segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Pedagogia Para Concursos!

 

A resposta ao problema de fragmentação e alienação do currículo deve basear-se em análise feita localmente, de modo a atender a necessidades locais, embora existam políticas educacionais e projetos pedagógicos que em seus objetivos gerais apresentam como sua finalidade a formação do ser humano cidadão, atuante e protagonista na construção de sua própria história social, essas mesmas políticas impõe, de fato, modelos educacionais que buscam cada vez mais a alienação e a exclusão do ser humano. Dessa forma é de extrema importância refletir sobre essa consciência, motivada em diferentes espaços de formação do homem – principalmente na escola, pois a mesma assume papel essencial uma vez que é através dela que se dá a construção de uma sociedade que permitirá que os homens sejam efetivamente livres.

A leitura é uma atividade-elo que transforma os projetos de um professor em projetos interdisciplinares e a construção de um projeto político-pedagógico, obrigação legal que cada escola tem de atender, e deve ser pautada principalmente no planejamento participativo.

A elaboração de projetos pedagógicos deve respeitar os princípios da liberdade e os ideais de solidariedade humana, bem como a formação integral do educando, entre outros princípio.

O tipo de jovem que se pretende formar nessa comunidade deve ser autônomo como pessoa; participativo e solidário como cidadão; produtivo como profissional.

Com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania. 

Essa ação empreendedora é aquela capaz de transformar sonhos em visões e visões em realidade.


Há materiais audiovisuais que podem servir simultaneamente a duas vertentes de trabalho com língua portuguesa em sala de aula: abordagem textual e a estrutura da linguagem.

 A escola tem um papel importante na orientação dos alunos e deve ser um espaço de mediação entre os programas de TV e as crianças e jovens.  Um dos objetivos da exibição de um vídeo em uma aula é o de estimular o estudo posterior do tema abordado.


O PROINFO tem como objetivo principal permitir aos professores e alunos da rede pública acesso à telemática como uma ferramenta de melhoria da qualidade do ensino.

No desenvolvimento de tecnologias educacionais, empregam-se, sucessivamente, ferramentas do tipo: texto escrito, televisão e áudio; sistemas de multimeios; e comunicação mediada pelo computador.  A tecnologia educacional é um veículo que transporta um meio que, por sua vez, constitui uma forma particular de apresentar e organizar o conhecimento.  A TV Escola é apoiada por uma linha editorial e oferece, aos sábados e domingos, o programa Escola Aberta.

A associação de projetos de EaD de larga escala a instituições de ensino convencionais locais facilita o tratamento de problemas oriundos de diferenças culturais.

 A EaD, por sua flexibilidade e economia de escala, tem sido utilizada como uma resposta alternativa a desafios políticosociais, econômicos e pedagógicos.


O material didático utilizado nos cursos à distância poderá ser apresentado em vários suportes e ajustar-se à comunicação educacional multimídia.

A elaboração de textos para a EaD tem de partir de pressupostos corretos quanto aos antecedentes socioculturais e sociolingüísticos dos educandos.

O texto adequado na EaD muitas vezes tem um caráter parafrástico na medida em que se presta à mediação entre textos acadêmico-científicos e os leitores.

A cultura organizacional e do poder nas organizações, e a idéia de investigação e mensuração da cultura implica a sua operacionalização prévia, determinando seus componentes e maneiras de mensurá-los.

 Toda organização possui tendência a suprimir alguns conflitos e a explorar outros. Os influenciadores organizacionais são definidos como grupos de indivíduos que se alinham em nome de interesses comuns.

A linguagem utilizada nas organizações pode ser vista como um catalisador para focalizar e desenvolver interesses e pontos de vista.

A hierarquização impede o fluxo eficaz de informações e favorece o trabalho isolado dos setores.  Traçar o início e a difusão de uma linguagem e de símbolos pela organização e a freqüência do seu uso pode fomentar a análise da integração e da desintegração da organização e de seus subsistemas.


A lógica da avaliação de treinamento afirma que um aprendiz satisfeito com o curso (reação) aprenderia melhor (aprendizagem) e aplicaria em seu trabalho os conhecimentos adquiridos (comportamento do cargo); essa aplicação, por sua vez, produziria efeitos positivos nos grupos e na organização (impacto na organização), o que poderia melhorar a qualidade de produtos/serviços (valor final).

O sucesso de um curso avaliado positivamente no nível de reação não produz necessariamente o mesmo resultado no desempenho do profissional e na equipe de trabalho.  Se houve efeito do treinamento no grupo de trabalho e na organização, pode-se inferir necessariamente que o treinamento estava vinculado às metas grupais e organizacionais pretendidas.

Os alinhamento da área de gestão de pessoas com as metas e os objetivos estratégicos da organização é preceito fundamental para a gestão por competências.

Os índices de rotatividade são medidas sazonais e relativas que podem ser provocados pela organização para gerar substituições freqüentes e necessárias ao gerenciamento de pessoas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam que a escola, mesmo pertencendo a um sistema público, precisa elaborar e gerenciar projetos que atendam às necessidades específicas de seus alunos, voltar-se para a comunidade em que se insere e acompanhar os avanços científico-tecnológicos de projetos pedagógicos.


Os erros e dificuldades expressos pelos alunos, e que tradicionalmente trazem como conseqüência a nota baixa, precisam ser encarados como etapas — não lineares nem necessariamente sucessivas — dos processos individuais e coletivos da construção do conhecimento. Representam aquilo que o aluno sabe naquele momento e, desse modo, antes de condená-lo ao fracasso, devem ser incorporados ao trabalho cotidiano como elementos que interrogam como um todo o processo pedagógico. 


Para que possa acontecer uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, é necessário investir na metodologia de ensino, isto é, propor ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que pode ser traduzido, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios acerca de um assunto e o que está aprendendo sobre ele. Essa disponibilidade exige competência do professor em problematizar o conhecimento, buscar soluções e experimentar novos caminhos. Nos conceitos de Pedagogia nos anos 80 do século passado houve um amplo movimento de reação a um tipo de didática embasada na neutralidade, fundada na idéia da didática como método único de ensino para todos os alunos, que privilegiava os aspectos técnicos do ensino. Esse movimento adotou o nome de didática fundamental, uma vez que seu objeto de estudo era o processo de ensino-aprendizagem.  Considerando que os indivíduos têm interesses e habilidades diferentes e, portanto, não aprendem da mesma maneira, é correto inferir que a equipe escolar deve ter uma atenção especial para formular os objetivos de ensino para que todos possam se integrar no processo de aprendizagem.  Atualmente, os materiais de uso social têm assumido um espaço de fundamental importância como recurso de ensino nas séries iniciais do ensino fundamental. 

O ensino fundamental obrigatório e gratuito é direito público subjetivo de todos os brasileiros, inclusive dos que a ele não tiveram acesso na idade apropriada.

Construir uma sociedade livre, justa e solidária é um dos objetivos fundamentais apregoados pela Constituição vigente.

De acordo com a LDB vigente, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem com vistas à aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores é um dos objetivos do ensino fundamental.

Com a LDB vigente, estados e municípios passam a ter atribuições e responsabilidades nunca vivenciadas, entre elas a de concorrer para promover a formação dos profissionais da educação.

A educação é ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine. 


A educação é equivalente à socialização, mas só alcançará seus objetivos se for realizada de acordo com os interesses que a sociedade define como condições necessárias a sua manutenção.  Para o autor desse texto, uma das tarefas da educação é propiciar aos indivíduos a internalização de normas, regras e convenções sociais estabelecidas pela sociedade.


Antropologia e Educação têm como centro da reflexão o homem e sua natureza humana, e como condição e produto dessa natureza, a capacidade de criar símbolos nos processos de interação com o meio e com o outro.

A atenção à diversidade cultural pode ser considerada um dos princípios comprometidos com a eqüidade, para que todos os alunos possam realizar aprendizagens fundamentais para seu desenvolvimento e socialização.

A escola é lugar dos meninos aprenderem uma profissão até a oitava série, antes dos 18 anos de idade, quanto mais se tratando de meninos, os homens. A educação que fala de respeito e outras coisas é tarefa dos pais... A escola não ensina a honestidade, o valor da gente e o respeito que devemos ter com os outros. Todo dia, minha mãe diz “a escola tem de dar o conhecimento dos livros, o que famílias como a da gente não têm pra dar.”


O processo ensino-aprendizagem orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais parte de situações práticas, contextualizadas, visando à sua teorização.


A Lei n.º 99.394/1996 (art. 9.º) estabelece que a União é responsável pela elaboração do Plano Nacional de Educação com a colaboração dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A definição clara dos fins a serem atingidos é preponderante no processo do planejamento do sistema educacional.  No planejamento em educação, a relação adequada entre meios e fins aumentará a sinergia e, conseqüentemente, os impactos no sistema educacional.

Coerência, unidade, flexibilidade, contextualização e clareza são características do planejamento participativo.

Uma das concepções teóricas define metodologias de ensino como sendo conjuntos organizados de procedimentos didáticos que visam à consecução dos objetivos propostos para o processo educacional.  As metodologias de ensino têm por base um modelo conceitual que se fundamenta em uma concepção de homem e de sociedade.  Na sociedade brasileira — considerada sua diversidade cultural —, espera-se que as metodologias de ensino privilegiem o maior número possível de conteúdos, potencializando capacidades para intervir e responder aos problemas reais do cotidiano das crianças.

