quinta-feira, 21 de junho de 2018

Sequências Didáticas


 Sequências Didáticas são conjuntos de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos.

Se o objetivo é que o aluno aprenda a produzir e a interpretar textos,não é possível tomar como unidade básica de ensino nem a letra, nem a sílaba, nem a palavra, nem a frase que, descontextualizadas, pouco têm a ver com a competência discursiva, que é questão central.  Dentro desse marco, a unidade básica de ensino só pode ser o texto, mas isso não significa que não se enfoquem palavras ou frases nas situações didáticas especificas que o exijam.

Podemos observar que não se formam bons leitores oferecendo materiais de leitura empobrecidos, justamente no momento em que as crianças são iniciadas no mundo da escrita.

Pois para o desenvolvimento da competência discursiva, o ensino da produção de textos deve iniciar-se durante o processo de alfabetização, não importando o método adotado e a ênfase que se está dando ao conhecimento sobre as características discursivas da linguagem não significa que a aquisição da escrita alfabética deixa de ser importante.

Segundo Ana Teberosky, no livro Compreensão da leitura: a língua como procedimento, apresenta um texto de Isabel Solé o qual afirma que "a leitura na escola precisa ser urgentemente repensada, pelo menos, em uma tripla dimensão".  Pois como instrumento para a aprendizagem - é necessário ensinar a ler para aprender.

Como objeto de conhecimento - aprender a ler significa aprender a compreender o que se lê e provocar a capacidade de desfrutar mediante a leitura.

Diversas mudanças paradigmáticas vêm ocorrendo em muitas práticas, especialmente nas escolas que precisam com urgência atender às mudanças nas linguagens e na metodologia de ensino. Atualmente, todas as formas de relações vêm sofrendo alterações, em razão das mudanças ocorridas na sociedade e no mundo, principalmente a partir do início deste novo século. São várias as modificações relacionadas à comunicação, à interatividade, à tecnologia e à informação. A partir dessas transformações, muitas mudanças são exigidas, e elas surgem em todo o processo educacional.
O processo de globalização exige que os professores reflitam a respeito de todos os processos da sociedade, sejam eles educacionais, econômicos, financeiros, políticos ou sociais.
A tecnologia aparece como fator fundamental e ela demanda do docente conhecer os diferentes meios de comunicação social, bem como disposição a se aperfeiçoar diante das novas mídias educativas.

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