quarta-feira, 16 de março de 2016

Av1 e Av2 Temas Selecionados da Educação



TEMAS SELECIONADOS DA EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA


Sobre a Resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Educação – RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de2006 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, a formação atual do pedagogo caracteriza-se por formar docentes para atuar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
O principal foco na formação do pedagogo é a docência, ou seja, ensinar exercer atividades educativas.
O curso Normal Superior era responsável pela formação de docentes,enquanto pedagogia formava profissionais para administração,planejamento,inspeção,supervisão e orientação educacional.
– Segundo Fagundes (2008)[…] dada a estreita associação entre as escolhas profissionais de mulheres e a configuração de sua identidade de gênero, qualifica-se a adequação à identidade feminina como um dos motivos de escolha do curso de Pedagogia pelas mulheres […].
O vínculo existente entre o gênero feminino e a Pedagogia,existe devido à semelhança do papel que a mulher representa na sociedade, o de cuidar, educar e possuir mais jeito no trato com crianças. Sabemos que é no social que a consciência se forma, ou seja, a sociedade na qual estamos inseridos influencia diretamente nesse vínculo, fazendo com que a profissão de pedagogo/a esteja ligada ao gênero feminino.
O atual formato do curso habilita o pedagogo/a para atuarem na Educação infantil; Anos iniciais do ensino fundamental; Ensino médio na modalidade normal; Cursos de educação profissional; Área de serviços; Apoio escolar.

Antigamente o curso de Pedagogia era destinado somente à sala de aula, enfim instituições de ensino, hoje em dia ela abrange diversas áreas de atuação, como: Pedagogia hospitalar – Efetuando trabalho com crianças e jovens que não podem realizar atividades no ambiente escolar. Pedagogia empresarial – Identificando determinados profissionais que melhor se adaptam para determinadas funções. Administração escolar – Organizando e gerenciando o estabelecimento de ensino em geral e trabalhando diretamente com os funcionários, delegando as regras necessárias para seu devido funcionamento. Supervisão escolar – Orientando os professores com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino. Assessoria pedagógica – Em serviços de propagar a cultura (centros culturais, museus, etc.) e de comunicação em massa (revistas, editoras, jornais, televisão, agências de publicidade e rádios). Terceiro setor (ONGs) – Para coordenar programas e projetos de natureza educativa nas áreas de saúde, meio-ambiente, trânsito, promoção social, lazer e recreação.
-O vínculo que existe entre o gênero feminino e a pedagogia se dá pela semelhança que a mulher traz em seu papel de mãe, esposa, dona de casa, papel de cuidar, servir, e educar possuindo mais jeito no trato com crianças. É bastante comum que a sociedade associe gênero feminino para exercer a docência, pelo fato da mesma gostar de cuidar de crianças e adolescentes.
-A pedagogia é uma importante ferramenta na formação do pedagogo, pois ela contribui para que ocorra um processo constante de verificação de um fato por meio de informes obtidos em diversas fontes sobre a prática pedagógica do docente, tornando possível um bom desempenho em sala de aula, preparando profissionais, inovadores, criativos, e construtor de sua própria arte de ensino. Segundo o: Art. 5º O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a: … XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvam suas experiências não escolares; sobre processo de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e prática pedagógica.

-É de suma importância que se estude sobre a Educação no campo, dos povos indígenas, e remanescentes de quilombos, pelo fato de existir não só no Brasil, mas no mundo diferentes culturas. O pedagogo por sua vez tem que aprender a lidar com diferentes tipos de povos, entender suas dificuldades, e saber suas reais necessidades educativas. Haverá melhora quando forem inseridos em obras especializadas, patenteando a educação escolar não só por ordem ética, mas como necessidade política e de justiça.
-Assim, deve-se considerar a pesquisa, no meio acadêmico, como formadora de futuros professores pesquisadores, “pois professor é quem, tendo conquistado espaço acadêmico próprio através da produção, tem condições e bagagem para transmitir via ensino. Não se atribui a função de professor a alguém que não é basicamente pesquisador” (DEMO, 2002, p. 15).
As diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo (Brasil,2002,p.1),trazem em seu Parágrafo único do Art.2,que:
A identidade da escola do campo é definida pela sua vinculação as questões inerentes a sua realidade,ancorando-se na temporalidade e nos saberes próprios dos estudantes,na memória coletiva que sinaliza futuros,na rede de ciência e tecnologia disponível na sociedade e nos movimentos sociais em defesa de projetos que associem as soluções exigidas por essas questões a qualidade social da vida coletiva no pais. A partir desse documento surge como proposta para a Educação do campo a Pedagogia da Alternância.

