sábado, 14 de julho de 2018

O saber docente segundo Maurice Tardif


 Para Tardif,o saber docente é um saber plural,oriundo da formação profissional (o conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores); de saberes disciplinares (saberes que correspondem aos diversos campos do conhecimento e emergem da tradição cultural); curriculares (programas escolares) e experienciais (do trabalho cotidiano).


Os saberes de experiência garantem sucesso no desenvolvimento das atividades pedagógicas.
O que exige do professor capacidade de dominar,integrar e mobilizar tais saberes enquanto condição para sua prática.  O conhecimento profissional docente emerge de suas vidas cotidianas,discursos e atos,sendo marcados pelo saber social que compõem os diversos saberes refletidos na maneira como os professores ensinam.

Saber e trabalho apontam a íntima relação dos professores com o seu trabalho na sala de aula,evidenciando que as relações dos professores com os saberes nunca são relações estritamente cognitivas,mas mediadas pelo trabalho que lhes oferece princípios para enfrentar e solucionar situações cotidianas.

Um fato a ser ressaltado é que estes saberes não agem de forma equilibrada na ação docente.  Dependendo a aplicabilidade em sala de aula,um professor,subjetivamente,pode optar por dar mais importância à saberes mais eficazes.

A docência é compreendida como uma atividade em que o trabalhador se dedica ao seu "objeto" de trabalho,que é justamente um outro ser humano,no modo fundamental da interação humana.

Todos os profissionais devem necessariamente ser instruídos antes de ser o que são e para poderem fazer o que fazem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário