sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Café

 Um dos principais produtos agrícolas brasileiro, o café, faz parte não só da economia, mas também da cultura e da história do Brasil. Acerca deste produto, em 2006, o Brasil consolidou seu posto de maior produtor e exportador mundial de café, produto este, que mais uma vez contribuiu para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio. 

O produto, que já representou 70% das vendas externas do Brasil na década de 1920, hoje responde por 2,5% do total da pauta de exportação brasileira. 

Com o objetivo de promover pouco a pouco a substituição do braço escravo na lavoura de café, recorreu-se, nos meados do século XIX, à colonização estrangeira, sob sistema de parceria. Pretendia-se, dessa maneira, conciliar fórmulas usadas nos núcleos coloniais de povoamento com as necessidades do latifúndio cafeeiro. Contava-se com a experiência dos núcleos coloniais de povoamento cuja criação desde a vinda da Corte de D. João VI para o Brasil tinha sido estimulada. 

A partir de então, havia se rompido definitivamente com as tradicionais restrições à fixação de estrangeiros na colônia. Estimulava-se a vinda de imigrantes. Outros motivos pertinentes para se estimular a migração foram a questão demográfica, reconhecendo-se a necessidade de povoamento do país, e o branqueamento da população que, à época, era composta majoritariamente por negros e indígenas.

(Emília Viotti da Costa. Da monarquia à república: momentos decisivos. 6. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário