Observamos que a ampliação nas matrículas é decorrente da legislação que coloca a Educação Infantil em caráter obrigatório para o acesso ao Ensino Fundamental, à pré‐escola, tem‐se que o número de matrículas aumentou de 4.681.345 para 4.754.721 (1,6%), o que representa mais de 80% da coorte de 4 e 5 anos de idade.
Inserido no programa FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento da Escola), o Fundo Nacional de Educação – PNE criou o projeto denominado “Planejamento Estratégico da Secretaria – PES”, direcionado para as secretarias municipais e estaduais de educação. Nesta concepção de planejamento estratégico, um elemento importante é o painel de gestão, onde estão presentes os objetivos estratégicos, os indicadores que os compõem e suas respectivas finalidades.
Aprimorar a gestão de recursos de programas finalísticos e compras governamentais e taxa de execução orçamentária.
Educação integral e de qualidade, taxa de formação em liderança de servidores.
Incentivar e qualificar o controle social, índice de atendimento escolar.
Desenvolver lideranças com foco em resultados, taxa de capacitação de conselhos.
“O tema Pluralidade Cultural propõe que sejam revistas e transformadas práticas arraigadas, inaceitáveis e inconstitucionais, enquanto se ampliam conhecimentos acerca das gentes do Brasil, suas histórias, trajetórias em território nacional, valores e vidas. O trabalho volta‐se para a eliminação de causas de sofrimento, de constrangimento e, no limite, de exclusão social da criança e do adolescente.”
Reconhece as qualidades da própria cultura, valorando‐as criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania.
As concepções de Vygotsky acerca do desenvolvimento da criança a construção do pensamento é um processo cultural e não, uma formação natural e universal da espécie humana. A apropriação pela pessoa da linguagem do seu grupo social se constitui no processo mais importante para o seu desenvolvimento. A construção do pensamento ocorre por meio do uso de signos e do emprego de instrumentos elaborados na história humana. Os signos não são criados nem descobertos pelos sujeitos, mas construídos e apropriados com base na relação com parceiros mais experientes que emprestam significações a suas ações em tarefas realizadas conjuntamente.
No âmbito educacional, provocou a mudança no foco das discussões em relação aos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança, tomando-a como um sujeito cognoscente construtivista.
A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência é trabalhada através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. De acordo com os Estágios de Desenvolvimento Cognitivo propostos por Piaget, as características acima descrevem o estágio sensório-motor.
A distância que existe entre aquilo que o ser cultural é capaz de fazer de forma autônoma e as realizações em colaboração com os outros elementos do seu grupo social caracteriza o que Vygotsky denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal.
Contextualizar significa relacionar o tema (ou objeto de estudo) com o seu entorno, ou seja, com outras ciências, com o meio social, político, econômico e cultural.
Segundo Santomé (1998), a discussão da interdisciplinaridade norteia um novo paradigma curricular. Nesse paradigma, o currículo pode ser organizado em torno de núcleos. Esses núcleos podem estar centrados em elementos como, temas, problemas, tópicos e períodos históricos.
A Metodologia de uma Avaliação de Programas apresenta elementos caracterizados por Stake (1973) como antecedentes que devem ser documentados nos diversos relatórios apresentados às audiências e o que é o programa e em que consiste, o que ocorreu durante a sua implementação (em sala, em laboratórios ou em outros locais), o que foi tentado, ainda que não tenha sido bem sucedido, os dados do resultado do programa.
A Avaliação de Programas Educacionais, segundo a perspectiva democrática descrita por Vianna (2005), pressupõe a participação das várias audiências no desenvolvimento da sua estrutura. Esse aspecto exige, necessariamente, que sejam definidos, por antecipação, as regras e os procedimentos para esse fim. Isso significa realizar reuniões prévias, organizadas de acordo com as características da audiência.
Algumas concepções pedagógicas norteiam o trabalho realizado nas instituições de ensino, como a concepção da Pedagogia Tradicional e defende que o aluno participe e construa seus conhecimentos por meio de exercícios de memorização. É uma proposta centrada no professor a quem lhe cabe ensinar o conteúdo por meio de aulas expositivas e de exercícios de memorização. Evidencia o professor como o defensor do saber e o principal agente de transformação da aprendizagem e enfoca um processo tradicional, em que o professor ensina, e o aluno aprende.
A Metodologia de Projetos Educativos Interdisciplinares tem um princípio básico e fundamental, sendo ele caracterizado pela compreensão de que, no trabalho com projetos, os estudantes formulam questões a partir de um problema comum e realizam pesquisa.
A construção de Projetos Educativos Interdisciplinares defende a pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar.
Howard Gardner afirma que possuímos diferentes inteligências, que têm autonomia e são interdependentes.
Tomando-se como referência o desenvolvimento e a aprendizagem humana nos referenciais de Wallon, é característica do estágio do personalismo a formação da personalidade.
Segundo Piaget, durante o desenvolvimento humano, há um período denominado EQUILIBRAÇÃO, cujo conceito se refere a um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.
A educação contemporânea tem um forte compromisso com a construção da cidadania. Para que isso seja possível, há necessidade de uma prática educacional voltada à compreensão da realidade social, à garantia dos direitos do cidadão e às responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva. Atendendo a essa perspectiva, foram incorporadas para debate questões importantes, como a diversidade, a qual deve ser entendida como uma das questões relativas à Ética.
É comum se afirmar que: “O exemplo é a melhor maneira de um ser humano exercer uma influência construtiva e duradoura sobre outros seres humanos”. Nesse sentido, o educador deve ser capaz de reconhecer a violência simbólica (tratamento humilhante e degradante), sendo uma presença educativa em sua prática e, mediante o próprio exemplo, deve assumir atitudes que demonstrem, essencialmente respeito, tolerância e liderança.
Os usuários da assistência social precisam ser respeitados, e, no que se refere ao processo de construção do conhecimento, o pedagogo deve considerá-lo como um ser pensante e reflexivo.
A participação de pedagogos em equipes interdisciplinares visa ao trabalho em grupo e auxilia na gestão educacional. Para isso, esse profissional deve ter responsabilidade social como expressão de uma postura ética, comprometida com o resgate da cidadania, consciência política dos direitos dos indivíduos, colaborando no processo que desenvolve a conscientização e a compreensão dos interesses sociais do grupo e abertura para trabalhar na escolarização formal e, também, em espaços não formais, enfim, em diversos espaços educacionais.
A ética profissional exige que o indivíduo cumpra com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho. O Código de ética profissional é o conjunto de normas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho.
Bibliografia:
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília, 1997, p.36).
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