica do trabalho escolar e a concepção democrático-participativa, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

A concepção de PCNs está diretamente relacionada à questão federativa brasileira, considerando-se que o papel da União é emanar referenciais que garantam a soberania do país pela união de suas entidades federadas que, por sua vez, detêm certa autonomia conferida pela Constituição Federal.

A pesquisa participante é concebida e realizada para se solucionar um problema coletivo.  Na pesquisa participante, as relações comunicativas com pessoas ou grupos envolvidos na situação investigada são fundamentais para que o pesquisador seja mais facilmente aceito.  Com a pesquisa participante, tenta-se resolver a tensão contínua entre o processo de geração de conhecimento e o seu uso por intelectuais e trabalhadores.

Segundo o Decreto n.º 5.622/2005, a educação básica pode ser oferecida na modalidade a distância exclusivamente para complementação de aprendizagem ou em situações emergenciais.

Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.

Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.

A educação corporativa é um componente importante da gestão do conhecimento que atua com o fim de que todos os envolvidos no processo adquiram qualificação que assegure os objetivos empresariais.

O principal referencial epistemológico da pedagogia crítica é o pensamento marxista, razão pela qual o trabalho, em sua dimensão histórica e filosófica, é considerado, para essa tendência pedagógica, a categoria central.

Segundo Althusser, as classes sociais lutam para conquistar o poder do Estado e usá-lo como aparelho repressivo. Paralelamente a essa realidade, há, segundo o autor, uma outra, denominada aparelhos ideológicos do Estado, entre eles a escola.  Bourdieu, ao tratar da função social da educação a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, considera que os sistemas educacionais cumprem a função estratégica de reprodução da cultura e da estrutura de classes.

Um sistema de comunicação bilateral com consultas para elaboração do planejamento não deve ser denominado planejamento participativo.  O planejamento participativo é contrário ao princípio da meritocracia, segundo o qual há especialistas detentores de informações qualificadas e técnicas mais adequadas a cada situação em que o planejamento é requerido.

O planejamento educacional participativo permite articular as diferenças presentes no coletivo da instituição em prol de um projeto comum, de forma que a participação e o envolvimento de todos produza compromissos com as decisões tomadas.

É competência da unidade escolar o controle da freqüência mínima exigida para aprovação — 75% do total de horas letivas — conforme as disposições do seu regimento e das normas do sistema de ensino respectivo.

Segundo a pedagogia liberal, a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.  A pedagogia progressista parte da análise crítica das realidades sociais e trabalha com as finalidades sociopolíticas da educação.  A pedagogia liberal considera relevante a igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições.

A pedagogia progressista libertadora é caracterizada por considerar a realidade como mediadora do processo de aprendizagem, que é significativa apenas se for resultado de uma aproximação crítica dessa realidade.

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