Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem conter uma base nacional comum e uma parte diversificada.
Os PCN garantem a unidade e o respeito à diversidade. Segundo os PCN’s os conteúdos conceituais referem-se a conteúdos significativos abordados para formarem uma rede de significados.
A educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial para a aprendizagem. A escola, ao considerar a diversidade deverá perceber que as diferenças não são obstáculos para o cumprimento da ação educativa.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) analisam a necessidade de um ré equacionamento do papel da educação no mundo contemporâneo, em função das novas relações entre conhecimento e trabalho decorrentes do intenso desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente do advento da informática. Nesse contexto, os PCN apresentam algumas orientações que devem ser consideradas na concepção e construção dos projetos educacionais.
Favorecer a formação dos estudantes em termos de sua capacitação para a aquisição e o desenvolvimento de novas competências. Desenvolver nos alunos a capacidade de iniciativa e inovação e, mais do que nunca, a possibilidade de “aprender a aprender”.
Explorar a aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verifi cação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento. Desenvolver o sentimento de segurança dos alunos em relação às suas próprias capacidades, favorecendo a interação de modo orgânico e integrado em trabalhos de equipe.
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