segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

HOWARD GARDNER

  

Howard Gardner nasceu em Scranton, no estado norteamericano da Pensilvânia, em 1943, numa família de judeus alemães refugiados do nazismo. Ingressou na Universidade Harvard em 1961 para estudar história e direito, mas acabou se aproximando do psicanalista Erik Erikson (1902-1994) e redirecionou a carreira acadêmica para os campos combinados de psicologia e educação. Na pós-graduação, pesquisou o desenvolvimento dos sistemas simbólicos pela inteligência humana sob orientação do célebre educador Jerome Bruner. Nessa época, Gardner integrou-se ao Harvard Project Zero, destinado inicialmente às pesquisas sobre educação artística. Em 1971, tornou-se co-diretor do projeto, cargo que mantém até hoje. Foi lá que desenvolveu as pesquisas sobre as inteligências múltiplas. Elas vieram a público em seu sétimo livro, Frames of Mind, de 1983, que o projetou da noite para o dia nos Estados Unidos. O assunto foi aprofundado em outro campeão de vendas, Inteligências Múltiplas: Teoria na Prática, publicado em 1993. Nos escritos sobre educação que se seguiram, enfatizou a importância de trabalhar a formação ética simultaneamente ao desenvolvimento das inteligências. Hoje leciona neurologia na escola de medicina da Universidade de Boston e é professor de cognição e pedagogia e de psicologia em Harvard. Nos últimos anos, vem pesquisando e escrevendo sobre criadores e líderes exemplares, tema de livros como Mentes Extraordinárias. Em 2005, foi eleito um dos 100 intelectuais mais influentes do mundo pelas revistas Foreign Policy e Prospect.

Howard Gardner defendeu que os currículos deveriam ser planejados em função da necessidade de educar relacionada a oito “formas de inteligência”, a linguística, cinestésica, intuitiva/espiritual, intrapessoal, interpessoal, musical, espacial e lógico-matemática.

Howard Gardner   afirma que possuímos  diferentes inteligências, que têm autonomia e são interdependentes.

O Dr. Howard Gardner tem conduzido por muitos anos uma pesquisa sobre o desenvolvimento das capacidades cognitivas humanas. Gardner estabeleceu critérios segundo os quais é possível medir se um talento é realmente uma inteligência. Ele rompeu com a tradição comum da teoria da inteligência, que se apoia em duas suposições fundamentais. Uma delas é que os indivíduos podem ser adequadamente descritos como possuidores de uma inteligência quantificável e a outra é que a cognição humana é unitária.

Dentre as oito inteligências descritas por Gardner, uma delas apresenta a seguinte definição: “Instiga a  capacidade para pensar de maneiras tridimensionais. Permite que a pessoa perceba as imagens externas e internas, recrie, transforme ou modifique as imagens, movimente a si mesma e aos objetos, produza ou decodifique informações gráficas”, denominada espacial.

A Teoria das Inteligências Múltiplas abre as portas para uma ampla variedade de estratégias de ensino que podem ser facilmente implementadas em sala de aula e oferece aos professores uma oportunidade de desenvolver estratégias de ensino inovadoras, relativamente novas no cenário educacional devido às diferenças individuais, os professores devem usar uma ampla variedade de estratégias e faz sua valiosa contribuição à educação ao sugerir que os professores expandam seu repertório de técnicas que funciona como um remédio para a unilateralidade no ensino, no momento em que o professor mudar a inteligência enfatizada em sua aula, um e outro aluno serão alcançados.



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