Diante do novo cenário da educação, conceber a amplitude do caráter múltiplo e complexo do processo de avaliação para as aprendizagens inseridas no processo pedagógico requer uma mudança de concepção do ato de avaliar como prática revestida de um caráter formativo e ético. Nessa categorização, a avaliação formativa, intrinsecamente interligada a ação docente assume a função dialógica e significativa como fator fortemente favorecedor da melhoria das aprendizagens.
Uma das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem.
Na avaliação formativa, os fatores endógenos à situação educacional são levados em conta para proceder à avaliação. Os resultados da avaliação formativa servem para apoiar, compreender, reforçar, facilitar, harmonizar as competências e aprendizagens dos alunos.
Disponível em: http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/paginaexemplo/tipos-de-avaliacao/avaliacao-formativa. (adaptado). Considerando os pressupostos da avaliação formativa,
A avaliação da aprendizagem se configura no contexto atual como uma demanda para os educadores brasileiros; formas diferenciadas de organização escolar (séries/ciclos), notas, conceitos, uso de instrumentos mais formais como provas e testes confrontam-se com propostas que envolvem o diagnóstico, os processos de avaliação formativa e o uso de relatórios. Estes são alguns dos aspectos que fomentam um intenso e controvertido debate sobre o tema. Enfrentar tais desafios exige então, que o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolva-se constantemente em práticas de planejamento das situações didáticas, reflita sobre a identidade dos educandos, considerando suas características, histórias de vida e fases de desenvolvimento, modos de interação e os saberes que trazem da vida fora da escola e defina com clareza os objetivos do trabalho pedagógico e as finalidades relevantes a considerar na avaliação. Crie condições variadas de aprendizagem, tomando a avaliação como parte de um processo contínuo, lembrando-se da diversidade humana presente na sala de aula e avalie sua própria ação docente e educativa em relação ao trabalho que realiza/realizou, tendo clareza de que ensino e pesquisa são conceitos indissociáveis.
“O sistema escolar impõe que a avaliação, em seu sentido burocrático, resulte em um veredicto apresentado sob a forma de nota ou conceito. O sistema escolar autoriza também que o responsável pela determinação desse valor crítico seja o professor. O professor, por sua vez, normalmente realiza essa atividade de forma isolada, considerando-a cansativa, aborrecida. Mas os seus veredictos sobre cada um dos alunos são, quase sempre, inquestionados.” (KENKI, V.M. Avaliação da aprendizagem. São Paulo: Papirus, 2001, p.142)
Hoffmann (1991, p. 86), ao publicar o trabalho “Avaliação na pré-escola?”, exemplifica dois pressupostos básicos de uma proposta de avaliação para a pré-escola, tais como: observação atenta e curiosa sobre as manifestações de cada criança; reflexão sobre o significado dessas manifestações em termos de seu desenvolvimento”. Esses dois pressupostos contradizem a concepção tradicional.
A avaliação sistêmica tem como uma modalidade de avaliação em larga escala, desenvolvida no âmbito de sistemas de ensino com vistas a, especialmente, subsidiar políticas públicas na área educacional é um mecanismo privilegiado, capaz de fornecer informações sobre processos e resultados dos sistemas de ensino às instâncias encarregadas de formular e tomar decisões políticas na área da educação.
Ao avaliar o rendimento do aluno, o professor deve utilizar instrumentos e técnicas diversas, pois, quanto maior for a amostragem, mais perfeita é a avaliação.
O resultado de provas e testes deve, sempre, ser comentado com os alunos, indicando-lhes os acertos e erros para que a avaliação contribua para o aperfeiçoamento da aprendizagem.
A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, e o modo de avaliar está atrelado à concepção de ensino dos atores que estão envolvidos nesse processo. Na visão tradicional, a avaliação de aprendizagem é encarada como um processo em que o aluno deve devolver ao professor o que dele recebeu, exatamente como recebeu.
Disponível em: http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/paginaexemplo/tipos-de-avaliacao/avaliacao-formativa. (adaptado)
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