domingo, 5 de novembro de 2017
João Amós Comenius (1592-1670)
João Amós Comenius foi o principal pensador da educação no século xvii e propôs a aplicação do método científico ao estudo da língua. Suas principais ideias educacionais estão contempladas em um livro intitulado Didactica Magna.
Onde ele deixou claro que o ensino deveria estar voltado para a ação e realizar-se na própria ação. A aprendizagem tornar-se-ia eficaz e atraente,a partir de cuidadosa sistematização de tarefas. Dessa maneira seu método dedutivo propôs o ensino direto,prático e sistemático,começando do mais simples para o mais complexo.
Comenius era devotado seguidor de Jan Huss e,predecessor do filósofo Jean Jacques Rousseau,foi o criador da Pedagogia Moderna.
Como educador tinha como principal meta trazer o ser para perto do Criador,transformando os indivíduos em cristãos exemplares,dotados do poder de exercitar suas virtudes potenciais.
A doutrina pedagógica de Comenius convida a mente racional a adotar diante do Cosmos uma postura inquiridora e inclusiva de todas as esferas do conhecimento.
Sua obra,fruto de intensos diálogos com filósofos como Bacon e Descartes,visa contribuir para que o homem,desde a infância,passando pela juventude,complete sua evolução rumo à perfeição espiritual e intelectual.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito interessante!
ResponderExcluir