domingo, 19 de novembro de 2017

MANIFESTO DOS PIONEIROS DE 1932


Infelizmente a educação no Brasil sempre passou por diversos fatos que marcaram sua história,história essa que não é difícil de ser estudada e compreendida ao contrário,seus acontecimentos se deram de forma marcante e fáceis de serem observados.

Para os pioneiros da Educação Nova, a República só seria efetivada à medida que a educação fosse assumida como questão nacional imprescindível para o progresso material e espiritual da Nação e tratada como um direito de todos e com bases científicas.

 O Manifesto dos Pioneiros de 1932 é um documento que  organiza as bases de uma política nacional de educação, traçando um plano de reconstrução educacional para o país que abarca tanto a educação primária quanto o ensino secundário e universitário, propondo uma estrutura orgânica que torne a escola única e de acesso a todos os cidadãos em todos os seus graus. Ao princípio da “escola para todos” associam-se os princípios da laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e da coeducação dos sexos.

O objetivo do Manifesto foi traçar diretrizes de uma nova política nacional de educação e ensino em todos os níveis,aspectos e modalidades.
Representa uma síntese e uma tentativa de avanço sobre propostas novas de educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário