sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Atividades Lúdicas

 

Sobre o uso de atividades lúdicas como práticas pedagógicas no ensino fundamental, a desconfiança estabelecida em torno de atividades pedagógicas lúdicas semeou o ceticismo a respeito das contribuições desta prática, fato que contribuiu para a manutenção de formas tradicionais de atuação na sala de aula.  

A ludicidade é fundamental e parte constitutiva do processo de ensino-aprendizagem das crianças, pois elas possuem imaginação criadora, e esta surge em forma de jogo, instrumento primeiro de enfretamento da realidade. 

 O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. 

 Com a ludicidade, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor. 

A interação do indivíduo com os outros e com o seu meio, feita por intermédio de regras que representam o limite que regula as relações presentes entre as pessoas, na mais tenra idade, se dá através da brincadeira o que lhe proporciona o conhecimento da própria realidade, com o desenvolvimento cognitivo, motor e intelectual e social.   

 A partir do momento em que a criança tem contato com brinquedos e brincadeiras ela passa a assumir papéis diferentes, vivencia responsabilidades diferentes, podendo assim construir normas para suas brincadeiras e, assim descobrir, interagir e ampliar seus conhecimentos. 

 Os jogos e as brincadeiras têm uma importância fundamental na construção do equilíbrio emocional do indivíduo, pois os mesmos favorecem a ele o processo de separação e integração de eu com o outro, principalmente num ambiente que lhe dê condições não só de interagir, mas também de adquirir conhecimentos do mundo ao seu redor. 

 Ao longo da Idade Média, os jogos e as brincadeiras foram banidos das escolas e somente no século seguinte adentra de forma definitiva no campo da educação devido a pedagogia Fröebeliana, que defendia o brinquedo e a brincadeira como cerne do trabalho pedagógico. 

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