Por muito tempo a palavra quilombo foi interpretada como refúgio de negros escravos fugitivos, mas Munanga (2004,p. 71) associa os quilombos brasileiros aos quilombos africanos que visavam a formação de co-guerreiros para lutar contra os inimigos. Vistos como espaços de resistência negra,onde eram constituídas relações econômicas e sociais mais igualitárias,relações essas que possibilitavam a construção de uma vida digna para seu povo e para todos aqueles que não concordavam com o regime escravocrata no Brasil.
Por muito tempo esses espaços foram invisíveis para o país,mas atualmente como forma de reparar e democratizar a educação,temos as seguintes ações legais:
l-Os PCNs e a Lei nº 10.639/03,que visam dar visibilidade a grupos considerados minoritários e reconhecer a importância da valorização da história da Africa;
ll-O início da criação pela Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE),em 2011,do processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (CNE), 2011);
lll- A política de cotas para ingresso nas universidades.

Para Fagundes(2013,p.74)’’O reconhecimento da diversidade humana,e dentro desta a diversidade sexual,deve se dar em contexto de respeito e justiça,posto que a invisibilidade e a negação de direitos e de status de parceiros plenos na interação social,simplesmente como uma conseqüência de não se adequarem aos padrões culturais hegemônicos,são injustas,pois impõem a esse indivíduo ou grupos a subordinação a uma forma de ser institucionalizada.’’
Dessa forma espera-se que os professores tenham uma postura em relação a diversidade sexual que seja ética de respeito e de diálogo,de abertura subjetiva ao diferente,e mesmo de cuidado para atitudes que não se traduzam em discriminação; Assuma postura ética,respeitosa e de diálogo quanto as diversas manifestações de sexualidade,homossexualidades,identidades e expressões de gênero na escola.

Atualmente vem acontecendo em diversas penitenciárias do Brasil,a chamada educação no cárcere que visa sobretudo contribuir no processo de ressocialização do preso de maneira que,quando ele sair do espaço prisional,possa ter chances mais dignas de reintegração a sociedade.
Os desafios da educação do Século XXl estão calcados nos princípios de educar para a vida e ao longo da vida. É nessa perspectiva que foram definidos,pela Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura (UNESCO),os quatros pilares da educação para o Século XXI,que configuram as quatro aprendizagens necessárias a vida na atualidade. O conceito de Educação Permanente é uma forma de educar de maneira continuada onde ao longo da vida onde se faz necessário o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser, eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação. A educação se situa no coração do desenvolvimento tanto da pessoa humana como das comunidades. Cabe-lhe a missão de fazer com que todos, sem exceção, façam frutificar os seus talentos e potencialidades criativas, o que implica, por parte de cada um, a capacidade de se responsabilizar pela realização do seu projeto pessoal.
A IDÉIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DEVE SER REPENSADA E AMPLIADA: Deve ser encarada como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes e aptidões, da sua capacidade de discernir e agir. Deve levar cada um a tomar consciência de si próprio e do meio ambiente que o rodeia, e a desempenhar o papel social que lhe cabe enquanto trabalhador e cidadão.
A educação parece ter, como papel essencial, conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam para desenvolver os seus talentos e permanecerem donos do seu próprio destino. A diversidade das personalidades, a autonomia e o espírito de iniciativa, até mesmo o gosto pela provocação, são os suportes da criatividade e da inovação. Num mundo em mudança, de que um dos principais motores parece ser a inovação tanto social como econômica, deve ser dada importância especial à imaginação e à criatividade.

Referências Bibliográficas:

Aranha,Maria Lúcia de Arruda,História da educação,São Paulo:Moderna, 2006b.
Freire,Paulo,Pedagogia do Oprimido,23,ed.Rio de Janeiro:Paz e Terra,1996.
Gohn,Maria da Glória,Movimentos sociais e educação. São Paulo:Cortez,2009.
Munanga,Kabengele;Gomes,Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje: história,realidades,problemas e caminhos. São Paulo: Global,2004. (Coleção Viver Aprender)
Louro,G.L.(Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica,2000.

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