quarta-feira, 23 de março de 2016

Práticas educacionais ead

 A disciplina de Práticas educacionais aborda a escola e suas interações cotidianas,promovendo a iniciação ao contexto escolar,propondo reflexões acerca de temas educacionais e do contato com a realidade escolar,buscando caracterizá-la para entender sua dinâmica.
Assim, para que se possa compreender os contextos mais amplos em que os educadores exercem suas atividades profissionais e o seu papel na organização da escola, é necessário ter clareza da organização de nosso sistema educacional atualmente.  Por outro lado, também é importante conhecer a história da educação no Brasil, para que se possa perceber sua organização atual como conseqüência de uma evolução histórica.
                         
                              Modelo de educação e ensino no Brasil Contemporâneo

Educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física,intelectual e moral da criança e do ser humano em geral,visando a sua melhor integração individual e social.
Constitui o ato ou efeito de educar-se. Conhecimentos ou as aptidões resultantes de tal processo,ou o cabedal científico e os métodos empregados na obtenção de tais resultados.

Ensino é o conjunto de tarefas planejadas e realizadas para promover  aprendizagem,exercida sobre o aluno,com o intuito de transmitir conhecimentos.  transmissão de conhecimentos,informações ou esclarecimentos úteis ou indispensáveis a educação; os métodos empregados para se ministrar o ensino,o esforço orientado para a formação ou modificação da conduta humana.
   
Nos dias atuais há no Brasil uma grande perpetuação de poder em relação à educação, a qual prioriza as situações econômicas, sociais e políticas de sua sociedade. Isso ocorre desde o surgimento das primeiras instituições de ensino no Brasil. Nestas só quem tinha direito de aprender, receber informações e entrar no mercado de trabalho era a camada elevada, ou seja, a "elite".  Para as camadas desprovidas de recursos financeiros, havia apenas o trabalho sem a oportunidade de crescer profissionalmente.  A educação brasileira é organizada com base em parâmetros,planejamentos,projetos político-pedagógicos,entre outros instrumentos.  O mundo mudou,as pessoas mudaram,as filosofias são outras.  Vivemos uma época de transição paradigmática,onde o professor necessita de uma sólida preparação profissional diante das exigências colocadas pelo mundo contemporâneo.
 No contexto da sociedade brasileira contemporânea,marcada por grandes diferenças sociais,cabe a escola superar a concepção segundo a qual diferenças são deficiências e saber trabalhar com as diferenças.
Na  sociedade democrática,a escola tem um importante papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que permita a intervenção na realidade para transformá-la.  Segundo Morin,o mundo atual clama por novas estratégias de ensino e novos recursos de comunicação.  A educação contemporânea tem um forte compromisso com a construção da cidadania.  Para que isso seja possível,há necessidade de uma prática educacional voltada a compreensão da realidade social, a garantia dos direitos do cidadão e as responsabilidades em relação a vida pessoal e coletiva. Atendendo a essa perspectiva,foram incorporadas para debate questões importantes,como a diversidade,a qual deve ser entendida como uma das questões relativas a Ética. No Brasil atual a chamada educação básica compreende os seguintes níveis de ensino: educação infantil,ensino fundamental e ensino médio.
São objetivos das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais: sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição,na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais,traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional,tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e a escola;   -orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica,os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram,indistintamente da rede a que pertençam.  

Historicamente a sociedade brasileira sempre estabeleceu relação direta entre política e educação,considerando a atual estrutura do Sistema Educacional Brasileiro e a relação ideal entre idade/série,a idade regular indicada para matrícula inicial no Ensino Fundamental de 9 anos é a partir de 6 anos.  A finalidade da educação básica é o pleno desenvolvimento humano para fins de contribuir com uma sociedade justa e democrática.

Com a promulgação da constituição de 1988,a LDB anterior,a Lei 5.692/71 foi considerada obsoleta,mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído. LDB de 1996, Lei 9.394/96 gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares.
LDB/96- Creche- 0 a 3 anos
Pré-Escola - 4 a 5 anos
Ensino Fundamental: 6 a 14 anos
Ensino Médio: 15 a 17 anos
Superior

Os dois níveis de atuação dos docentes de pedagogia é a educação infantil e ensino fundamental 1. A educação infantil,primeira etapa da educação básica,tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico,psicológicos,intelectual e social,complementando a ação da família e da comunidade. Entre os dilemas que a Educação Infantil precisa enfrentar na atualidade visando a busca da qualidade podemos destacar: O dilema da conexão entre direito ao trabalho dos pais e mães e atenção ás crianças pequenas.
É atribuição dos municípios a oferta prioritária da Educação Infantil e do Fundamental,com o acréscimo de mais um ano na duração do Ensino Fundamental,a Pré-escola,segunda fase da Educação Infantil,passou a corresponder a faixa etária de 4 e 5 anos,enquanto a creche permaneceu de 0 a 3 anos.  A Educação Infantil tem como um de seus objetivos possibilitar a brincadeira infantil como forma de expressão de emoções,pensamentos e sentimentos.
Os professores de Educação Infantil além de gostar de crianças e procurarem ser mediadores lúdicos,devem também: -Estudar constantemente e procurar ter controle emocional. Contribuindo para a formação da criança e auxiliando no desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades quando compreende que educar é propiciar situações de cuidados,brincadeiras e aprendizagens orientadas.
A Educação Infantil prepara as crianças em termos afetivos,psicomotores e sociais para o enfrentamento futuro da vida escolar.  

Para Libâneo (2004) 0 Projeto Político Pedagógico - PPP [...] é um documento que orienta a prática de produzir uma realidade: conhece-se a realidade presente,reflete-se sobre ela e traçam-se as coordenadas para a construção de uma nova realidade,propondo-se as formas mais adequadas de atender necessidades sociais e individuais dos alunos.
Considerando o que diz nossa Constituição Federal do Brasil de 1988 no Art.205,a respeito da Educação como direito social, o discente tem um jeito próprio de encarar as novas etapas que vão surgindo em sua vida. Muitas vezes pais e educadores encaram esses acontecimentos com maior dificuldade que a própria criança/ e ou adolescente está passando por determinada vivência.

O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia-a-dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente.

  A escola atualmente se depara com novos desafios, entre eles, o de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam. Assumir, compreender e respeitar essa diversidade é requisito para orientar a transformação de uma sociedade tradicionalmente pautada pela exclusão. Para alcançar essa qualidade na educação, há a necessidade de renovar toda a estrutura educacional deixando para trás o ensino tradicional.

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola não é um documento burocrático acabado. Caracteriza-se como uma construção permanente que explicita as finalidades formativas,reflete o papel social da instituição de ensino e delineia caminhos e estratégias que vão orientar os processos educativos não apenas do ponto de vista pedagógico,mas político e social no que diz respeito a comunidade escolar. É um documento que deve instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele conflitos e contradições,nasce da própria realidade,tendo como suporte a explicitação das causas,dos problemas e das situações em que tais problemas aparecem,explicita princípios baseados na autonomia da escola,nas relações de solidariedade entre os sujeitos que constituem o espaço educativo,instigando a participação desses sujeitos nas decisões de forma contínua. Em sua concepção o PPP de uma escola pressupõe que seja elaborado de forma participativa,pois a relação professor-aluno,muitas vezes são assimétricas e de dominação de uns sobre os outros,além de serem marcadas por conflitos e tensões. As relações que se estabelecem no espaço escolar,devem ser cuidadosamente trabalhadas,pois são relações entre sujeitos,marcados pelas diferenças e respeito mútuo e um exercício de cidadania.
Para grande parte dos educadores brasileiros de hoje,a década de 80 é vista como uma ‘a década perdida’, apesar de se ter nela assistido a uma relativa expansão das oportunidades educacionais e a uma reorganização dos profissionais da educação. A visão negativa desse período pode ser atribuída basicamente a dois aspectos: a deterioração da qualidade do ensino e o aumento assustador dos índices de evasão e, em especial, daqueles que se referiam a retenção,com poucos terminando em oito anos o Ensino Fundamental.


                    Referências Bibliográficas: 
 PAIVA, José Maria de. Colonização e Catequese. São Paulo, Cortez, 1982.
 RIBEIRO, Maria Luíza Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 18ª edição. Campinas SP. Autores Associados. 3ª Ed. Belo Horizonte; Autêntica 2003.


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