Segundo Libâneo, as instituições escolares vêm sendo pressionadas a repensar seu papel diante das transformações que caracterizam o acelerado processo de integração e reestruturação capitalista mundial. Essas transformações, que ocorrem em escala mundial, decorrem da conjugação de um conjunto de acontecimentos e processos que acabam por caracterizar novas realidades sociais, políticas, econômicas, culturais e geográficas.
Globalização da sociedade, internacionalização do capital e dos mercados, reestruturação do sistema de produção e do desenvolvimento econômico.
Mudanças nos processos de produção, na
organização do trabalho, nas formas de
organização dos trabalhadores e nas
qualificações profissionais.
Difusão maciça da informação, produção de
novas tecnologias da comunicação e da
informação, afetando a produção,
circulação e consumo da cultura.
Agravamento da exclusão social, aumento
da distância social e econômica entre
incluídos e excluídos dos novos processos
de produção e das novas formas de
conhecimento.
Segundo Libâneo, no campo da ética, o mundo contemporâneo convive com uma crise de valores, predominando um relativismo moral baseado no interesse pessoal, na vantagem, na eficácia, sem referência a valores humanos como a dignidade, a solidariedade, a justiça, a democracia, o respeito a vida. Nesse sentido, é preciso a colaboração da escola para a revitalização da formação ética, atingindo tanto as ações cotidianas quanto as formas de relações entre povos, etnias, grupos sociais, no sentido do reconhecimento das diferenças e das identidades culturais.
A escola necessária, para fazer parte dos novos tempos, é aquela que deverá prover formação cultural e científica, que possibilite o contato dos alunos com a cultura provida pela ciência, pela técnica, pela linguagem, pela estética e pela ética.
Segundo Libâneo (2002),a função diagnóstico dentre as funções exercidas pela avaliação escolar, destaca-se e pode ser considerada como “mais importante porque é a que possibilita a avaliação do cumprimento da função pedagógico-didática e a que dá sentido pedagógico à função de controle”.
A avaliação escolar cumpre pelo menos três funções: pedagógico-didático, de diagnóstico e de controle. A função de diagnóstico permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos. Na prática escolar cotidiana, a função de diagnóstico é mais importante porque é a que possibilita a avaliação do cumprimento da função pedagógico-didática e a que dá sentido pedagógico à função de controle. A avaliação diagnóstica ocorre no início, durante e no final do desenvolvimento das aulas ou unidades didáticas.
Segundo Libâneo, no campo da ética, o mundo contemporâneo convive com uma crise de valores, predominando um relativismo moral baseado no interesse pessoal, na vantagem, na eficácia, sem referência a valores humanos como a dignidade, a solidariedade, a justiça, a democracia, o respeito a vida. Nesse sentido, é preciso a colaboração da escola para a revitalização da formação ética, atingindo tanto as ações cotidianas quanto as formas de relações entre povos, etnias, grupos sociais, no sentido do reconhecimento das diferenças e das identidades culturais.
A escola necessária, para fazer parte dos novos tempos, é aquela que deverá prover formação cultural e científica, que possibilite o contato dos alunos com a cultura provida pela ciência, pela técnica, pela linguagem, pela estética e pela ética.
Segundo Libâneo (2002),a função diagnóstico dentre as funções exercidas pela avaliação escolar, destaca-se e pode ser considerada como “mais importante porque é a que possibilita a avaliação do cumprimento da função pedagógico-didática e a que dá sentido pedagógico à função de controle”.
A avaliação escolar cumpre pelo menos três funções: pedagógico-didático, de diagnóstico e de controle. A função de diagnóstico permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos. Na prática escolar cotidiana, a função de diagnóstico é mais importante porque é a que possibilita a avaliação do cumprimento da função pedagógico-didática e a que dá sentido pedagógico à função de controle. A avaliação diagnóstica ocorre no início, durante e no final do desenvolvimento das aulas ou unidades didáticas.
Nas características da aprendizagem escolar, Libâneo afirma que há influência de fatores afetivos e sociais, os alunos não aprendem tudo numa só aula, pois a aprendizagem é um processo gradativo e a aprendizagem escolar tem um vínculo direto com o meio social.
A aula é toda situação didática na qual se
põem objetivos, conhecimentos, problemas, desafios com
fins instrutivos e formativos, que incitam as crianças e
jovens a aprender. Cada aula é única, pois ela possui seus
próprios objetivos e métodos que devem ir de acordo com
a necessidade observada no educando. Considerando um
dos seus componentes didáticos, os objetivos, que podem
ser específicos ou gerais.
Libâneo et al (2003), ao discutirem as concepções de organização e de gestão escolar, afirmam que estas assumem
diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha
das finalidades sociais e políticas da educação em relação à
formação dos alunos. E, nesse contexto, situam duas
concepções: a técnico-científica e a sócio crítica. A nosso ver,
as alternativas devem ser colocadas no nível das grandes
tendências epistemológicas, ou seja, dos paradigmas que
fundamentam não somente as políticas educacionais, as
concepções de educação e as práticas de gestão, mas
também a articulação desses níveis entre si.
Reflete uma educação voltada exclusivamente para o
mercado de trabalho, com influências claras do modelo
de produção Taylor-fordista e da psicologia Behaviorista. A administração é regulada por um conjunto de normas,
regras, procedimentos burocráticos de controle das
atividades, descuidando-se das pessoas e dos objetivos
institucionais, mas enfatizando o cumprimento de tarefas.
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