sexta-feira, 2 de outubro de 2020

O Fracasso Escolar - Esteja presente durante todo o ano letivo!

   O fracasso escolar pode ser problematizado como uma manifestação de violência produzida pela escola e como expressão pedagógica da negação do outro, como um legítimo outro. O fracasso escolar se expressa como uma das manifestações mais gritantes de abandono social, porque aprisiona milhares de crianças e jovens num ciclo perverso e recorrente de circunstâncias destrutivas de sua humanidade e, com isso, gera uma aprendizagem dolorosa de baixa autoestima e a construção de uma autoimagem degradada diante dos espelhos da vida, que refletem e são refletidos no e pelo convívio social.

As principais causas do fracasso escolar são oriundas, em sua maior parte, dos sistemas de ensino que não conseguem atender às diversidades de necessidades presentes nas escolas, deixando de identificar onde se localizam as inadaptações à aprendizagem, e levar o aluno a descobrir sua própria modalidade de aprendizagem, de acordo com algumas teorias estabelecidas, a culpa pelo fracasso escolar é do aluno e suas condições físicas, cognitivas, sociais e psicológicas.

fracasso escolar deixou de ser visto como um problema individual do aluno porque a sociedade passou a perceber que diversas outras pessoas poderiam estar envolvidas em tal problema. Tanto a família quanto os amigos podem estar na problemática e podem tanto ajudar como piorar a situação.

Quando discutimos o tema de alunos em situação de fracasso escolar, devemos ter uma atitude que o considere da responsabilidade do aluno que não corresponde ao esperado e algo que não existe. ...  A escolaridade dos pais, situação civil dos pais e se os pais acompanham as tarefas escolares.

fracasso escolar surgiu, quando a maioria da população, formado por membros das classes trabalhadoras urbanas e rurais, teve acesso à escola pública e gratuita. ... Esta ineficiência se retrata no fracasso escolar que atinge boa parte dos que ingressam no sistema educacional público.

São problemas decorrentes do fracasso escolar: o desinteresse da família pela vida escolar do filho e a exclusão dos alunos com necessidades especiais, a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, a evasão e a repetência.

É impossível elencar, já que envolve fatores econômicos, sociais, políticos e educacionais.  Os fatores determinantes para o fracasso são hereditários.  Para se identificar os fatores, deve-se investigar o aluno, a família e a escola.  O uso inadequado das novas tecnologias é que gera o fracasso

"O professor tem de entender que não é culpa dele se um aluno não aprende. Mas é sua responsabilidade profissional, assim como tratar de um doente é responsabilidade de um médico"

Quando se pensa no fracasso escolar, é coerente considerar que cada aluno, em particular, terá um rendimento qualitativamente diferenciado dos seus colegas. O olhar que é dirigido ao aluno, a expectativa, o ideal, o comportamento-padrão e as potencialidades do aluno têm relação direta com o seu aproveitamento escolar.

O desinteresse dos alunos pelos estudos, aumento dos casos de indisciplina, violência e atos infracionais nas escolas preocupam os educadores. Além dos baixos salários e as más condições de trabalho, são as principais causas geradoras de angústia, insatisfação, medo, desestimulando-os ao exercício da profissão.  O  fracasso  escolar  só  existe  no  circuito  do  desânimo,  que  castiga  os  alunos  provenientes  dos setores populares. O fracasso se expressa como repetência, desistência e baixo rendimento. É evidente  que o fator causal do fracasso escolar, o fator comum que subjaz às suas três expressões, tem relação  direta com a Língua escrita, com a alfabetização inicial e com a compreensão da leitura.

A prevenção ao fracasso escolar passa pela promoção da aquisição e uso eficiente da leitura e escrita, não se refere ao fracasso da criança, nem do professor, e muito menos dos pais, mas sim da própria escola e do seu sistema educacional.

Quais os danos causados por um ensino e uma aprendizagem sem qualidade? Podem levar o indivíduo a perder a sua capacidade de inserção no seio da estrutura social. Podem levar o aluno a se evadir da escola por um tempo. Podem fazer com que os alunos aprendam somente o necessário.

biologização do fracasso escolar é a ideia de que os indivíduos fracassam na escola por questões inerentes a eles mesmos, à sua formação orgânica própria, o que é, evidentemente, um reducionismo dos seres humanos ao campo da biologia, daí o termo.

Quando buscamos compreender o fracasso escolar pela dimensão psicológica, e suas implicações ao campo relacional subjetivo professor-aluno, verificamos que o fracasso escolar do aluno mascara outro fracassado que é  a mãe.

O que é necessário buscar para reverter o quadro do fracasso escolar? Conhecer mais a fundo a qualidade da aula Buscar a classificação dos alunos com vistas a realidade da aprovação e reprovação Necessário buscar reflexões sobre a responsabilidade concreta da escola em relação à manutenção do baixo desempenho do aluno.

Como evitar os efeitos negativos do fracasso no desempenho escolar
  1. Entenda os motivos. O primeiro passo é entender as causas dos problemas na escola, e muitas varáreis podem influenciar esse quadro. ...
  2. Dê carinho e atenção. ...
  3. Esteja presente durante todo o ano letivo. ...
  4. Estimule e sirva de exemplo. ...
  5. Não sufoque

Nenhum comentário:

Postar um comentário