- Eu, o outro e nós.
- Corpo, gestos e movimentos.
- Traços, sons, cores e formas.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. A BNCC na educação infantil prevê um fortalecimento das ciências duras em relação às humanas. Os alunos serão incentivados a estudar tabelas, gráficos e a criar bancos de dados, deixando de lado as disciplinas que promovem a análise e a visão crítica do mundo em que vivem.
- Mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e sócio emocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.”
- O intuito é promover e garantir e pleno desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos estudantes. Portanto, o documento também é uma ferramenta para fundamentar a qualidade da educação ao estabelecer os níveis de desenvolvimento que todos os alunos têm o direito de acesso.
- Documento de caráter normativo que define o
conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, dos
jovens e dos adultos no âmbito da Educação
Básica escolar.
De acordo com a LDBEN, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao
ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.
De acordo com a LDBEN, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao
ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de conviver, participar, expressar e brincar.
Segundo a BNCC, para garantir o desenvolvimento das competências específicas do
ensino fundamental, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas
habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento, que estão entendidos como conteúdos, conceitos e processos.
Considerando que a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) é um documento normativo que se aplica à
educação escolar e que está orientada por princípios
éticos, políticos e estéticos ela define o conjunto orgânico e progressivo
de aprendizagens essenciais que todos os
alunos devem desenvolver ao longo das etapas
e modalidades da Educação Básica.
A BNCC integra a política nacional da Educação
Básica sendo referência nacional para a
formulação dos currículos dos sistemas e das
redes escolares e das propostas pedagógicas
das instituições escolares.
A BNCC está ancorada em dois fundamentos
pedagógicos, quais sejam, o foco no
desenvolvimento de competências e o
compromisso com a educação integral.
“A BNCC (Base Curricular Comum Curricular) afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação
integral. Reconhece, assim, que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o
que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões
reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir
uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como
sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e
desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades.
Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática
coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades. Independentemente da
duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à
construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades,
as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. Isso
supõe considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas
formas de existir.
Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está
comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens
sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios
da sociedade contemporânea. Isso supõe considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas
juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir.”
Entre as competências gerais da educação
básica, traçadas pela Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), consta a de:
- Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar
e defender ideias, pontos de vista e decisões
comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o
consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação
ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta.
Propor ações que estimulem a afirmação
de valores e contribuam para a formação
de um indivíduo capaz de transformar a
sociedade, tornando-a mais humana,
socialmente justa e, também, voltada
para a preservação da natureza;
Um dos trechos mais relevantes da BNCC
trata sobre os Campos de Experiência, cinco
pontos que instigam a reflexão dos educadores
sobre quais são as experiências fundamentais
para que a criança aprenda e se desenvolva
integralmente.
Coloca ênfase nas experiências das crianças em
situações de brincadeiras, nas quais exploram o
espaço com o corpo e as diferentes formas de
movimentos. A partir daí, elas constroem
referenciais que as orientam em relação a
aproximar-se ou distanciar-se de determinados
pontos, por exemplo. O Campo também valoriza
as brincadeiras de faz de conta, nas quais as
crianças podem representar o cotidiano ou o
mundo da fantasia interagindo com as narrativas
literárias ou teatrais. Corpo, gestos e movimentos.
A BNCC de Educação Infantil estabelece seis
direitos de aprendizagem. Para contemplá-los, o
professor precisa sempre tê-los em mente para
garantir que as experiências propostas estejam de
acordo com os aspectos considerados
fundamentais no processo.
“Brincar cotidianamente de diversas formas, em
diferentes espaços e tempos, com diferentes
parceiros (crianças e adultos), ampliando e
diversificando seu acesso a produções culturais,
seus conhecimentos, sua imaginação, sua
criatividade, suas experiências emocionais,
corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas,
sociais e relacionais”.
(Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao#os-fundamentos-pedagogicos-da-bncc)
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