sábado, 17 de outubro de 2020

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA CONCURSOS 👩‍🏫

 Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.  E o ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.  O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.  O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental.

O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.  O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.  O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental.  De acordo com a LDBEN, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de Educação Física ,Arte, Sociologia e filosofia.  E para efeito de cumprimento das exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer competências e firmar convênios com instituições de educação a distância com notório reconhecimento, mediante as seguintes formas de comprovação, demonstração prática,  Experiência de trabalho supervisionado ou outra experiência adquirida fora do ambiente escolar.  Atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino credenciadas.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), políticas sociais básicas, serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social de garantia de proteção social e de prevenção e redução de violações de direitos, seus agravamentos ou reincidências, são linhas de ação da política de atendimento.

De acordo com o ECA, é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo:  Pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

Segundo o Plano Nacional de Educação, as metas previstas no PNE deverão ter como referência, além do censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD.

 O Plano Nacional de Educação (PNE), a meta 3 tem como base, universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).

Segundo a BNCC, na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver, quais sejam, Conviver, Participar, Expressar, Brincar, e para garantir o desenvolvimento das competências específicas do ensino fundamental, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento, que estão entendidos como, Conteúdos, conceitos e processos.

Segundo Cortella, os principais desafios da educação pública brasileira são, a democratização do acesso e da permanência na educação básica, isto é, aumentar cada vez mais o número de pessoas em qualquer idade na educação básica e tudo aquilo que deveria ser obrigatório, e, em segundo lugar, que essas pessoas não só entrem como permaneçam dentro da escola.  A ideia de democratização da gestão, isto é, que as comunidades pedagógicas – pais, alunos, professores e funcionários – tenham presença ativa dentro do equipamento escolar.  Uma nova qualidade de ensino em relação ao tempo que vivemos com uma modificação das condições de trabalho docente e de formação continuada de modo que a gente faça melhor aquilo que a gente precisa fazer.

Para Moran, alguns componentes são fundamentais para o sucesso da aprendizagem – a criação de desafios, atividades, jogos, que realmente tragam as competências necessárias para cada etapa e que ofereçam recompensas estimulantes, combinem percursos pessoais com participação significativa em grupos, se insiram em plataformas adaptativas, reconheçam cada aluno e ao mesmo tempo aprendem com a interação.

Segundo Moran, as escolas que nos mostram novos caminhos estão mudando o modelo disciplinar por modelos mais centrados em aprender ativamente com problemas, desafios relevantes, jogos, atividades e leituras, combinando tempos individuais e tempos coletivos, projetos pessoais e projetos de grupo. Isso exige uma mudança que envolve a, configuração do currículo, participação dos professores, organização das atividades didáticas, organização dos espaços e tempos.

A Educação prepara o aluno para lidar com a quantidade de informações disponíveis.  Desenvolve habilidades exigidas no mercado de trabalho.  Prepara o aluno para o trabalho em equipe.

Para Martha Gabriel, o professor exerce um papel essencial nesse novo mundo digital, não mais como um “provedor de conteúdos”, mas funcionando como um catalisador de reflexões e conexões para seus alunos nesse ambiente mais complexo.

Segundo Hoffmann, para muitos professores, antes valia o ensinar. Hoje a ênfase está no aprender. Isso significa uma mudança em quase todos os níveis educacionais, currículo, Gestão escolar, Organização da sala de aula, Tipos de atividades a serem trabalhadas com os alunos.

Para Hoffmann, a avaliação mediadora exige, prestar muita atenção no aluno, propor questões novas e desafiadoras, saber ouvir os argumentos dos seus alunos.

De acordo com Vasconcellos, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma, refletida, consciente, sistematizada, orgânica.  Quanto ao papel do gestor na construção do PPP , Vasconcellos observa que a gestão envolve estratégias, nas quais a comunicação exerce papel fundamental como ponto de partida para que todos se entendam.   Discutir soluções possíveis e promover negociações, Assumir responsabilidades e deixar que os outros também assumam, Valorizar os aspectos positivos do grupo, deixando claras as suas intenções para com a escola e zelar pela total transparência de todas as ações.

Para vários investigadores e teóricos da área, a brincadeira na educação infantil significa para a criança,

uma ampliação maior da imaginação quando são disponibilizados brinquedos e atividades lúdicas para ela.

A construção da escrita é uma caminhada processual que demanda o aproveitamento do erro como estratégia didática, pois este tem um papel importante na aprendizagem do aluno.

As experiências e pesquisas sobre a qualificação da escola mostram aspectos importantes no que diz respeito à transformação da escola, ao mesmo tempo em que se vive um mundo cheio de mudanças em diferentes setores. Para Murillo (2007), é necessário considerar que muito ainda está para ser construído e experimentado, o que mostra que é fundamental, rever a organização física e simbólica dos espaços de aprendizagem, diversificando-os e enriquecendo-os.

É importante considerar, ao pensar no papel dos espaços na escola infantil, que, a descentralização da figura da professora no espaço propicia a ampliação das competências da criança.

Nas últimas décadas, surgiram novas exigências para a educação e, consequentemente, para a escola. Além disso, historicamente, diferentes experiências e propostas pedagógicas mostraram diferentes olhares em relação a como ensinar e para que ensinar, nesse sentido  Dewey afirma que a escola não é um lugar de preparação para a vida, mas um espaço de vida, onde os alunos desenvolvem as suas experiências escolares adquiridas, as reconstroem continuamente e desenvolvem outras novas.


Nóvoa (2006), ao defender a escola centrada na aprendizagem, afirma que o professor precisa exercer uma prática com um trabalho de cooperação dos alunos dentro da sala de aula, na sala de aula, o professor é mais um organizador das diversas situações da aprendizagem, é preciso abrir a possibilidade para que o professor não seja o único que ensina na sala de aula.

O problema da aprendizagem da leitura e da escrita tem sido exposto como uma questão de métodos, pois a preocupação dos educadores está voltada para a busca do melhor método ou do mais eficaz.

Na aprendizagem da leitura e da escrita ler equivale a decodificar o escrito em som.  No método fonético, o processo consiste em iniciar pelo fonema, associando-o a sua representação gráfica.  Sabe-se que em nenhum sistema de escrita existe uma total coincidência entre a fala e a ortografia, logo, o recomendado é começar com aqueles casos de “ortografia regular”, ou seja, palavras em que a grafia coincide com a pronúncia.

O método sintético insiste, fundamentalmente, na correspondência entre o oral e o escrito, ou seja, o som e a grafia.

A avaliação na educação infantil, de acordo com a maioria dos autores, como, por exemplo, Hoffmann, Bassedas e Kramer, acontece sob a perspectiva de acompanhar a vida escolar das crianças, em seus diferentes aspectos.  Avaliar na "perspectiva de acompanhamento" significa que o professor precisa observar e estar atento às ações e reações das crianças, propor, interagir e ser interpelado, notar os tantos jeitos provisórios e insistentes de ser da criança.

A escola de hoje necessita mostrar e propor respostas metodológicas e de aprendizagem em relação às novas exigências contemporâneas. Libâneo (2015) mostra que a investigação didática atual tem destacado algumas ações pedagógico-didáticas, que são compatíveis com as propostas educacionais de caráter emancipatório, dentre as quais, destaca-se, um papel ativo dos sujeitos da construção da aprendizagem, ou seja, professor e aluno cúmplices perante os objetos de conhecimento por meio do diálogo.

Em relação ao sentido da aprendizagem, Piletti (2013) afirma que alguns aspectos são importantes e precisam ser considerados. Um deles é  a utilidade da aprendizagem.


BONS ESTUDOS!    👨‍🏫


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