A escola é um local com regras, funções e leis que atua com os mais diversos públicos. Segundo Freitag (1974) a escola atua como uma instituição fundamental para a constituição do indivíduo, tal como para a evolução da sociedade e da própria humanidade. Dessa forma, a escola como instituição social possui objetivos e metas, empregando e reelaborando os conhecimentos socialmente produzidos. Dentre as funções sociais da escola, a escola é um ambiente capaz de ampliar a perspectiva de vida, os espaços de convivência familiar, entre amigos e vizinhos, tal como a capacidade de reflexão crítica sobre as próprias atitudes e às dos próximos. No ambiente escolar, mais do que o aprendizado de mecânica, eletricidade, física, matemática, disciplinas importantes para o mercado de trabalho, também é importante aprender a lidar com o próximo, portanto, a convivência social em comunidade e a escola é um espaço de desenvolvimento e aprendizagem pessoal, envolvendo várias relações entre os diferentes segmentos presentes na escola, sendo muito significativos os aspectos culturais, afetivos, sociais e históricos. A escola atualmente é mais que um espaço de transmissão dos saberes curriculares e sim é um espaço formador da cidadania, uma vez que o período de escolarização também é um momento de formação do sujeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário