sexta-feira, 25 de março de 2016

História da Arte

                                

                                                     História da Arte



A história da arte está relacionada a cultura dos mais variados povos existentes.  Ela atravessa os tempos,criando e contando o passado e recriando o presente. A arte está presente a nossa volta e com ela compomos a história de uma sociedade.
  
- As principais diferenças estilísticas entre a arte do renascimento e a arte barroca são  formas claras, linhas nítidas, composição estática e legível no Renascimento; formas contrastantes, contornos obscuros, composição movimentada no Barroco;

  - Em 1816, desembarca no Rio de Janeiro, então capital do reino de Portugal, Brasil e Algarves, a Missão Artística Francesa, liderada por Lebreton e composta por Debret, Taunay e Grandjeam de Montigny, entre outros, tendo como principal objetivo  instituir o ensino das Belas-artes e elevar o gosto na ex-colônia.

 - As igrejas barrocas brasileiras distribuem-se pelas principais cidades ao longo da costa litorânea com destacável unidade de estilo. Apesar das diferentes localidades e ordens religiosas, características em comum podem ser apontadas, tais como   fachadas maciças e com poucos elementos decorados, frontão triangular e torres sineira, planta com nave e capela-mor retangulares e decoração em talha dourada.  

 - O impressionismo foi um dos movimentos inaugurais da arte moderna. Surgiu na França na segunda metade do século XIX, tendo como protagonistas os pintores Monet, Manet, Renoir, Degas, Sisley e Pissaro. Distintamente da arte dos períodos anteriores, o impressionismo buscava:    captar as impressões visuais – o que o olho do pintor vê - mais do que copiar fielmente os objetos da realidade.

- Suporte tradicional da pintura, antes da invenção do quadro de cavalete na segunda metade do século XV durante o Renascimento, o afresco apresenta particularidades técnicas que o caracterizam, entre as quais:  vincula-se à arquitetura do lugar, uma vez que a aplicação do desenho e das tintas ocorre no reboco ainda úmido de uma parede. À medida que ocorre o processo de secagem, o reboco absorve a tinta.  

 - Um dos tratados mais influentes da história da arte é o Da Pintura, de Leon Battista Alberti (1404 - 1472), escrito sob o impacto da renovação das artes empreendida pela geração de Brunelleschi, Donatello, Masaccio e Ghiberti, que assinalam a emergência do Renascimento. O tratado de Alberti é inovador porque ensina   que ao pintor é necessário ter conhecimento das matérias humanísticas, tais como geometria, retórica, poética e história.

- A arte dita abstrata é fenômeno relativamente recente na História da Arte Ocidental, emergindo nas primeiras décadas do século XX, com a eclosão das vanguardas artísticas (cubismo, futurismo, neoplasticismo, suprematismo, construtivismo russo). O próprio da arte abstrata é:   tomar as formas plásticas (linhas, pontos, planos, cores) como elementos autônomos que não remetem a significados exteriores.   

- O historiador da arte Erwin Panofsky no seu célebre livro O significado das artes visuais (Perspectiva, 1979, 2ª ed.) defende a iconologia como método ideal para a história da arte. Para Panofsky, a iconologia consiste no estudo    do significado da formas artísticas, com base na análise dos valores estéticos, morais, religiosos, científicos, políticos e etc, que configuram a cultura da época.  

- Michelangelo, Rafael e Leonardo constituem, segundo os historiadores da arte, o ápice da arte renascentista. Cada um alcança um grau de excelência inédito que tanto aprofunda os caminhos anteriores como também abre novas e inesperadas pesquisas. Michelangelo foi considerado o maior de todos, a ponto de ter conseguido o que parecia impossível: ir além, superar os antigos com sua arte sublime. Para o século XVI, a questão que se colocava era o que pode haver depois de Michelangelo, de Rafael, de Leonardo? Pensar em ultrapassá-los não teria sentido, só restaria fazer arte à maneira deles. Define-se, assim, aquilo que a história da arte chamou de Maneirismo, situado entre o Renascimento e o Barroco. O Maneirismo diferencia-se como    o momento em que a arte começa a imitar a própria arte.

