O ato de planejar está presente em todos os momentos da vida humana. A todo o momento as pessoas são obrigadas a planejar, a tomar decisões que, em alguns momentos, são definidas a partir de improvisações; em outros, são decididas partindo de ações previamente organizadas. No âmbito pedagógico, não é diferente, existindo diferentes formas de planejamento.
O Planejamento Educacional, também denominado Planejamento do Sistema de Educação, é o planejamento de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal, além de incorporar e refletir sobre as grandes políticas educacionais. O Planejamento Escolar é a atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. O Planejamento Curricular é o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É uma previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. O Planejamento de Ensino é o processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interação entre professor e alunos e entre os próprios alunos.
O momento de planejamento dos professores é garantido por lei e são dispostos no calendário escolar. O planejamento é um processo de sistematização e organização das ações do professor. O planejamento é um instrumento da racionalização do trabalho pedagógico que articula a atividade escolar com os conteúdos do contexto social. O planejamento é uma tomada de decisão sistematizada, racionalmente organizada sobre a educação, o educando, o ensino, o educador, as matérias, as disciplinas, os conteúdos, os métodos e técnicas de ensino, a organização administrativa da escola e sobre a comunidade escolar.
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