A elaboração coletiva de projetos educacionais favorece o desenvolvimento de capacidades relacionadas à tomada de decisões, comunicação interpessoal, formulação e resolução de problemas do cotidiano escolar.  Na formulação dos projetos educacionais, a diversidade, o potencial e as limitações do grupo são aspectos que devem ser levados em consideração.


A avaliação formativa favorece o desenvolvimento da autocrítica. Uma das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem.

A educação inclusiva centra o processo de avaliação na forma como o aluno aprende e na qualidade do que é aprendido.  O processo de avaliação é parte do processo ensino aprendizagem.

Fortalecer o comprometimento do trabalho com o capital é uma das características da educação corporativa.

São objetivos do treinamento e desenvolvimento nas organizações: atualização sobre novas tecnologias e mudança no clima organizacional da empresa.

A gestão por competências é uma maneira de se realizar a gestão estratégica das organizações e de seus recursos humanos.  Para uma das correntes teóricas da administração, a gestão por competências, no nível macro, é um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos e gerenciais difíceis de serem imitados pela concorrência, gerando valor distintivo e vantagem competitiva para a organização.  A gestão baseada nas competências, definida pela corrente teórica de recursos humanos, compreende identificar, planejar, desenvolver e administrar as competências organizacionais e humanas de forma interdependente.

A motivação do indivíduo para compartilhar o conhecimento é uma questão-chave para a gestão do conhecimento.

Uma das características da educação a distância é a previsão de uma comunicação de mão-dupla.

Medidas de incentivo à produtividade, como a instituição de décimo quarto salário para os professores cujos alunos apresentem bom desempenho escolar, originam-se de práticas produtivas tipicamente fordistas e tayloristas.

Sob as referidas influências, instituiu-se a dualidade estrutural, com base na qual se definem os diferentes tipos de escola, a partir da classe social de origem do educando e do papel a ela destinado na divisão social e técnica do trabalho.  A organização curricular caracteriza-se pela segmentação do conhecimento em áreas e disciplinas autônomas e pela divisão entre tomada de consciência e ação.


Politecnia refere-se ao domínio intelectual da técnica e à possibilidade do exercício de trabalhos flexíveis, recompondo-se as tarefas de modo criativo por meio de formas de pensamento mais abstratas, da crítica e da criação. 


 Do conceito de politecnia deriva o princípio pedagógico que demonstra a ineficácia de ações meramente conteudistas, centradas na quantidade de informações, não necessariamente articuladas, transmitida ao aluno.

De acordo com o conceito de politecnia, a interdisciplinaridade na construção do conhecimento consiste, basicamente, na inter-relação entre conteúdos diversos, sem a ultrapassagem dos limites da divisão e da organização formal das áreas do conhecimento.

Concebe-se o administrador escolar como um gestor de negócios, o que resulta na reprodução da dimensão empresarial no espaço escolar.

Os rodízios e as ampliações do conteúdo das tarefas tornaram-se mais sofisticados por meio da multifuncionalidade e da pluriespecialização, dada a necessidade de manutenção do fluxo de produção nos níveis mínimos exigidos para a acumulação de capital. Os trabalhadores devem ser educados, treinados e qualificados para conhecerem todos os processos de produção, e, assim, atuarem em diversas áreas do sistema produtivo da empresa.  O objetivo a ser atingido por meio da educação é o desenvolvimento no educando da capacidade de lidar com a incerteza, o que implica substituir a rigidez pela flexibilidade e pela rapidez, para atender, qualitativa e quantitativamente, a demandas diversas do mercado.

Tal concepção enfatiza a quantidade de produção e a padronização do processo, o controle interno das operações, a satisfação do cliente e a busca da excelência empresarial, com vistas ao atendimento dos interesses de clientes, de colaboradores, da comunidade e de acionistas.

Componentes essenciais dessa concepção, o planejamento, a organização, a direção e o controle, denominados funções administrativas, constituem o método racional para a obtenção dos melhores resultados para as organizações.

  Para que produza efeitos práticos nas empresas, a gestão do conhecimento deve estar plenamente ancorada nas decisões tomadas e nos compromissos assumidos pela alta administração em relação às iniciativas necessárias ao desenvolvimento estratégico e organizacional.

A inteligência organizacional distingue-se da inteligência empresarial e a complementa na tomada de decisões táticas e estratégicas.  Os recursos não tangíveis de uma empresa incluem marcas e patentes, valores respeitados pela sociedade e também o conhecimento e a capacidade de aprendizado que os funcionários dessa empresa potencialmente detêm.

Os dados são requisitos para a informação, e esta é requisito para a construção do conhecimento; porém uma hierarquia inversa a essa também faz sentido; nesse caso, a informação emerge somente após existir o conhecimento que permita compreender a sua estrutura, e os dados são percebidos somente após a informação que permite verificar a existência dos fatos.

Externalização é a conversão de parte do conhecimento tácito do indivíduo em algum tipo de conhecimento explícito, o que pode ocorrer por meio de relatos orais de fatos, por exemplo.  A combinação caracteriza-se pela conversão de algum tipo de conhecimento explícito gerado por um indivíduo com o objetivo agregá-lo ao conhecimento explícito da organização.

A avaliação somativa, focada nos resultados de um programa educacional, não contempla os recursos utilizados para alcançá-los.  avaliação somativa faz parte de uma realidade bastante comum dentro das escolas brasileiras, principalmente como princípio relacionado às avaliações externas. Geralmente, é utilizada no final de um processo educacional com objetivo de avaliar o resultado da aprendizagem.

Denomina-se cultura de aprendizagem a concepção acerca da importância do permanente processo de aprendizagem da equipe como forma de tornar a organização apta a enfrentar constantes mudanças.  A análise pessoal tem como objetivo precípuo a identificação do nível de desempenho individual de tarefas e de habilidades exigidas no trabalho, com a finalidade de orientar ações de aperfeiçoamento funcional.

A concepção de inovação — implementação das ideias de um indivíduo ou grupo de indivíduos na organização — deve ser inserida nas práticas educativas dos processos de desenvolvimento de pessoas.

A definição dos macro- objetivos faz parte da formulação da estratégia da organização, etapa inicial da gestão de competências.

Restringir um programa de treinamento a uma grade de cursos a que as pessoas tenham de, obrigatoriamente, se submeter é uma prática pouco recomendável, porque se baseia no pressuposto de que as pessoas têm iguais motivações, aspirações profissionais, objetivos de carreira, competências e experiências.  O conceito de trilhas de aprendizagem pressupõe a conciliação das necessidades da empresa com os interesses dos seus empregados. 

De acordo com o conceito de condições internas à aprendizagem, o sujeito deve dominar pré-requisitos para o alcance de aprendizagens mais complexas.  De acordo com a abordagem cognitivista, aprendizagem é definida como mudança de comportamento que, a partir da interação do indivíduo com o meio, resulta na aquisição de capacidades.

De acordo com a teoria da aprendizagem significativa, a relação entre a informação e a estrutura cognitiva do aprendiz não deve ser linear.  O princípio básico da teoria comportamentalista é a descoberta da relação existente entre os eventos que antecedem a manifestação de determinado comportamento e as consequências dele decorrentes. Treinamento e desenvolvimento são denominações genéricas atribuídas a situações de aprendizagem induzida.

Grupo focal e action learning são processos utilizados na resolução de problemas situacionais que ocorrem na equipe.

A técnica que consiste em colocar pessoas em situações hipotéticas a fim de fazê-las demonstrar a sua reação em face dessas situações denomina-se dinâmica de grupo.  Trabalhar em equipe não é uma habilidade inata. 

Uma habilidade importante requerida do gestor para a solução de dificuldades na execução de um projeto é a delegação de autoridade, também denominada empowerment.  Dada a natureza do conceito de projeto, o seu desenvolvimento pressupõe prazo e resultado.  Os projetos são caracterizados por fases que compõem o seu ciclo de vida, entre as quais se incluem a de conceituação e a de planejamento.

Híbridas, matriciais e modulares são tipos de estruturas de projetos e denomina-se referencial lógico a ferramenta conceitual e analítica que reúne as partes, o planejamento e a administração do projeto.

O atual sistema educativo de um modo geral, sobretudo no Brasil, vem confirmando o que se diz sobre reprodução, exclusão e dominação. Algumas escolas até constroem projetos político-pedagógicos pautados em uma educação integral do sujeito, visando sua libertação e consciência crítica, como por exemplo, a pedagogia freireana, onde muitas escolas adotam um ideal de educação voltado para a libertação da alienação e para a organização das classes oprimidas.

Outro modelo de educação muito importante para uma futura transformação social é o do pedagogo e teórico da educação Paulo Freire, pois se diferencia da educação tradicional e condena dentre outras coisas a dependência dominadora, ou seja, a relação de dominação do educador sobre o educando, visando uma prática educativa crítica e libertadora.


Bibliografia:


Depoimento de um estudante de 14 anos de idade, da 5.ª série de uma escola pública, em março de 2004 (com adaptações).


Durkheim E. Educação e Sociologia, 11.ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978, p. 41 (com adaptações).


J. Paiva. Organização do trabalho pedagógico 1 — a questão da avaliação. Brasília, SESI, 2003 (com adaptações).


Nenhum comentário:

Postar um comentário