Práticas
educacionais ead
A disciplina de Práticas educacionais aborda a
escola e suas interações cotidianas,promovendo a iniciação ao contexto
escolar,propondo reflexões acerca de temas educacionais e do contato com a
realidade escolar,buscando caracterizá-la para entender sua dinâmica.
Assim,
para que se possa compreender os contextos mais amplos em que os educadores
exercem suas atividades profissionais e o seu papel na organização da escola, é
necessário ter clareza da organização de nosso sistema educacional
atualmente. Por outro lado, também é
importante conhecer a história da educação no Brasil, para que se possa
perceber sua organização atual como conseqüência de uma evolução histórica.
Modelo de educação e
ensino no Brasil Contemporâneo
Educação é o
processo de desenvolvimento da capacidade física,intelectual e moral da criança
e do ser humano em geral,visando a sua melhor integração individual e social.
Constitui
o ato ou efeito de educar-se. Conhecimentos ou as aptidões resultantes de tal
processo,ou o cabedal científico e os métodos empregados na obtenção de tais
resultados.
Ensino é o conjunto de
tarefas planejadas e realizadas para promover
aprendizagem,exercida sobre o aluno,com o intuito de transmitir
conhecimentos. transmissão de
conhecimentos,informações ou esclarecimentos úteis ou indispensáveis a
educação; os métodos empregados para se ministrar o ensino,o esforço orientado
para a formação ou modificação da conduta humana.
Nos dias atuais há no Brasil uma grande
perpetuação de poder em relação à educação, a qual prioriza as situações
econômicas, sociais e políticas de sua sociedade. Isso ocorre desde o
surgimento das primeiras instituições de ensino no Brasil. Nestas só quem tinha
direito de aprender, receber informações e entrar no mercado de trabalho era a
camada elevada, ou seja, a "elite". Para as camadas desprovidas
de recursos financeiros, havia apenas o trabalho sem a oportunidade de crescer
profissionalmente. A educação brasileira
é organizada com base em parâmetros,planejamentos,projetos
político-pedagógicos,entre outros instrumentos.
O mundo mudou,as pessoas mudaram,as filosofias são outras. Vivemos uma época de transição paradigmática,onde
o professor necessita de uma sólida preparação profissional diante das
exigências colocadas pelo mundo contemporâneo.
No contexto da sociedade brasileira
contemporânea,marcada por grandes diferenças sociais,cabe a escola superar a
concepção segundo a qual diferenças são deficiências e saber trabalhar com as
diferenças.
Na sociedade democrática,a escola tem um
importante papel que é o de proporcionar o desenvolvimento de capacidades que
permita a intervenção na realidade para transformá-la. Segundo Morin,o mundo atual clama por novas estratégias
de ensino e novos recursos de comunicação. A educação contemporânea tem um forte
compromisso com a construção da cidadania.
Para que isso seja possível,há necessidade de uma prática educacional
voltada a compreensão da realidade social, a garantia dos direitos do cidadão e
as responsabilidades em relação a vida pessoal e coletiva. Atendendo a essa
perspectiva,foram incorporadas para debate questões importantes,como a
diversidade,a qual deve ser entendida como uma das questões relativas a Ética.
No Brasil atual a chamada educação básica compreende os seguintes níveis de
ensino: educação infantil,ensino fundamental e ensino médio.
São
objetivos das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais: sistematizar os
princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na
Constituição,na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais
dispositivos legais,traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar
a formação básica comum nacional,tendo como foco os sujeitos que dão vida ao
currículo e a escola; -orientar os
cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da
Educação Básica,os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as
escolas que os integram,indistintamente da rede a que pertençam.
Historicamente a sociedade brasileira sempre
estabeleceu relação direta entre política e educação,considerando a atual
estrutura do Sistema Educacional Brasileiro e a relação ideal entre
idade/série,a idade regular indicada para matrícula inicial no Ensino
Fundamental de 9 anos é a partir de 6 anos. A finalidade da educação básica é o pleno desenvolvimento
humano para fins de contribuir com uma sociedade justa e democrática.
Com a promulgação da constituição de 1988,a
LDB anterior,a Lei 5.692/71 foi considerada obsoleta,mas apenas em 1996 o
debate sobre a nova lei foi concluído. LDB de 1996, Lei 9.394/96 gestão
democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e
administrativa das unidades escolares.
LDB/96-
Creche- 0 a 3 anos
Pré-Escola
- 4 a 5 anos
Ensino
Fundamental: 6 a 14 anos
Ensino
Médio: 15 a 17 anos
Superior
Os dois níveis de atuação dos docentes de
pedagogia é a educação infantil e ensino fundamental 1. A educação
infantil,primeira etapa da educação básica,tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança em seus aspectos
físico,psicológicos,intelectual e social,complementando a ação da família e da
comunidade. Entre os dilemas que a Educação Infantil precisa enfrentar na
atualidade visando a busca da qualidade podemos destacar: O dilema da conexão
entre direito ao trabalho dos pais e mães e atenção ás crianças pequenas.
É
atribuição dos municípios a oferta prioritária da Educação Infantil e do
Fundamental,com o acréscimo de mais um ano na duração do Ensino Fundamental,a
Pré-escola,segunda fase da Educação Infantil,passou a corresponder a faixa
etária de 4 e 5 anos,enquanto a creche permaneceu de 0 a 3 anos. A Educação Infantil tem como um de seus
objetivos possibilitar a brincadeira infantil como forma de expressão de
emoções,pensamentos e sentimentos.
Os
professores de Educação Infantil além de gostar de crianças e procurarem ser
mediadores lúdicos,devem também: -Estudar constantemente e procurar ter
controle emocional. Contribuindo para a formação da criança e auxiliando no
desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades quando compreende que
educar é propiciar situações de cuidados,brincadeiras e aprendizagens
orientadas.
A
Educação Infantil prepara as crianças em termos afetivos,psicomotores e sociais
para o enfrentamento futuro da vida escolar.
Para
Libâneo (2004) 0 Projeto Político Pedagógico - PPP [...] é um documento que
orienta a prática de produzir uma realidade: conhece-se a realidade
presente,reflete-se sobre ela e traçam-se as coordenadas para a construção de
uma nova realidade,propondo-se as formas mais adequadas de atender necessidades
sociais e individuais dos alunos.
Considerando
o que diz nossa Constituição Federal do Brasil de 1988 no Art.205,a respeito da
Educação como direito social, o discente tem um jeito próprio de encarar as
novas etapas que vão surgindo em sua vida. Muitas vezes pais e educadores
encaram esses acontecimentos com maior dificuldade que a própria criança/ e ou
adolescente está passando por determinada vivência.
O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia-a-dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente.
A escola atualmente se depara com novos desafios, entre eles, o de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam. Assumir, compreender e respeitar essa diversidade é requisito para orientar a transformação de uma sociedade tradicionalmente pautada pela exclusão. Para alcançar essa qualidade na educação, há a necessidade de renovar toda a estrutura educacional deixando para trás o ensino tradicional.
O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia-a-dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente.
A escola atualmente se depara com novos desafios, entre eles, o de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam. Assumir, compreender e respeitar essa diversidade é requisito para orientar a transformação de uma sociedade tradicionalmente pautada pela exclusão. Para alcançar essa qualidade na educação, há a necessidade de renovar toda a estrutura educacional deixando para trás o ensino tradicional.
O
Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola não é um documento burocrático
acabado. Caracteriza-se como uma construção permanente que explicita as
finalidades formativas,reflete o papel social da instituição de ensino e
delineia caminhos e estratégias que vão orientar os processos educativos não
apenas do ponto de vista pedagógico,mas político e social no que diz respeito a
comunidade escolar. É um documento que deve instaurar uma forma de organização
do trabalho pedagógico que desvele conflitos e contradições,nasce da própria
realidade,tendo como suporte a explicitação das causas,dos problemas e das
situações em que tais problemas aparecem,explicita princípios baseados na
autonomia da escola,nas relações de solidariedade entre os sujeitos que
constituem o espaço educativo,instigando a participação desses sujeitos nas
decisões de forma contínua. Em sua concepção o PPP de uma escola pressupõe que
seja elaborado de forma participativa,pois a relação professor-aluno,muitas
vezes são assimétricas e de dominação de uns sobre os outros,além de serem
marcadas por conflitos e tensões. As relações que se estabelecem no espaço
escolar,devem ser cuidadosamente trabalhadas,pois são relações entre
sujeitos,marcados pelas diferenças e respeito mútuo e um exercício de
cidadania.
Para
grande parte dos educadores brasileiros de hoje,a década de 80 é vista como uma
‘a década perdida’, apesar de se ter nela assistido a uma relativa expansão das
oportunidades educacionais e a uma reorganização dos profissionais da educação.
A visão negativa desse período pode ser atribuída basicamente a dois aspectos:
a deterioração da qualidade do ensino e o aumento assustador dos índices de
evasão e, em especial, daqueles que se referiam a retenção,com poucos
terminando em oito anos o Ensino Fundamental.
Referências
Bibliográficas:
PAIVA, José Maria de. Colonização e
Catequese. São Paulo, Cortez, 1982.
RIBEIRO, Maria Luíza Santos. História da
educação brasileira: a organização escolar. 18ª edição. Campinas SP. Autores
Associados. 3ª Ed. Belo Horizonte; Autêntica 2003.
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