Artes
Sobre a história do teatro brasileiro
- o teatro brasileiro surgiu quando Portugal começou a fazer
do Brasil sua colônia (Século XVI). Os Jesuítas, com o intuito de catequizar os
índios, trouxeram não só a nova religião católica, mas também uma cultura
diferente, em que se incluía a literatura e o teatro.
- nos primeiros anos da colonização no Brasil, os padres da
Companhia de Jesus (Jesuítas), que vieram para o Brasil, tinham como principal
objetivo a catequese dos índios. Eles encontraram nas tribos brasileiras uma
inclinação natural para a música, a dança e a oratória. Ou seja: tendências
positivas para o desenvolvimento do teatro, que passou a ser usado como
instrumento de "civilização" e de educação religiosa, além de diversão.
- de 1937 a 1945, a
ditadura procura silenciar o teatro, mas a ideologia populista, através do
teatro de revista, mantém-se ativa. Surgem as primeiras companhias estáveis do
país, com nomes como: Procópio Ferreira, Jaime Costa, Dulcina de Moraes, entre
outros.
- na década de 90, no
campo da encenação, a tendência à visualidade convive com um retorno gradativo
à palavra por meio da montagem de clássicos. Dentro dessa linha tem destaque, o
grupo Tapa, com Vestido de Noiva, de Nélson Rodrigues e A Megera Domada, de
William Shakespeare.
. A dança é considerada uma das artes mais antigas, é também
a única que dispensa materiais e ferramentas. Ela só depende do corpo e da
vitalidade humana para cumprir sua função, enquanto instrumento de afirmação
dos sentimentos e experiências subjetivas do homem. A dança do folclore popular
brasileiro que apresenta personagens humanos e animais fantásticos, girando em
torno da morte e ressurreição de um boi, é: bumba-meu-boi.
. No transcorrer do ensino fundamental, o estudante poderá
desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades da
área de Arte (artes visuais, dança, música, teatro), tanto para produzir
trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar,
desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas,
produzidos ao longo da história e na contemporaneidade.
- Expressar e saber
comunicar-se em artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva,
articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão
ao realizar e fruir produções artísticas.
- Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos
variados em artes (artes visuais, dança, música, teatro), experimentando-os e
conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
- Compreender e saber identificar a arte como fato histórico
contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo
observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio
cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos
padrões artísticos e estéticos.
- Observar as relações entre o homem e a realidade com
interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e
apreciando arte de modo sensível.
. Sobre a música: -
Composições, improvisações e interpretações são os produtos da música.
Sobre artes visuais:
I- Além das formas
tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato,
desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços
tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia,
artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance).
II- Existem várias possibilidades de combinações entre
imagens, por intermédio das quais os estudantes podem expressar-se e
comunicar-se entre si de diferentes maneiras.
. Uma pessoa ao ouvir um concerto musical em que um piano e
um violino tocam uma sequência de notas iguais na mesma frequência consegue
facilmente "separar" qual som pertence a qual dos dois instrumentos.
Isto se deve à característica sonora que nos permite distinguir sons de mesma
frequência e que foram produzidos por fontes sonoras distintas conhecidas. Essa característica é: o
timbre.
- Certo Festival de Cinema foi criado a partir de uma Mostra
de Cinema, realizada em 1969, durante a Festa das Hortênsias. Em 1971, ainda
durante a Festa das Hortênsias, foi realizada a 2ª Mostra de Cinema e naquele
ano a celebridade foi Jece Valadão. O Cinema Embaixador era pequeno e sem
nenhum conforto, mas ninguém ligava para isso. O sucesso provou que poderia
existir um grande festival e que se transformaria no maior do Brasil, incluindo
não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina. Como é
conhecido esse festival? Festival de Cinema de Gramado.
.No tocante ao ensino da música: É gerador de conhecimento, porque a música
possui um campo teórico específico, relacionando-se com outras áreas e com a
realidade do educando, desenvolve o pensamento artístico e a reflexão estética.
Sobre História da Música.
- O Período Clássico antecede o Período Romântico e sucede o
Período Barroco.
- Schoenberg, Strawinsky e Bartok foram compositores
importantes para a renovação da linguagem musical no século XX.
- Bach e Vivaldi são compositores do Período Barroco.
- A Bossa Nova é um subgênero musical derivado do samba e
com forte influência do jazz estadunidense, surgido no final da década de 1950,
no Rio de Janeiro.
A dança na escola, pode desenvolver na criança a
compreensão de sua capacidade de movimento, através de um maior entendimento de
como seu corpo funciona, podendo usá-lo expressivamente com maior inteligência,
autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
- Os festivais da canção, exibidos por emissoras de TV entre
1966 e 1968, seduziram o público, abriram alas para o tropicalismo e mudaram o
significado da expressão.
- Em uma de suas edições, venceu Chico Buarque de Holanda
com “A Banda”, cantada por Nara Leão. - Um grande sucesso de um desses
festivais foi a música “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, interpretada
por Jair Rodrigues.
-Através desses festivais, a música Pra não
dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré, fez com que muitos brasileiros
cantarolassem: "Nas escolas, nas ruas, campos e construções...",
tornando-se um ícone na luta contra o regime militar no Brasil.
- Apresentaram uma safra raríssima de excepcionais
compositores e intérpretes, como: Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e
Edu Lobo.
- Sobre a avaliação em Artes, os objetivos e os procedimentos didáticos
devem ser considerados em conexão com os conteúdos e os modos de aprendizagem
dos estudantes.
- O estético em Arte diz respeito: à
compreensão sensível-cognitiva do objeto artístico, inserido em um determinado
tempo/espaço sociocultural.
- Sobre a
contextualização histórica do ensino da Arte no Brasil:
- O ensino da Arte no Brasil foi marcado por imposições e
contradições e, assim como as demais disciplinas do currículo escolar, sofreu
influências políticas, econômicas, sociais, históricas e culturais.
- Gradualmente, o ensino de Arte passou por reformulações
metodológicas até atingir, no século XVII, uma nova posição na estrutura
educacional brasileira, que está associado à expulsão dos padres jesuítas e às
reformas propostas pelo Marquês de Pombal.
- Arte é produto da criação
humana, resultado do trabalho/ação do homem sobre a natureza, é eminentemente social – nasce na e para a sociedade – e
manifesta posições estéticas, éticas e políticas de uma determinada época,
portanto, nunca é neutra.
- Como o ensino da Arte necessita de um processo sistemático
de aprender a ver, a investigar e a pensar criticamente, deve haver uma
metodologia que envolva as experiências de observar, analisar, interpretar e
criar-transformar. Essa metodologia foi proposta pelo educador e pesquisador
Ott (1988) e pode ser adaptada a diferentes realidades. É composta por cinco
categorias que expressam ação. Qual delas proporciona dados para investigar a
obra, a maneira como foi executada, o que foi percebido, investigando os
elementos formais nas composições cênicas, corporais, musicais e visuais
levando à compreensão básica das linguagens artísticas e das habilidades e
técnicas utilizadas pelos produtores? analisando
- Sobre os objetivos do ensino da Arte:
- Desenvolver a sensibilidade estética, possibilitando ao
educando apreciar, criar, refletir e elaborar seus próprios sentidos com
relação ao mundo à sua volta, além de aprimorar as capacidades perceptivas,
inventivas, imaginativas e criativas do educando.
- Deve propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e
da percepção estética que caracterizam um modo próprio de ordenar e de dar
sentido à experiência humana, desenvolvendo com o educando, a sensibilidade, a
percepção e a imaginação no domínio do conhecimento artístico, necessárias para
compreender a Arte como meio de humanização da realidade.
- A música é uma das formas de expressão da Arte. Quando
inserida num contexto histórico, pode ser de grande ajuda no desvendar do
mesmo. A seguir são apresentados alguns versos da música Cálice, de Chico
Buarque. Pai, afasta de mim esse cálice De vinho tinto e de sangue. Como beber
dessa bebida amarga Tragar a dor, engolir a labuta Mesmo calada a boca, resta o
peito Silêncio na cidade não se escuta. O contexto histórico nacional que o
autor faz referência, na produção desse "hino"? À
repressão do regime militar dos "anos de chumbo".
- Sobre a Semana da Arte Moderna no Brasil, em 1922,
- Foi uma explosão de
ideias inovadoras, que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada
no século XIX.
- Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e
a liberdade de expressão.
- Na proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no
processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais
áreas e tem suas especificidades. Com respeito à Arte e a Educação, um certo
princípio do século XX fazia com que ao professor destinava-se um papel cada
vez mais irrelevante e passivo. A ele não cabia ensinar nada, e a arte adulta
deveria ser mantida fora dos muros da escola, pelo perigo de macular a
espontaneidade infantil. Esse princípio era o da livre expressão.
Bibliografia: Arte-
coleção projeto Araribá, moderna
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