terça-feira, 29 de março de 2016

                                       Artes

                                       
                                   Sobre a história do teatro brasileiro

- o teatro brasileiro surgiu quando Portugal começou a fazer do Brasil sua colônia (Século XVI). Os Jesuítas, com o intuito de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro.
- nos primeiros anos da colonização no Brasil, os padres da Companhia de Jesus (Jesuítas), que vieram para o Brasil, tinham como principal objetivo a catequese dos índios. Eles encontraram nas tribos brasileiras uma inclinação natural para a música, a dança e a oratória. Ou seja: tendências positivas para o desenvolvimento do teatro, que passou a ser usado como instrumento de "civilização" e de educação religiosa, além de diversão.
 - de 1937 a 1945, a ditadura procura silenciar o teatro, mas a ideologia populista, através do teatro de revista, mantém-se ativa. Surgem as primeiras companhias estáveis do país, com nomes como: Procópio Ferreira, Jaime Costa, Dulcina de Moraes, entre outros.
 - na década de 90, no campo da encenação, a tendência à visualidade convive com um retorno gradativo à palavra por meio da montagem de clássicos. Dentro dessa linha tem destaque, o grupo Tapa, com Vestido de Noiva, de Nélson Rodrigues e A Megera Domada, de William Shakespeare.
. A dança é considerada uma das artes mais antigas, é também a única que dispensa materiais e ferramentas. Ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função, enquanto instrumento de afirmação dos sentimentos e experiências subjetivas do homem. A dança do folclore popular brasileiro que apresenta personagens humanos e animais fantásticos, girando em torno da morte e ressurreição de um boi, é:  bumba-meu-boi.

. No transcorrer do ensino fundamental, o estudante poderá desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte (artes visuais, dança, música, teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas, produzidos ao longo da história e na contemporaneidade.
 - Expressar e saber comunicar-se em artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
- Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (artes visuais, dança, música, teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
- Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
- Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
.  Sobre a música:   - Composições, improvisações e interpretações são os produtos da música.  
                                                           
                                                           Sobre artes visuais:

 I- Além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance).
II- Existem várias possibilidades de combinações entre imagens, por intermédio das quais os estudantes podem expressar-se e comunicar-se entre si de diferentes maneiras.  
. Uma pessoa ao ouvir um concerto musical em que um piano e um violino tocam uma sequência de notas iguais na mesma frequência consegue facilmente "separar" qual som pertence a qual dos dois instrumentos. Isto se deve à característica sonora que nos permite distinguir sons de mesma frequência e que foram produzidos por fontes sonoras distintas conhecidas.  Essa característica é:   o timbre.  
- Certo Festival de Cinema foi criado a partir de uma Mostra de Cinema, realizada em 1969, durante a Festa das Hortênsias. Em 1971, ainda durante a Festa das Hortênsias, foi realizada a 2ª Mostra de Cinema e naquele ano a celebridade foi Jece Valadão. O Cinema Embaixador era pequeno e sem nenhum conforto, mas ninguém ligava para isso. O sucesso provou que poderia existir um grande festival e que se transformaria no maior do Brasil, incluindo não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina. Como é conhecido esse festival?   Festival de Cinema de Gramado.  
.No tocante ao ensino da música:  É gerador de conhecimento, porque a música possui um campo teórico específico, relacionando-se com outras áreas e com a realidade do educando, desenvolve o pensamento artístico e a reflexão estética.
   
                                                     Sobre História da Música.

- O Período Clássico antecede o Período Romântico e sucede o Período Barroco.
- Schoenberg, Strawinsky e Bartok foram compositores importantes para a renovação da linguagem musical no século XX.
- Bach e Vivaldi são compositores do Período Barroco.
- A Bossa Nova é um subgênero musical derivado do samba e com forte influência do jazz estadunidense, surgido no final da década de 1950, no Rio de Janeiro.

 A dança  na escola, pode desenvolver na criança a compreensão de sua capacidade de movimento, através de um maior entendimento de como seu corpo funciona, podendo usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.      
- Os festivais da canção, exibidos por emissoras de TV entre 1966 e 1968, seduziram o público, abriram alas para o tropicalismo e mudaram o significado da expressão.  
- Em uma de suas edições, venceu Chico Buarque de Holanda com “A Banda”, cantada por Nara Leão. - Um grande sucesso de um desses festivais foi a música “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, interpretada por Jair Rodrigues.
  -Através desses festivais, a música Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré, fez com que muitos brasileiros cantarolassem: "Nas escolas, nas ruas, campos e construções...", tornando-se um ícone na luta contra o regime militar no Brasil.
- Apresentaram uma safra raríssima de excepcionais compositores e intérpretes, como: Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Edu Lobo.
- Sobre a avaliação em Artes,  os objetivos e os procedimentos didáticos devem ser considerados em conexão com os conteúdos e os modos de aprendizagem dos estudantes.

- O estético em Arte diz respeito:   à compreensão sensível-cognitiva do objeto artístico, inserido em um determinado tempo/espaço sociocultural.  
                 
      -  Sobre a contextualização histórica do ensino da Arte no Brasil:  

- O ensino da Arte no Brasil foi marcado por imposições e contradições e, assim como as demais disciplinas do currículo escolar, sofreu influências políticas, econômicas, sociais, históricas e culturais.
- Gradualmente, o ensino de Arte passou por reformulações metodológicas até atingir, no século XVII, uma nova posição na estrutura educacional brasileira, que está associado à expulsão dos padres jesuítas e às reformas propostas pelo Marquês de Pombal.

-  Arte é produto da criação humana, resultado do trabalho/ação do homem sobre a natureza, é eminentemente  social – nasce na e para a sociedade – e manifesta posições estéticas, éticas e políticas de uma determinada época, portanto, nunca é neutra.

- Como o ensino da Arte necessita de um processo sistemático de aprender a ver, a investigar e a pensar criticamente, deve haver uma metodologia que envolva as experiências de observar, analisar, interpretar e criar-transformar. Essa metodologia foi proposta pelo educador e pesquisador Ott (1988) e pode ser adaptada a diferentes realidades. É composta por cinco categorias que expressam ação. Qual delas proporciona dados para investigar a obra, a maneira como foi executada, o que foi percebido, investigando os elementos formais nas composições cênicas, corporais, musicais e visuais levando à compreensão básica das linguagens artísticas e das habilidades e técnicas utilizadas pelos produtores?  analisando   
- Sobre os objetivos do ensino da Arte:  
- Desenvolver a sensibilidade estética, possibilitando ao educando apreciar, criar, refletir e elaborar seus próprios sentidos com relação ao mundo à sua volta, além de aprimorar as capacidades perceptivas, inventivas, imaginativas e criativas do educando.
- Deve propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética que caracterizam um modo próprio de ordenar e de dar sentido à experiência humana, desenvolvendo com o educando, a sensibilidade, a percepção e a imaginação no domínio do conhecimento artístico, necessárias para compreender a Arte como meio de humanização da realidade.   

- A música é uma das formas de expressão da Arte. Quando inserida num contexto histórico, pode ser de grande ajuda no desvendar do mesmo. A seguir são apresentados alguns versos da música Cálice, de Chico Buarque. Pai, afasta de mim esse cálice De vinho tinto e de sangue. Como beber dessa bebida amarga Tragar a dor, engolir a labuta Mesmo calada a boca, resta o peito Silêncio na cidade não se escuta. O contexto histórico nacional que o autor faz referência, na produção desse "hino"?   À repressão do regime militar dos "anos de chumbo".
- Sobre a Semana da Arte Moderna no Brasil, em 1922,  
 - Foi uma explosão de ideias inovadoras, que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX.
- Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão.  

- Na proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades. Com respeito à Arte e a Educação, um certo princípio do século XX fazia com que ao professor destinava-se um papel cada vez mais irrelevante e passivo. A ele não cabia ensinar nada, e a arte adulta deveria ser mantida fora dos muros da escola, pelo perigo de macular a espontaneidade infantil. Esse princípio era o  da livre expressão.   


Bibliografia:  Arte- coleção  projeto  Araribá, moderna

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