domingo, 16 de janeiro de 2022

Tendência pedagógica Escola Nova.


 Na década de 1930, o Manifesto dos Pioneiros defendia melhorias na educação e a ideia de uma escola singular e comum a toda população brasileira. O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil, sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. Essa tendência é implementada no Brasil no século XX, a partir da década de 20, mas encontramos seus princípios claramente expostos no Manifesto dos Pioneiros da Educação, publicado em 1932.  

  O professor deveria adaptar o currículo, para se tornar um facilitador da aprendizagem, prezando pelo desenvolvimento psicológico do educando. 

  Os conteúdos começam a ter um significado, na medida em que começaram a serem trabalhadas de diversas formas, com trabalhos em grupos, jogos, experiências, entre outros, tornando o aluno, como sujeito ativo e participativo no processo ensino-aprendizagem.

Os alunos seguem padrões de resoluções, obedecendo fielmente às regras determinadas pelo passo a passo. O aluno deve se relacionar com a tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário