A pedagogia ocupa-se das tarefas da formação humana em contextos espaciais e temporais. Na análise das teorias críticas, as
perspectivas dominantes, ao se concentrarem em critérios de eficiência e racionalidade burocrática,deixam de levar em consideração o caráter histórico, ético e político das ações humanas e sociais.
A reflexão sobre os pressupostos filosóficos, políticos e sociais da educação deveria ser a contribuição principal para possibilitar
ao indivíduo tomar consciência dos problemas de nossa época e, assim, assumir um compromisso diante dos mesmos.
O meio socioeconômico e cultural contribui fundamentalmente para o fracasso escolar e para o desenvolvimento global do
ser humano.
A prática educativa deve ter como ponto de partida as expectativas, as experiências e conhecimentos trazidos pelos sujeitos em seu processo de
aprendizagem.
A lógica utilizada por um estudante para processar determinado conhecimento, nem sempre é igual ao de outro, assim
como, possivelmente, eles obtiveram acesso a um tanto de conhecimentos diferentes entre eles.
Segundo Vygotsky, para compreender adequadamente o desenvolvimento humano devemos considerar não apenas o nível de desenvolvimento real,mas também seu nível de desenvolvimento potencial.
Assim,a definição de objetivos deve ocorrer para uma determinada realidade escolar, respeitada a sua história, os valores sociais e culturais da comunidade onde está
inserida, assim como as possibilidades e limites de cada cenário educativo.
A Problematização busca estabelecer a contradição, o desequilíbrio, o conflito cognitivo, gerar a reflexão. Pesquisa a origem dos conceitos para
localizar o problema então colocado (...) O questionamento que o aluno faz é justamente aquele capaz de provocar o interesse
para o avanço do conhecimento...
Observando que na prática educativa,o ensino pela pesquisa permite o desenvolvimento de uma metodologia que leva o estudante à aprendizagem reflexiva e à vinculação constante entre
teoria e prática. Onde o aluno nessas pesquisas,aprende as ações investigativas e se envolve fundamentalmente,produzindo e fazendo a circulação de informação,elucidação e tomada de decisões.
O plano de aula deve prever sempre a existência de pensamentos divergentes dos ensinados pelo educador.
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