 - O intercâmbio cultural foi traço marcante na história da arte moderna. A influência da Polinésia em Gauguin, de Marrocos em Matisse, da escultura negra no cubismo e no expressionismo, marcam, entre outros cruzamentos culturais, o desejo de se ir além dos valores e do gosto da civilização burguesa européia. Um dos casos mais conhecidos foi o impacto das gravuras japonesas nos artistas do impressionismo e pós-impressionismo. Monet, Manet, Degas, Renoir, Van Gogh, Cézanne e Gauguin recebem nítida influências das gravuras de Hokusai e Utamaro divulgadas na Europa a partir de meados do século XIX. Em termos plásticos, as diferenças que marcavam tais gravuras que atraíram a atenção dos artistas modernos são:  estrutura espacial fora dos padrões da perspectiva renascentista, cores chapadas, ausência de claro-escuro, linhas ondulantes e suaves, grafismo construtivo e distribuição assimétrica .

- Os artesãos que trabalhavam nas igrejas e demais monumentos religiosos na Colônia enquadravam-se nas atividades denominadas ofícios mecânicos, organizadas em corporações que os habilitavam ao exercício da profissão e à abertura de sua oficina. Não havia, portanto, profissionais liberais formados e habilitados por diplomas concedidos pelas Academias de ensino. Artistas consagrados já em seu próprio tempo como Mestre Valentim e Antonio Francisco Lisboa – o Aleijadinho - padeciam dessa condição de artífices, porém ainda com maiores restrições profissionais pelo fato de serem mulatos, o que limitava suas atividades e remuneração. Com relação ao estatuto social do artista na colônia,  o artista não havia se liberado das obrigações utilitárias e práticas, para se entregar à expressão de suas idéias artísticas e assim alcançar independência autoral.

 - Uma das telas mais consagradas da História da Arte, As Meninas de Diego Velásquez, pintada em 1656, tem como tema, numa surpreendente inversão, o próprio pintor em atividade (olhando fixo para seu pretenso modelo), tendo ao seu lado a Infanta Margarita e suas damas de honra. Com esta inversão de ponto de vista o pintor arma um verdadeiro jogo intrigante porque   o lugar do retratado é um lugar vago que pode ser tanto ocupado pelo Rei, quanto pelo espectador que se vê incluído na cena .

- O Art Nouveau, fenômeno europeu que cobre a última década do século XIX e a primeira do séc. XX, manifesta-se simultaneamente nas grandes metrópoles como Londres, Glasgow, Paris, Bruxelas, Munich, Viena, Barcelona, tendo como artistas mais destacados Gallé, Guimard, Gaudi, Horta, van de Velde, Obrist, Endell, Olbrich, Hofmann, Klint, Mackintosh. Como assinala sua nomenclatura, o Art Nouveau aspira uma nova forma para as artes, em face das visíveis transformações por que passam as metrópoles industriais modernas. As características marcantes do estilo são:  preferência pelas artes aplicadas e decorativas; uso de materiais industriais como ferro e vidro combinados com técnicas artesanais como cerâmica, esmaltes, joalharia, porcelanas, carpintaria, bronze; gosto pelas formas curvas alongadas e assimétricas, e pela ornamentação bidimensional de inspiração floral.
  
 - Com relação ao art. 23 da Constituição Federal,  que compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, em comum:
 conservar o patrimônio público;
 proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural;
 proteger os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;
 impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural;

 - Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem os itens abaixo, as formas de expressão, os modos de criar, fazer e viver, as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

 - Com relação ao patrimônio cultural brasileiro,  a Constituição Federal declarou tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos;

- Toda intervenção destinada a manter a integridade de um objeto pertencente ao Patrimônio Cultural é definida como  restauração;   

- O método de análise utilizado para se evidenciar, em uma tela, repinturas ou desenhos subjacentes é   irradiação de infravermelho;  

- A datação de uma peça de madeira pode ser feita através de  carbono 14.  

 - Em um processo de intervenção restaurativa de um objeto preservado procede-se, em primeiro lugar, à analise e pesquisa  histórica.  

              Referências:  http://www.suapesquisa.com/temas/historia_da_arte.htm


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