História da
Arte
A história
da arte está relacionada a cultura dos mais variados povos existentes. Ela atravessa os tempos,criando e contando o
passado e recriando o presente. A arte está presente a nossa volta e com ela
compomos a história de uma sociedade.
- As principais diferenças estilísticas entre a arte do
renascimento e a arte barroca são formas
claras, linhas nítidas, composição estática e legível no Renascimento; formas
contrastantes, contornos obscuros, composição movimentada no Barroco;
- Em 1816, desembarca no Rio de Janeiro, então
capital do reino de Portugal, Brasil e Algarves, a Missão Artística Francesa,
liderada por Lebreton e composta por Debret, Taunay e Grandjeam de Montigny,
entre outros, tendo como principal objetivo instituir o ensino das Belas-artes e elevar o
gosto na ex-colônia.
- As igrejas barrocas
brasileiras distribuem-se pelas principais cidades ao longo da costa litorânea
com destacável unidade de estilo. Apesar das diferentes localidades e ordens
religiosas, características em comum podem ser apontadas, tais como fachadas maciças e com poucos elementos
decorados, frontão triangular e torres sineira, planta com nave e capela-mor
retangulares e decoração em talha dourada.
- O impressionismo foi um dos movimentos
inaugurais da arte moderna. Surgiu na França na segunda metade do século XIX,
tendo como protagonistas os pintores Monet, Manet, Renoir, Degas, Sisley e
Pissaro. Distintamente da arte dos períodos anteriores, o impressionismo
buscava: captar
as impressões visuais – o que o olho do pintor vê - mais do que copiar
fielmente os objetos da realidade.
- Suporte tradicional
da pintura, antes da invenção do quadro de cavalete na segunda metade do século
XV durante o Renascimento, o afresco apresenta particularidades técnicas que o
caracterizam, entre as quais: vincula-se
à arquitetura do lugar, uma vez que a aplicação do desenho e das tintas ocorre
no reboco ainda úmido de uma parede. À medida que ocorre o processo de secagem,
o reboco absorve a tinta.
- Um dos tratados
mais influentes da história da arte é o Da Pintura, de Leon Battista Alberti
(1404 - 1472), escrito sob o impacto da renovação das artes empreendida pela
geração de Brunelleschi, Donatello, Masaccio e Ghiberti, que assinalam a
emergência do Renascimento. O tratado de Alberti é inovador porque ensina que ao
pintor é necessário ter conhecimento das matérias humanísticas, tais como
geometria, retórica, poética e história.
- A arte dita
abstrata é fenômeno relativamente recente na História da Arte Ocidental,
emergindo nas primeiras décadas do século XX, com a eclosão das vanguardas
artísticas (cubismo, futurismo, neoplasticismo, suprematismo, construtivismo
russo). O próprio da arte abstrata é: tomar as formas plásticas (linhas, pontos,
planos, cores) como elementos autônomos que não remetem a significados
exteriores.
- O historiador da
arte Erwin Panofsky no seu célebre livro O significado das artes visuais
(Perspectiva, 1979, 2ª ed.) defende a iconologia como método ideal para a
história da arte. Para Panofsky, a iconologia consiste no estudo do significado da formas artísticas, com base
na análise dos valores estéticos, morais, religiosos, científicos, políticos e
etc, que configuram a cultura da época.
- Michelangelo,
Rafael e Leonardo constituem, segundo os historiadores da arte, o ápice da arte
renascentista. Cada um alcança um grau de excelência inédito que tanto
aprofunda os caminhos anteriores como também abre novas e inesperadas
pesquisas. Michelangelo foi considerado o maior de todos, a ponto de ter
conseguido o que parecia impossível: ir além, superar os antigos com sua arte
sublime. Para o século XVI, a questão que se colocava era o que pode haver
depois de Michelangelo, de Rafael, de Leonardo? Pensar em ultrapassá-los não
teria sentido, só restaria fazer arte à maneira deles. Define-se, assim, aquilo
que a história da arte chamou de Maneirismo, situado entre o Renascimento e o
Barroco. O Maneirismo diferencia-se como o momento em que a arte começa a imitar a
própria arte.
- O intercâmbio
cultural foi traço marcante na história da arte moderna. A influência da
Polinésia em Gauguin, de Marrocos em Matisse, da escultura negra no cubismo e
no expressionismo, marcam, entre outros cruzamentos culturais, o desejo de se
ir além dos valores e do gosto da civilização burguesa européia. Um dos casos
mais conhecidos foi o impacto das gravuras japonesas nos artistas do
impressionismo e pós-impressionismo. Monet, Manet, Degas, Renoir, Van Gogh,
Cézanne e Gauguin recebem nítida influências das gravuras de Hokusai e Utamaro
divulgadas na Europa a partir de meados do século XIX. Em termos plásticos, as
diferenças que marcavam tais gravuras que atraíram a atenção dos artistas
modernos são: estrutura espacial fora
dos padrões da perspectiva renascentista, cores chapadas, ausência de
claro-escuro, linhas ondulantes e suaves, grafismo construtivo e distribuição
assimétrica .
- Os artesãos que
trabalhavam nas igrejas e demais monumentos religiosos na Colônia
enquadravam-se nas atividades denominadas ofícios mecânicos, organizadas em corporações
que os habilitavam ao exercício da profissão e à abertura de sua oficina. Não
havia, portanto, profissionais liberais formados e habilitados por diplomas
concedidos pelas Academias de ensino. Artistas consagrados já em seu próprio
tempo como Mestre Valentim e Antonio Francisco Lisboa – o Aleijadinho -
padeciam dessa condição de artífices, porém ainda com maiores restrições
profissionais pelo fato de serem mulatos, o que limitava suas atividades e
remuneração. Com relação ao estatuto social do artista na colônia, o artista não havia se liberado das obrigações
utilitárias e práticas, para se entregar à expressão de suas idéias artísticas
e assim alcançar independência autoral.
- Uma das telas mais
consagradas da História da Arte, As Meninas de Diego Velásquez, pintada em
1656, tem como tema, numa surpreendente inversão, o próprio pintor em atividade
(olhando fixo para seu pretenso modelo), tendo ao seu lado a Infanta Margarita
e suas damas de honra. Com esta inversão de ponto de vista o pintor arma um
verdadeiro jogo intrigante porque o lugar do retratado é um lugar vago que pode
ser tanto ocupado pelo Rei, quanto pelo espectador que se vê incluído na cena .
- O Art Nouveau,
fenômeno europeu que cobre a última década do século XIX e a primeira do séc.
XX, manifesta-se simultaneamente nas grandes metrópoles como Londres, Glasgow,
Paris, Bruxelas, Munich, Viena, Barcelona, tendo como artistas mais destacados
Gallé, Guimard, Gaudi, Horta, van de Velde, Obrist, Endell, Olbrich, Hofmann,
Klint, Mackintosh. Como assinala sua nomenclatura, o Art Nouveau aspira uma
nova forma para as artes, em face das visíveis transformações por que passam as
metrópoles industriais modernas. As características marcantes do estilo são: preferência pelas artes aplicadas e
decorativas; uso de materiais industriais como ferro e vidro combinados com
técnicas artesanais como cerâmica, esmaltes, joalharia, porcelanas,
carpintaria, bronze; gosto pelas formas curvas alongadas e assimétricas, e pela
ornamentação bidimensional de inspiração floral.
- Com relação ao art.
23 da Constituição Federal, que compete
à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, em comum:
conservar o
patrimônio público;
proteger os
documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural;
proteger os
monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;
impedir a evasão, a
destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor
histórico, artístico ou cultural;
- Constituem patrimônio
cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados
individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação,
à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais
se incluem os itens abaixo, as formas de expressão, os modos de criar, fazer e
viver, as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados
às manifestações artístico-culturais, os conjuntos urbanos e sítios de valor
histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e
científico.
- Com relação ao
patrimônio cultural brasileiro, a
Constituição Federal declarou tombados todos os documentos e os sítios
detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos;
- Toda intervenção
destinada a manter a integridade de um objeto pertencente ao Patrimônio
Cultural é definida como restauração;
- O método de análise
utilizado para se evidenciar, em uma tela, repinturas ou desenhos subjacentes é
irradiação de infravermelho;
- A datação de uma
peça de madeira pode ser feita através de carbono 14.
- Em um processo de
intervenção restaurativa de um objeto preservado procede-se, em primeiro lugar,
à analise e pesquisa histórica.
Referências: http://www.suapesquisa.com/temas/historia_da_arte.htm
Bons Estudos!
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Se desejar contribuir fique à vontade
Caixa: 1498 013 00009263-4
Santander: 3076 01067197-1
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Obrigada!
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