Howard Gardner nasceu em Scranton, no estado norteamericano da Pensilvânia, em 1943, numa família de judeus alemães refugiados do nazismo. Ingressou na Universidade Harvard em 1961 para estudar história e direito, mas acabou se aproximando do psicanalista Erik Erikson (1902-1994) e redirecionou a carreira acadêmica para os campos combinados de psicologia e educação. Na pós-graduação, pesquisou o desenvolvimento dos sistemas simbólicos pela inteligência humana sob orientação do célebre educador Jerome Bruner. Nessa época, Gardner integrou-se ao Harvard Project Zero, destinado inicialmente às pesquisas sobre educação artística. Em 1971, tornou-se co-diretor do projeto, cargo que mantém até hoje. Foi lá que desenvolveu as pesquisas sobre as inteligências múltiplas. Elas vieram a público em seu sétimo livro, Frames of Mind, de 1983, que o projetou da noite para o dia nos Estados Unidos. O assunto foi aprofundado em outro campeão de vendas, Inteligências Múltiplas: Teoria na Prática, publicado em 1993. Nos escritos sobre educação que se seguiram, enfatizou a importância de trabalhar a formação ética simultaneamente ao desenvolvimento das inteligências. Hoje leciona neurologia na escola de medicina da Universidade de Boston e é professor de cognição e pedagogia e de psicologia em Harvard. Nos últimos anos, vem pesquisando e escrevendo sobre criadores e líderes exemplares, tema de livros como Mentes Extraordinárias. Em 2005, foi eleito um dos 100 intelectuais mais influentes do mundo pelas revistas Foreign Policy e Prospect.
Howard Gardner defendeu que os currículos deveriam ser planejados em função da necessidade de educar relacionada a oito “formas de inteligência”, a linguística, cinestésica, intuitiva/espiritual, intrapessoal, interpessoal, musical, espacial e lógico-matemática.
Howard Gardner afirma que possuímos diferentes inteligências, que têm autonomia e são interdependentes.
O Dr. Howard Gardner tem conduzido por muitos anos uma pesquisa sobre o desenvolvimento das capacidades cognitivas humanas. Gardner estabeleceu critérios segundo os quais é possível medir se um talento é realmente uma inteligência. Ele rompeu com a tradição comum da teoria da inteligência, que se apoia em duas suposições fundamentais. Uma delas é que os indivíduos podem ser adequadamente descritos como possuidores de uma inteligência quantificável e a outra é que a cognição humana é unitária.
Dentre as oito inteligências descritas por Gardner, uma delas apresenta a seguinte definição: “Instiga a capacidade para pensar de maneiras tridimensionais. Permite que a pessoa perceba as imagens externas e internas, recrie, transforme ou modifique as imagens, movimente a si mesma e aos objetos, produza ou decodifique informações gráficas”, denominada espacial.
A Teoria das Inteligências Múltiplas abre as portas para uma ampla variedade de estratégias de ensino que podem ser facilmente implementadas em sala de aula e oferece aos professores uma oportunidade de desenvolver estratégias de ensino inovadoras, relativamente novas no cenário educacional devido às diferenças individuais, os professores devem usar uma ampla variedade de estratégias e faz sua valiosa contribuição à educação ao sugerir que os professores expandam seu repertório de técnicas que funciona como um remédio para a unilateralidade no ensino, no momento em que o professor mudar a inteligência enfatizada em sua aula, um e outro aluno serão alcançados.
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