segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

 

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos. Para reconhecer a validade das sequências didáticas, é necessário verificar se as atividades propostas se ajustam às orientações pedagógicas relacionadas a essa estratégia didática.

As sequências didáticas abordam conteúdos significativos e relacionados aos interesses dos alunos e  representam desafios que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal, provocando uma atitude favorável à aprendizagem e a um obstáculo a ser vencido.

Sendo um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos.  Se o objetivo é que o aluno aprenda a produzir e a interpretar textos, não é possível tomar como unidade básica de ensino nem a letra, nem a sílaba, nem a palavra, nem a  frase que, descontextualizadas, pouco têm a ver com a competência discursiva, que é questão central.  Dentro desse marco, a unidade básica de ensino só pode ser o texto, mas isso não significa que não se enfoquem palavras ou frases nas situações didáticas específicas que o exijam.

Podemos observar que não se formam bons leitores oferecendo materiais de leitura empobrecidos, justamente no momento em que as crianças são iniciadas no mundo da escrita.  Pois para o desenvolvimento da competência discursiva, o ensino da produção de textos deve iniciar-se durante o processo de alfabetização, não importando o método adotado e a ênfase que se está dando ao conhecimento sobre as características discursivas da linguagem não significa que a aquisição da escrita alfabética deixa de ser importante. 

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