sábado, 19 de março de 2016

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

                                                                       

                                             As características dos seres vivos são:

 - capacidade de se movimentar, de reagir ao ambiente, de se nutrir, de crescer e se reproduzir.  A digestão, a circulação, a excreção e a reprodução são conhecidas como fenômenos vitais e se realizam nos seres vivos,que compreendem os vírus,as bactérias,as algas azuis,os protistas(protozoários,algas e fungos),os vegetais e os animais.

O estudo desses seres denomina-se Biologia, que se relaciona com vários outros ramos do conhecimento humano,tais como a medicina, a veterinária,a agronomia,a psicologia,etc.
Acredita-se que a Terra tem de 4,5 a 4,8 bilhões de anos e formou-se a partir de uma nuvem de poeira cósmica.

Há aproximadamente 3,5 bilhões de anos, surgiram no planeta os primeiros seres vivos. Eram seres unicelulares, procariontes e heterótrofos. Passado algum tempo, alguns deles tornaram-se capazes de produzir clorofila e sintetizar seu próprio alimento. Tempos depois surgiram os seres eucariontes. Milhões de anos depois, surgiram as plantas e, em algum período posterior, o clima esquentou, houve períodos de seca e várias plantas ficaram expostas ao ambiente terrestre. Há cerca de 300 milhões de anos, as plantas pteridófitas tiveram seu apogeu, em um período em que o clima era quente e úmido.

Cerca de 50 milhões de anos depois, o clima esfriou um pouco e as gimnospermas, plantas que já existiam, se dispersaram e se tornaram a vegetação dominante em ambientes terrestre diversos. Os organismos mencionados no texto que se tornaram capazes de produzir clorofila e de sintetizar seu próprio alimento são ancestrais de seres autótrofos atuais cujo material genético é uma molécula de DNA circular.
Os seres vivos desenvolveram, ao longo do tempo, características que permitiram sua adaptação a mudanças no ambiente.

Características dos seres vivos: Os vírus são parasitas intracelulares, pois necessitam penetrar em uma célula para se manifestarem.  As células dos organismos pertencentes ao reino protista são capazes de executar funções que, nos seres pluricelulares, são realizadas por células ou por órgãos especializados.

Todo ser vivo interage com o meio ambiente em que vive. Essa interação é um processo dinâmico que produz mudanças e adaptação das espécies a seu meio, garantindo, assim, a sobrevivência. O campo geomagnético faz parte do meio ambiente e está presente na Terra desde antes do surgimento da vida, embora sua existência só tenha sido conhecida há quatro séculos. Em 1975, pela primeira vez, foram observadas pequenas partículas de um material magnético — que tinha a magnetita, um óxido de ferro biomineralizado e fortemente magnético, como um de seus constituintes principais — formando uma cadeia linear dentro do citoplasma de bactérias flageladas. No caso dessas bactérias, o pólo sul magnético (S) localiza-se próximo ao flagelo e o norte (N), no lado oposto, como ilustram as figuras acima. Essas bactérias flageladas, denominadas bactérias magnéticas, vivem em função da interação do seu campo magnético com o campo magnético terrestre.

Os gases que compunham a terra primitiva: (CH4) metano-(H2) hidrogênio-(NH3) amônia-vapor de H2O.  A partir da matéria gasosa que envolvia o planeta Terra formou-se a matéria orgânica componente dos seres vivos.  Por um processo evolutivo formaram-se seres vivos bastante complexos,nos quais se encontra órgãos,átomos,células,sistemas,tecidos,moléculas.   
                              
                      Átomos,moléculas,células,sistemas,órgãos e tecidos.

Os átomos uniram-se para formar moléculas,estas tornaram-se mais complexas,algumas delas constituindo grânulos,filamentos,microtúbulos e membranas.   Essas estruturas agruparam-se para formar as células as primeiras formas de vida.
Os primeiros seres vivos que devem ter surgido em nosso planeta: bactérias,protozoários,algas unicelulares.
As bactérias são procariontes,enquanto os protozoários são eucariontes.  Os vegetais são seres clorofilados,enquanto os animais são destituídos de clorofila.
As plantas terrestres desenvolveram folhas,com grande superfície de exposição a luz e órgãos subterrâneos com numerosas ramificações porque assim absorvem melhor a luz e os nutrientes do solo necessários para a realização de fotossíntese.

Todos os seres vivos apresentam em sua composição ácidos nucléicos e proteínas; sofrem reprodução;apresentam a capacidade de sofrer mutação.  Estrutura celular,metabolismo,irritabilidade e regeneração,exceto os vírus.
Procariontes-ausência de membrana nuclear
Eucariontes-núcleo íntegro
Reprodução assexuada- vários organismos originam-se a partir de um único ser
Reprodução sexuada-novos seres se originam a partir de um ovo formado da união de gametas
Metabolismo-conjunto de transformações químicas dos alimentos nos seres vivos
Bactéria possui: membrana,cromatina,citoplasma
Protozoário possui: membrana,cromatina,citoplasma,carioteca,nucléolo
No globo ocular humano há um disco colorido,a íris,no centro do qual há uma abertura,a pupila.   Quando o indivíduo fica na penumbra,o diâmetro pupilar é grande; aproximando do globo ocular uma fonte de luz,o diâmetro pupilar diminui.  Isto se deve a uma característica dos seres vivos chamada  irritabilidade.

Elementos indispensáveis a vida:  alimento e oxigênio
Autótrofo:  sintetiza os próprios alimentos
Heterótrofo:  não sintetiza os próprios alimentos
Aeróbio:  não vive em ausência de oxigênio
Anaeróbio:  não necessita de oxigênio para sobreviver
Porém, há uma característica comum a todos os seres vivos que só podem ser vistas por microscópio: todos os seres vivos são formados por pequenas unidades vivas, as células.

Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são constituídos por unidades conhecidas como células. A invenção do microscópio de luz tornou possível observar estruturas antes nunca vistas pelo homem, as células. Essas estruturas foram mais bem estudadas com o emprego de técnicas de citoquímica e com o auxílio fundamental do microscópio eletrônico.   A célula consiste na unidade mínima de um organismo, capaz de atuar de maneira autônoma.

De todos os seres vivos que constituem atualmente a biosfera, já foram identificadas cerca de 1.413.000 espécies. Estas incluem: 1.032.000 espécies de animais, das quais apenas 10% são vertebrados; 248.500 espécies de vegetais; 69.000 espécies de fungos; e 26.000 espécies de algas. Apesar desses números, o número real de espécies, de acordo com alguns autores, deve situar-se entre 30 e 150 milhões de espécies, pois grande parte da biodiversidade ainda não é conhecida.

Os animais e as plantas são seres pluricelulares, isto é, formados por muitas células.
Existe também os seres por uma única celula: são chamados seres unicelulares

A célula-ovo , é uma célula que dá origem a todas as células do nosso corpo.

O microscópio óptico,  possui várias lentes de aumento e amplia a imagem da célula .

A célula é viva, ela se alimenta, cresce e realiza funções que mantêm a vida, por isso a célula foi considerada : a unidade da vida , pois é a menor parte viva de um organismo.

Teoria celular : é a ideia que todos os seres vivos são formados por células e que toda a célula  vem sempre de outra.(multiplicando).


 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:   BIOLOGIA,SEGUNDO GRAU,EDITORA ÁTICA

 AUTOR: ALBINO FONSECA

Um comentário: