Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância).
O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos.
No contexto de avanço tecnológico promovido na sociedade, a escola deverá desenvolver um processo de sintonia, para colaborar com a difusão e uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse aspecto, o professor poderá utilizar as TICs como elemento mediador de sua prática educativa, empregando, pedagogicamente, esses recursos, a partir de uma perspectiva significativa e transformadora da aprendizagem escolar.
A utilização das tecnologias pelo professor, na sua prática pedagógica em sala de aula, deverá vir acompanhada por uma metodologia adequada às necessidades dos educandos.
A escola, por ser considerada um ambiente que propicie a discussão, reflexão e construção do conhecimento, não poderá se eximir de se apropriar das TICs como um recurso que favoreça o processo de ensino e de aprendizagem.
Novas formas de integração das TICs são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem - comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais.
As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.
Na atual configuração das TICs na sociedade, um novo momento apresenta-se à realidade da escola, cujo conhecimento não circula apenas nesse espaço. As informações encontram-se disponíveis em múltiplas mídias, sobretudo na internet e em ambientes virtuais diversificados. Nessa conjuntura, o professor, agente de inovações e produtor de sentidos, tem o papel de mediar a reflexão acerca das informações que chegam a partir das mais variadas fontes, possibilitando aos estudantes desenvolver a compreensão, utilização, aplicação e avaliação crítica dessas informações.
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